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[Diário de Treino] A Carolina aprende a andar de bicicleta

Carolina

Well-Known Member
Boas,

Dá para ter uma explicação o porquê de manter ou subir a cadência? Pergunto porque para mim nas fases de descanso é normal baixar a cadência, o que faz instantaneamente baixar a pulsação. Se mantiver a cadência alta, o pulso demora mais a descer, bem como a respiração a estabilizar.

Desculpa a demora! :oops:

O objectivo do exercício era fazer um bloco de 30 minutos com uma intensidade alta. Ao baixar a cadência nos períodos de descanso, estava a deixar o corpo descansar mais do que o necessário. Além disso também acaba por ser um exercício de cadência, trabalhar técnica, etc.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Boas,

Dá para ter uma explicação o porquê de manter ou subir a cadência? Pergunto porque para mim nas fases de descanso é normal baixar a cadência, o que faz instantaneamente baixar a pulsação. Se mantiver a cadência alta, o pulso demora mais a descer, bem como a respiração a estabilizar.

@João Lopes

Quantas velocidades tem a tua bicicleta?

Single speed?

grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Desculpa a demora! :oops:

O objectivo do exercício era fazer um bloco de 30 minutos com uma intensidade alta. Ao baixar a cadência nos períodos de descanso, estava a deixar o corpo descansar mais do que o necessário. Além disso também acaba por ser um exercício de cadência, trabalhar técnica, etc.

Nao tem nada a ver com deixar o corpo descansar mais ou menos!! O corpo tem que se habituar a descansar com cadencias altas, para ganhar tolerancias! e precisamente para isso que treinamos!! Ao baixar a cadencia estamos a desperdicar energia, velocidade e meio caminho andado para perder uma corrida, ou uma roda ou ate mesmo, arrebentar!!!! quem conseguir descansar com cadencias altas permite a troca do sistema cardiovascular para o sistema neuromuscular muito mais facilmente! Por isso que uns sao maquinas e outros....

grande abraco...
 

Carolina

Well-Known Member
Mediofondo Tejo&Serras - Planícies do Tejo

O objectivo

Depois do Audace da Golegã, no final de Junho, onde consegui uma fantástica média de 25,9 km/h em 128 km, tinha decidido que queria fazer este Mediofondo com média de pelo menos 30 km/h.

Como alguns de vós já devem saber, depois da fantástica I Edição - Clássica da Bifana, fiquei doente :( Acabei por só conseguir fazer um treino entre a Clássica e o Mediofondo, o que está longe do ideal. Ainda não recuperei por completo, portanto ontem à partida continuava com a intenção de tentar bater os 30 km/h, mas sabia na minha cabeça que se calhar ia ser complicado.

Antes da prova

Saí de bicicleta do airBnB perto das 8h15 e cheguei ao CNEMA uns 3 ou 4 minutos depois. Encontrei logo o @Bernalve, que estava a meter ar nos pneus. Fui dizer olá e perguntar das pernas… parece que alguém andou a tentar imitar o Contador no dia anterior :D e depois fui dar umas voltas por ali, sempre nas calmas, só para não estar parada até às 9h. Também encontrei o @lgass, que continua fugido aqui do fórum, mas que está cada vez mais forte :)

No estacionamento havia algumas mulheres a preparem-se para a prova, mas na minha categoria (Elites F), eu era a única. Elas pertenciam à categoria de Masters (e ainda bem, não queria ter de pedalar outra vez contra a malta da 5Quinas).

Quase em cima das 9h lá entrei para a Box 1. Não sei qual é o número de boxes habituais num granfondo, mas para ontem só havia 147 participantes, fiquei com a ideia que só havia 2 boxes.

Partida!

Os primeiros metros até sairmos da zona do CNEMA foram bastante calmos. Por acaso pensei que o pessoal ia começar logo a abrir, como aconteceu na Bike Night Race. Até me tinha posicionado na parte final da box por causa disso, mas afinal não tinha sido necessário.

