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Barras Tejadilho

antunesfilipee

Well-Known Member
E isso é permitido cá em Portugal?
Em 2003, quando voltei da Suíça, o meu pai trouxe uma coisa desse género e disseram-lhe que era proíbido por cá.
Não era de meter no engate do reboque como essa mas fiquei com a ideia que era proibido por se engadato na parte de trás do veículo.

No meu caso era isto:
2e1ed2f8a62793c1008c4d03473b381d.jpg
 

Carvalhon

Well-Known Member
Pois, é bom, mas tem de se ter uma utilização que justifique. Do que me recordo, na marca ficava em cerca de 1500€. Por fora, entre 400 e 700, dependendo do tipo de engate (dependendo das ferramentas necessárias para tirar a bola).
E a largura das bikes penso não ser tema, nem a questão das inspecções. Pelo menos não me recordo de ler nada, nem me terem referido isso. apenas o seguro do carro, é que tem de levar um addon, para contemplar o reboque.
 

Velhadas

Well-Known Member
E isso é permitido cá em Portugal?
Em 2003, quando voltei da Suíça, o meu pai trouxe uma coisa desse género e disseram-lhe que era proíbido por cá.
Não era de meter no engate do reboque como essa mas fiquei com a ideia que era proibido por se engadato na parte de trás do veículo.

No meu caso era isto:
2e1ed2f8a62793c1008c4d03473b381d.jpg

se a decathlon vende seria no minimo estranho que fosse ilegal. mas já nao digo nada

Thule
 

Carvalhon

Well-Known Member
E isso é permitido cá em Portugal?
Em 2003, quando voltei da Suíça, o meu pai trouxe uma coisa desse género e disseram-lhe que era proíbido por cá.
Não era de meter no engate do reboque como essa mas fiquei com a ideia que era proibido por se engadato na parte de trás do veículo.

No meu caso era isto:
2e1ed2f8a62793c1008c4d03473b381d.jpg
Sim, essas é mais complicado... não podem tapar a matrícula... mas de vez em quando vê-se algumas pessoas na estrada. Não sei o que diz a policia na realidade.

Os de bola são completamente legais, têm a matrícula, luzes de travagem, etc. É normalizado, mas para transportar bicicletas.
 

joseruivo

Well-Known Member
Sim, essas é mais complicado... não podem tapar a matrícula... mas de vez em quando vê-se algumas pessoas na estrada. Não sei o que diz a policia na realidade.

Veem-se uns quantos estrangeiros com esse tipo de suporte

Os de bola são completamente legais, têm a matrícula, luzes de travagem, etc. É normalizado, mas para transportar bicicletas.
Há poucos anos não eram, por casa da distância entre o suporte e o carro, e as bikes não podiam exceder a largura do carro - o que numa roda 29 podia ser problemático. E a polícia às vezes lembra-se de embirrar.
Entretanto a lei mudou?

Uma boa fonte de informação: https://www.futuraline.pt/linea.htm E se telefonares ou mandares e-mail para lá muito provavelmente o homem esclarece-te
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Sim, essas é mais complicado... não podem tapar a matrícula... mas de vez em quando vê-se algumas pessoas na estrada. Não sei o que diz a policia na realidade.

Os de bola são completamente legais, têm a matrícula, luzes de travagem, etc. É normalizado, mas para transportar bicicletas.
Pois é isso... deve estar relacionado com a matrícula e as luzes. Entretanto está há quase 20 anos no sótão a apanha pó...
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Atenção:
Os suportes Alemães LINEA foram concebidos para não tapar as luzes ou matricula
no entanto não podem ser utilizados em automóveis ligeiros,
na via pública em Portugal (podendo ser utilizado noutros países Europeus),
visto ultrapassarem o comprimento total do veículo em mais do que 45cm.


É o caso do suporte que tenho :/
 

joseruivo

Well-Known Member
Atenção:
Os suportes Alemães LINEA foram concebidos para não tapar as luzes ou matricula
no entanto não podem ser utilizados em automóveis ligeiros,
na via pública em Portugal (podendo ser utilizado noutros países Europeus),
visto ultrapassarem o comprimento total do veículo em mais do que 45cm.

Esta questão dos 45 cm é tão parva!! Se estivermos a falar de um atrelado a distância legal já vai até 1 m :rolleyes:
 

cconst

Well-Known Member
é o que é. Repara que esse suporte não tem suporte nem de luz nem de matricula alem de que deixa uma protuberância que pode ser letal em caso de acidente. Imaginem um papa reformas (ou um smart) a embater na traseira de uma viatura com esses suportes...

