Vamos por exemplo viajar para longe com a família, gozar umas férias ou passar o fim-de-semana na aldeia. Se eu poderia ir a pedalar? Claro que sim, já aconteceu, a bicicleta foi criada para ser utilizada e não para ser transportada. Mas nem sempre é possível, e frequentemente tenho que levar uma, duas, às vezes três bicicletas! Como vou então transportá-las?
Existem pelo menos duas opções mais comuns para o transporte de bicicletas no carro. Mediante o tamanho do veículo e do número de bicicletas a transportar podemos optar pela que melhor serve as nossas necessidades e fazer da bicicleta a nossa companheira de viagem! Cada qual fará sua escolha, mediante o tipo de bicicleta, o tipo de carro, preferencia por um ou outro método. Como primeira opção, o transporte da bicicleta dentro do carro será o mais simples, isto se tiver espaço para tal. A segunda é carregar a bicicleta do lado de fora do veículo, com o recurso a suportes.
No mercado existem vários modelos de suportes para bicicletas, diferentes para diferentes tipos de carros e ambos têm prós e contras:
Suporte de bicicletas na traseira do carro. Exceptuando os que equipam algumas autocaravanas, o condutor terá de colocar e retirar o suporte consoante a necessidade de transportar bicicletas. Estes suportes devem obedecer à regra de não exceder a largura do veículo, permitir a visualização das luzes e matrícula do veículo. Para os carros que possuem engate de reboque existem modelos que aproveitam e utilizam esse acessório para encaixar o suporte. Para além de poder imposibilitar o acesso à mala da viatura, a maior desvantagem é a de obrigar a um forte investimento.
Suporte de bicicletas no tejadilho do carro. É a forma mais usual de transportar bicicletas. Para além de não prejudicar a visibilidade do condutor, tem a vantagem de se poder aceder à mala do carro em qualquer altura. Aspecto negativo será talvez o de exigir algum esforço em içar a bicicleta para o tejadilho da viatura. É aconselhável que as bicicletas viajem bem ajustadas aos suportes.
Na foto deste link mostro o sistema que dou preferência. As biclas vão no tejadilho presas ao suporte pela forqueta por um aperto rápido. Vantagens: as bicicletas viajam mais seguras, numa posição aerodinâmica e menos sujeitas a oscilações provocadas pela estrada e pelo vento. A única desvantagem que reconheço é ter de levar as rodas dianteiras na mala do carro, mas entretanto troquei de carro e optei por uns
porta-bicicletas da portuguesa HAST - passe a publicidade (
https://www.hast.pt/) - o que permite levar tudo lá em cima.
Agora ATENÇÂO: caso escolhas um qualquer porta-biclas de tejadilho, nunca mas nunca te esqueças que elas estão em cima da tua cabeça…