Ao sair do CNEMA, vira-se à direita numa rotunda e depois há uma subida de cerca de 800 metros (5-7%) até ao centro de Santarém. O ritmo do pelotão não era alto, mas como sabem eu subo bem devagar, portanto logo aqui tive de me esforçar mais do que desejaria para evitar perder demasiados lugares.

Quando a subida terminou tinha 2 ou 3 tipos um pouco à minha frente, portanto entrei em modo perseguição a ver se arranjava uma roda. Perdi-os de vista na descida para a zona ribeirinha, porque não tenho confiança para atingir grandes velocidades, mas depois havia um sector ainda comprido de pavé, o que significa que acabei por ultrapassar 2 deles e apanhar o outro.

Meus amigos, assim que entrei no pavé, parecia o Cancelolara a brincar com o Manel LOL :cool: espectáculo! prato grande e cadência com ela, só faltava o motor :rolleyes: A primeira parte do sector era plano, mas depois tinha uma subida que ia dar à ponte para Almeirim. Voltei a chamar o Manel ao serviço, desta vez para meter o prato pequeno e fiz a subida sem dificuldades.

Assim que entrei na ponte, foi altura de analisar a situação: à minha frente iam 2 tipos separados por uns bons metros e muito mais à frente ia um grupo com cerca de 8 unidades. A única opção era chegar ao grupo. Posição o mais aero possível e toca a pedalar.

Passei o primeiro, cheguei ao pé do segundo e optei por descansar um pouco na roda. O grupo da frente não ia a ganhar terreno, portanto não precisava de ter muita pressa para lá chegar. Depois de passar a ponte viramos à esquerda e deixei-o seguir na frente. Ao fim de um minuto e pouco reparei que a velocidade estava a baixar, por isso passei para a frente. Fui olhando para trás, mas reparei que ele não se estava a conseguir aguentar na roda, estava a deixar demasiado espaço. Do nada, passa um tipo de Specialized dos pés à cabeça, com uma S-Works Venge linda de morrer e eu apanho-lhe a roda. O outro ficou lá.

A primeira coisa que me passou pela cabeça foi “um gajo com este maquinão… não vai ser fácil”... afinal... enganei-me :p

Passei o primeiro, cheguei ao pé do segundo e optei por descansar um pouco na roda. O grupo da frente não ia a ganhar terreno, portanto não precisava de ter muita pressa para lá chegar. Depois de passar a ponte viramos à esquerda e deixei-o seguir na frente. Ao fim de um minuto e pouco reparei que a velocidade estava a baixar, por isso passei para a frente. Fui olhando para trás, mas reparei que ele não se estava a conseguir aguentar na roda, estava a deixar demasiado espaço. Do nada, passa um tipo de Specialized dos pés à cabeça, com uma s-works venge linda de morrer, e eu apanho-lhe a roda. O outro ficou lá.

A primeira coisa que me passou pela cabeça foi “um gajo com este maquinão… não vai ser fácil”...afinal... enganei-me :p

Voltei a seguir a mesma estratégia que anteriormente. Segui na roda e assim que comecei a ver um 2 no inicio da velocidade, passei para a frente e disse-lhe “agora puxo eu”. Este, apesar de não ser uma granda máquina, era bem mais forte que o outro. Conseguimos ir a intercalar até chegar ao grupo de 8.

O grupo rolava a uma boa velocidade, sempre perto dos 35 km/h. Fiquei quietinha no grupo, não ia puxar. Deixei-me ficar mais na parte de trás e lá deu para recuperar o fôlego do esforço dos primeiros 10-15 kms.

Enquanto recuperava ia olhando para a frente, a ver se avistava algum grupo. Infelizmente não havia nada, só estrada e as motas da organização que iam passando. Nesta situação não havia nada que eu pudesse fazer. Como me avisaram, e bem, vários membros aqui do fórum, não vale a pena atacar se não tiver a certeza que há um grupo mais à frente onde eu consiga chegar para descansar.

Acabei por fazer a única coisa possível: esperar. Entretanto o grupo foi ganhando mais membros e quase que duplicámos de tamanho. Na frente, reparei que havia um grupo de 4 que não estava contente com a situação. Só eles é que trabalhavam e de vez em quando havia um aumento de ritmo repentino.