Já os que ficam na bola de reboque (com matricula e luzes) ficam à altura dos para-choques de outras viaturas, trazendo menos riscos para os ocupantes das outras viaturas.

Eu não tenho nenhum. Nem seasucker nem barras... nada. Tipicamente a bike não viaja e quando viaja deixo a maria e a famelga em casa e meto a bike dentro do carro.
 
Veem-se uns quantos estrangeiros com esse tipo de suporte


Há poucos anos não eram, por casa da distância entre o suporte e o carro, e as bikes não podiam exceder a largura do carro - o que numa roda 29 podia ser problemático. E a polícia às vezes lembra-se de embirrar.
Entretanto a lei mudou?

Uma boa fonte de informação: https://www.futuraline.pt/linea.htm E se telefonares ou mandares e-mail para lá muito provavelmente o homem esclarece-te

Quando a carga excede os limites do carro ou carrinha, devemos prender à carga esta sinalização: https://lojadoadr.pt/produto/painel-reflector-p2-carga-fora-de-medida/
 

Velhadas

Well-Known Member
é o que é. Repara que esse suporte não tem suReplyporte nem de luz nem de matricula alem de que deixa uma protuberância que pode ser letal em caso de acidente. Imaginem um papa reformas (ou um smart) a embater na traseira de uma viatura com esses suportes...

Já os que ficam na bola de reboque (com matricula e luzes) ficam à altura dos para-choques de outras viaturas, trazendo menos riscos para os ocupantes das outras viaturas.

Eu não tenho nenhum. Nem seasucker nem barras... nada. Tipicamente a bike não viaja e quando viaja deixo a maria e a famelga em casa e meto a bike dentro do carro.

comprei o meu justamente porque quando aqui cheguei o carro que comprei foi um Accord sedan. Nao faço ideia porque dantes era quase impossível encontrar uma carrinha em segunda mao nesta terra. DEpois entretanto comecou a moda dos SUV e eu tambem acabei por comprar um e se vou so eu e a maria meto as bikes la para dentro.
MAs teve uma altura que ia com os meus amigos pedalar para a costa OEste, para Kerry e Dingle que era sintomático irmos 4 pessoas no carro e levar 3 bikes. como tal o suporte de bola transformou-se em ferramenta fundamental
 

jppina

Well-Known Member
Mas esse envolve, engate de reboque, inspeção especial, e alem disso, se a bike nao pode ultrapassar a largura do carro, como se transporta ali sem uma roda?...

A bike não ultrapassa a largura do carro, mesmo uma 29, a não ser que seja montado num carro bastante estreito.

Eu já uso um suporte desses há 6 anos, comprei-o assim que comprei o carro que já vinha com bola de reboque, acabei logo com as barras. Na altura comprei na Decatlhon em Badajoz, em Portugal não o vendiam supostamente por ser ilegal. Digo supostamente por ser controverso o tema da legalidade ou ilegalidade do mesmo. O meu não tem luz de marcha atrás, que supostamente era o que o tornava ilegal... um amigo meu da BT dizia-me que desde que as luzes dos piscas funcionassem, as de travagem e as presença quando se ligam as luzes, não deveria ter problema. O certo é que nunca tive, mas confesso que não me lembro se fui alguma vez mandado parar com o suporte montado, creio que sim.

Comprei a versão para 3 bikes, dá um jeitão e é bastante prático. Em termos de consumo, então, é como se não fosse lá. Com as barras o consumo aumentava cerca de 1lt aos 100km. E depois o problema de esquecermo-nos de que vai algo no tejadilho e fazer asneira desaparece. Para quem transporta muito a bike durante centenas de km é um must have!
 

el-solitario

Well-Known Member
Com o nascimento do meu filho também ando a pensar como levo a bike no carro. Até hoje baixava os bancos e siga para bingo, quando ele era mais pequeno ainda consegui-me safar a baixar 1/3 do banco traseiro. Mas agora que esta mais crescido, a cadeira fixa pelo isofix, a tralha que implica levar por causa da criança é "impossivel" conciliar com a bike dentro do carro. A minha ideia era esses suportes de 2/3 bicicletas na traseira no suporte bola de reboque. Mas assim que cheguei a peugeot e me pediram cerca de 600€ (já nao me recordo se era com ou sem iva), nem quis mais ouvir falar do assunto. Começaram logo a falar em cablagem até a centralina, programar a centralina e se desse raia tinha de levar uma nova (aqui achei que estavam a exagerar e a safar a pele caso desse asneira). Mas devido ao preço desliguei logo da ideia.

A partida vou optar pelo convencional, barras da norauto 100€ e um proride da thule por outros 100€. É a solução mais económica para uma utilização ocasional.

Como será para usar/tirar quando for necessário, a questão dos consumos não se aplica, será um custo de 20-30 euros adicional por ano. Mas o receio de levar a bike ao vento deixa-me apreensivo. Tanto pela questão de me esquecer que la esta em cima, voar pelos ares em andamento ou apanhar com chuvadas fortes em andamento.
 

jppina

Well-Known Member
A minha ideia era esses suportes de 2/3 bicicletas na traseira no suporte bola de reboque. Mas assim que cheguei a peugeot e me pediram cerca de 600€ (já nao me recordo se era com ou sem iva), nem quis mais ouvir falar do assunto. Começaram logo a falar em cablagem até a centralina, programar a centralina e se desse raia tinha de levar uma nova (aqui achei que estavam a exagerar e a safar a pele caso desse asneira). Mas devido ao preço desliguei logo da ideia.

Sim, esta solução só faz sentido para quem já tem carro com bola de reboque. Se for para mandar instalar o preço é proibitivo. Eu queria utilizar este sistema e fiz questão de comprar um carro que já vinha com bola de reboque. É amovível, monta-se ou tira-se a bola em 30 segundos.
 

joseruivo

Well-Known Member
Com o nascimento do meu filho também ando a pensar como levo a bike no carro. Até hoje baixava os bancos e siga para bingo, quando ele era mais pequeno ainda consegui-me safar a baixar 1/3 do banco traseiro. Mas agora que esta mais crescido, a cadeira fixa pelo isofix, a tralha que implica levar por causa da criança é "impossivel" conciliar com a bike dentro do carro. A minha ideia era esses suportes de 2/3 bicicletas na traseira no suporte bola de reboque. Mas assim que cheguei a peugeot e me pediram cerca de 600€ (já nao me recordo se era com ou sem iva), nem quis mais ouvir falar do assunto. Começaram logo a falar em cablagem até a centralina, programar a centralina e se desse raia tinha de levar uma nova (aqui achei que estavam a exagerar e a safar a pele caso desse asneira). Mas devido ao preço desliguei logo da ideia.

A partida vou optar pelo convencional, barras da norauto 100€ e um proride da thule por outros 100€. É a solução mais económica para uma utilização ocasional.

Como será para usar/tirar quando for necessário, a questão dos consumos não se aplica, será um custo de 20-30 euros adicional por ano. Mas o receio de levar a bike ao vento deixa-me apreensivo. Tanto pela questão de me esquecer que la esta em cima, voar pelos ares em andamento ou apanhar com chuvadas fortes em andamento.
Na Toyota pediram-me 500 euros pela montagem da bola de reboque. Comprei barras.
Já parti um dos suportes das bicicletas, porque esqueci-me que tinha a bici lá em cima, avancei para uma parede por cima da garagem, e felizmente o suporte era mais fraco do que bici de btt, em alumínio pesado/forte.
Outra altura numa estação de serviço em autoestrada estacionei debaixo de umas coberturas que fazem sombra, tinha a bici de estrada em cima, acho que não cabia um dedo entre as manetes e os ferros dessa cobertura...
Existe uma oficina em Algés - não sei se moras perto - que costuma fazer o serviço por muito menos, mas confesso que nunca tinha ouvido em ter de reprogramar a centraliza para uma coisa destas...
A gastar agora, gastaria na bola de reboque e respetivo suporte
 

Velhadas

Well-Known Member
Na Toyota pediram-me 500 euros pela montagem da bola de reboque. Comprei barras.
Já parti um dos suportes das bicicletas, porque esqueci-me que tinha a bici lá em cima, avancei para uma parede por cima da garagem, e felizmente o suporte era mais fraco do que bici de btt, em alumínio pesado/forte.
Outra altura numa estação de serviço em autoestrada estacionei debaixo de umas coberturas que fazem sombra, tinha a bici de estrada em cima, acho que não cabia um dedo entre as manetes e os ferros dessa cobertura...
Existe uma oficina em Algés - não sei se moras perto - que costuma fazer o serviço por muito menos, mas confesso que nunca tinha ouvido em ter de reprogramar a centraliza para uma coisa destas...
A gastar agora, gastaria na bola de reboque e respetivo suporte

no meu caso esse sistema das barras no tejadilho ainda apresenta outro problema. Quase todas as paragens de estrada aqui tem limitador de altura para impedir as autocaravanas de acampar ilegalmente. Por isso nao podes parar em paragem de estrada nenhuma.