Ao fim de alguns puxões, houve 4 que seguiram e o que estava imediatamente atrás não quis seguir a roda. Ninguém queria seguir a roda. Não estive com meias medidas e fui atrás deles, quem quisesse vir atrás, que viesse. Não queria perder esta oportunidade.

Consegui apanhá-los com algum esforço, ainda me valeu que o tipo da Specialized me apanhou a roda e depois voltamos a intercalar até chegar ao grupo de 4.

Seguimos juntos e passado um pouco passa um grupo de 3, todos a condizer (equipa Domplex), que iam quase a 40 km/h. Foi muito complicado conseguir seguir o ritmo deles, mas lá consegui. Eles iam tão rápido que acabámos por apanhar um grupo grande de 10 que seguia muito mais à frente.

Assim que chegámos ao grupo a velocidade baixou para 34-35 km/h e ouvi um dos membros do trio da Domplex dizer “isto está a estragar-nos a média”. Bom, não lhes larguei mais a roda! Para onde eles fossem dentro do grupo, eu também ia. Estava sempre ali, coladinha. Eles iam atacar. Eu tinha a certeza!

Neste grupo grande também estava uma senhora, portanto acabei por dividir a minha atenção entre ela e os Domplex. A separação Mediofondo/Granfondo aproximava-se, mas ainda antes disso, a senhora e um colega de equipa (tinham equipamentos iguais) atacaram. Os Domplex foram atrás e eu também.

Chegados ao ponto de separação, ela foi para a esquerda (GF) e eu segui atrás dos Domplex para a direita (MF). (Esta senhora foi a que acabou por ganhar o GF).

(continua...)
 

João Lopes

Active Member
@João Lopes

Quantas velocidades tem a tua bicicleta?

Single speed?

grande abraco...

11v!

Mas já percebi que esta recuperação é um bloco (exercicio), não uma "fase" de uma volta. O que falava é quando estamos a fazer uma subida, em que vamos a fazer cadência, normalmente quando chego ao topo "desço" o desviador e reduzo a cadência, aumentando a velocidade, o que facilmente leva os batimentos a estabilizarem. Ainda assim, é um erro?


Desculpa a demora! :oops:

O objectivo do exercício era fazer um bloco de 30 minutos com uma intensidade alta. Ao baixar a cadência nos períodos de descanso, estava a deixar o corpo descansar mais do que o necessário. Além disso também acaba por ser um exercício de cadência, trabalhar técnica, etc.

Pois, eu estava fora do contexto! Assim percebo!

Nao tem nada a ver com deixar o corpo descansar mais ou menos!! O corpo tem que se habituar a descansar com cadencias altas, para ganhar tolerâncias! e precisamente para isso que treinamos!! Ao baixar a cadencia estamos a desperdicar energia, velocidade e meio caminho andado para perder uma corrida, ou uma roda ou ate mesmo, arrebentar!!!! quem conseguir descansar com cadencias altas permite a troca do sistema cardiovascular para o sistema neuromuscular muito mais facilmente! Por isso que uns sao maquinas e outros....

grande abraco...

Understood!

Abraço! ;)
 

João Lopes

Active Member
@João Lopes

Quantas velocidades tem a tua bicicleta?

Single speed?

grande abraco...

11v!

Mas já percebi que esta recuperação é um bloco (exercicio), não uma "fase" de uma volta. O que falava é quando estamos a fazer uma subida, em que vamos a fazer cadência, normalmente quando chego ao topo "desço" o desviador e reduzo a cadência, aumentando a velocidade, o que facilmente leva os batimentos a estabilizarem. Ainda assim, é um erro?


Desculpa a demora! :oops:

O objectivo do exercício era fazer um bloco de 30 minutos com uma intensidade alta. Ao baixar a cadência nos períodos de descanso, estava a deixar o corpo descansar mais do que o necessário. Além disso também acaba por ser um exercício de cadência, trabalhar técnica, etc.

Pois, eu estava fora do contexto! Assim percebo!

Nao tem nada a ver com deixar o corpo descansar mais ou menos!! O corpo tem que se habituar a descansar com cadencias altas, para ganhar tolerâncias! e precisamente para isso que treinamos!! Ao baixar a cadencia estamos a desperdicar energia, velocidade e meio caminho andado para perder uma corrida, ou uma roda ou ate mesmo, arrebentar!!!! quem conseguir descansar com cadencias altas permite a troca do sistema cardiovascular para o sistema neuromuscular muito mais facilmente! Por isso que uns sao maquinas e outros....

grande abraco...

Understood!

Abraço! ;)
 

Carolina

Well-Known Member
O grupo lá se voltou a juntar todo e aproveitei para comer mais uma vez. Estava a comer uma barra a cada meia hora, já ia para a segunda. Infelizmente, como tinha o nariz completamente entupido, foi bastante complicado seguir a roda, respirar e comer ao mesmo tempo LOL Lá me aguentei, mas ainda tive de fazer uma recuperação ou outra. Gasto de energia desnecessário caso estivesse a 100% :mad:

Lá seguimos todos, devíamos ser uns 6 e conseguimos apanhar outro grupo. Neste aqui havia 2 senhoras, uma com uma S-Works Venge (deve ser moda), a outra com uma Dogma F10. Só pensava para mim “mas só eu é que não tenho um avião?!”

Ao início este grupo até estava porreiro. A velocidade era boa, perto dos 33 km/h, mais coisa menos coisa. Ainda houve ali um período de paz e sossego até à estória anterior se repetir. 20 macacos e ninguém quer trabalhar. O trio da Domplex lá se foi embora e eu não consegui seguir. Tentei, mas tive de desistir. 40 kms passados e já estava com as pernas a ameaçar cãibras!

Mais ou menos a partir daqui, o terreno entrou em falso plano (16 km@1%) até à subida do Semideiro. Algures por aqui, eu sabia que havia um abastecimento.

A minha intenção antes da prova era não fazer paragens. Quanto muito parava no segundo ponto para encher os bidons de água. Problema: o meu nariz estava completamente entupido e eu não conseguia parar de fungar. Assim que chegámos ao abastecimento, tive mesmo de optar por parar para me conseguir assoar :oops:

O grupo parou quase todo, só 2 ou 3 é que seguiram. Neste aspecto tive sorte. Aproveitei para encher um dos bidos e comer alguma fruta e uns bolinhos secos. Assim que reparei que havia malta a seguir, pus-me a mexer.

Este abastecimento estava no pior sítio possível. A subida do Semideiro começou 150 metros depois. A parte inicial anda à volta dos 13%. Levámos logo com um esticão. Ainda assim devo ter sido a que sofreu menos. O prato de 32 deu um jeitasso :D o resto da malta estava com umas cadências baixíssimas, havia um que já andava aos esses (também tinha uma Dogma, fdx só eu é que não tenho uma!).

Conhecia esta zona do percurso, porque tinha passado ali no Audace da Golegã, só que em sentido contrário. Já sabia que aquilo ia durar pouco, porque depois a subida vai acalmando até ficar terreno plano.

Tive bastante sorte no final da subida. Havia um grupo de 6 pouco mais à frente e consegui lá chegar sem grandes chatices. Estes aqui conversavam entre eles e foram trabalhando em conjunto. Durante 20 kms consegui ir no grupo sem grande esforço. Rolávamos a boa velocidade. Acabei por só passar na frente 1 vez, não queria ir só à mama, mas também não queria trabalhar demais. Ainda por cima o nariz já tinha voltado ao mesmo :(

As pernas não iam muito mal, mas também não iam lá muito bem. Infelizmente, a 70 kms do fim, o terreno entrou em sobe e desce. Aqui não tive hipótese. O grupo partiu-se por completo. Ao início pareceu-me que os que iam mais à frente queriam esperar um pouco, mas como eu e mais 3 não íamos a lado nenhum, eles seguiram sem nós.