quanto a barra de reboque não conseguem comprar uma no ferro velho e pedir a um mecanico local para instalar?
 

joseruivo

Well-Known Member
no meu caso esse sistema das barras no tejadilho ainda apresenta outro problema. Quase todas as paragens de estrada aqui tem limitador de altura para impedir as autocaravanas de acampar ilegalmente. Por isso nao podes parar em paragem de estrada nenhuma.

quanto a barra de reboque não conseguem comprar uma no ferro velho e pedir a um mecanico local para instalar?
Tenho ideia que a barra não é cara, o problema é a instalação da barra, parte de chapa + ligações elétricas
 

Paulofski

Well-Known Member
Vamos por exemplo viajar para longe com a família, gozar umas férias ou passar o fim-de-semana na aldeia. Se eu poderia ir a pedalar? Claro que sim, já aconteceu, a bicicleta foi criada para ser utilizada e não para ser transportada. Mas nem sempre é possível, e frequentemente tenho que levar uma, duas, às vezes três bicicletas! Como vou então transportá-las?

Existem pelo menos duas opções mais comuns para o transporte de bicicletas no carro. Mediante o tamanho do veículo e do número de bicicletas a transportar podemos optar pela que melhor serve as nossas necessidades e fazer da bicicleta a nossa companheira de viagem! Cada qual fará sua escolha, mediante o tipo de bicicleta, o tipo de carro, preferencia por um ou outro método. Como primeira opção, o transporte da bicicleta dentro do carro será o mais simples, isto se tiver espaço para tal. A segunda é carregar a bicicleta do lado de fora do veículo, com o recurso a suportes.

No mercado existem vários modelos de suportes para bicicletas, diferentes para diferentes tipos de carros e ambos têm prós e contras:

Suporte de bicicletas na traseira do carro. Exceptuando os que equipam algumas autocaravanas, o condutor terá de colocar e retirar o suporte consoante a necessidade de transportar bicicletas. Estes suportes devem obedecer à regra de não exceder a largura do veículo, permitir a visualização das luzes e matrícula do veículo. Para os carros que possuem engate de reboque existem modelos que aproveitam e utilizam esse acessório para encaixar o suporte. Para além de poder imposibilitar o acesso à mala da viatura, a maior desvantagem é a de obrigar a um forte investimento.

Suporte de bicicletas no tejadilho do carro. É a forma mais usual de transportar bicicletas. Para além de não prejudicar a visibilidade do condutor, tem a vantagem de se poder aceder à mala do carro em qualquer altura. Aspecto negativo será talvez o de exigir algum esforço em içar a bicicleta para o tejadilho da viatura. É aconselhável que as bicicletas viajem bem ajustadas aos suportes.

Na foto deste link mostro o sistema que dou preferência. As biclas vão no tejadilho presas ao suporte pela forqueta por um aperto rápido. Vantagens: as bicicletas viajam mais seguras, numa posição aerodinâmica e menos sujeitas a oscilações provocadas pela estrada e pelo vento. A única desvantagem que reconheço é ter de levar as rodas dianteiras na mala do carro, mas entretanto troquei de carro e optei por uns porta-bicicletas da portuguesa HAST - passe a publicidade (https://www.hast.pt/) - o que permite levar tudo lá em cima.

Agora ATENÇÂO: caso escolhas um qualquer porta-biclas de tejadilho, nunca mas nunca te esqueças que elas estão em cima da tua cabeça… :)

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joseruivo

Well-Known Member
Suporte de bicicletas na traseira do carro. Exceptuando os que equipam algumas autocaravanas, o condutor terá de colocar e retirar o suporte consoante a necessidade de transportar bicicletas. Estes suportes devem obedecer à regra de não exceder a largura do veículo, permitir a visualização das luzes e matrícula do veículo. Para os carros que possuem engate de reboque existem modelos que aproveitam e utilizam esse acessório para encaixar o suporte. Para além de poder imposibilitar o acesso à mala da viatura, a maior desvantagem é a de obrigar a um forte investimento.

Existem modelos que permitem inclinar o suporte e abrir a mala do carro.
 
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