Lá fiquei eu, o meu amigo da Spec Venge, o amigo da Dogma que insistia em só usar 50x11 (estou a falar a sério, foi o tempo todo neste andamento!!!:eek:) e um outro senhor amigo dele.

O da Dogma e o amigo consegui ultrapassar no sobe e desce, porque eles não aproveitavam as descidas para ganhar velocidade para as subidas. O meu amigo da Spec é que não deu hipótese. Ia mais forte que eu e fugiu.

Acabei por seguir sozinha e a muito custo até ao segundo ponto de abastecimento. Só levei um gel comigo, o resto eram barras energéticas. Acabei por ter de usá-lo, já estava quase a partir o motor. A coisa estava tão má que fiz a subida antes do abastecimento (1,1 km@3%) a uma média de 8 km/h :confused:

Encostei a bike, 2 ou 3 copos de coca cola, laranja e uns bolinhos secos. Encher bidons e voltei a assoar-me. Respirar, finalmente! :p

Entretanto as 2 senhoras (a da Spec e a da Pina) tinham desaparecido, mas apareceu uma rapariga brasileira enquanto eu descansava. Já estava ali à demasiado tempo, portanto decidi seguir caminho e a brasileira veio logo atrás. Estava a ser rebocada por um senhor que vestia Movistar dos pés à cabeça, mas um Movistar dos tempos do Rui Costa, porque também tinha uma Pinarello LOL. Eles iam sozinhos e insistiram para eu seguir a roda. Assim fiz.

Trocámos algumas palavras e ela confirmou que estava na categoria de Masters. Disse-lhe que não tínhamos de lutar uma contra a outra e ficou contente, porque tinha feito o mediofondo do dia anterior e não queria ter de pensar em sprints. (Por acaso acho que já me cruzei com ela em Sintra. Pelo menos pela bicicleta, uma S-Works Ruby toda preta de 2015 ou 2016).

Seguimos juntos e fomos apanhando mais alguns elementos, entre eles o meu amigo da Specialized :D As minhas pernas entretanto ganharam alguma vida e lá consegui voltar a passar dos 30 km/h.

Seguimos em fila e a cerca de 5-6 kms da meta ouve-se um PÁ :eek: O rapaz que ia no meio do grupo teve um furo no pneu da frente e encostou. Nós seguimos.

A recta da meta situava-se cerca de 250-300 metros antes de uma curva de 90º. Já ia com as pernas todas comidas. Antes da curva já tinha perdido a roda do grupo. Assim que dei a curva vi o senhor da Movistar, um pouco atrás a brasileira, outro senhor uns metros mais atrás e o Specialized um pouco à minha frente.

Epa, parecia o Cavendish naquela época em que não ganhou nada! Sprintei com tudo o que tinha, passei o primeiro, passei o segundo, até já ia a gritar fdx :eek:Perdi na meta para a brasileira por uma roda! Bati nos 42,1 km/h, não foi mau, tendo em conta o estado em que estava.

Bom, prova terminada!

Distância: 97,6
Tempo (sem paragens): 3:14:18 - 30,2 km/h vel. média :D
Tempo oficial: 3:21:43

Classificação:

Elites F - 1/1
Femininos - 6/8
Geral - 122/147

Prova: https://www.strava.com/activities/1220764230

Mas vocês acham que acabou aqui? lolol Depois deste empeno todo, ainda tive de ir a pedalar até Santarém! :(

https://www.strava.com/activities/1220764315

Então e há prémios?!

Bom, aqui entra a parte engraçada. De acordo com o regulamento só há atribuição de prémio nas categorias em que há um mínimo de 3 participantes. Falei com 3 pessoas diferentes da organização, nenhuma delas me soube dizer se tinha de ir ao pódio ou não. Queria ir tomar banho e almoçar, mas não sabia se tinha de estar ali às 15h ou não. Enfim, uma confusão dos diabos :mad:

Optei por ir a casa tomar banho, fui almoçar com os meus pais e perto das 15h30 passei por lá. A senhora da organização finalmente descobriu a resposta e disse-me que ia ter direito a subir ao pódio :)

Ora, eu estava ali muito bem, encostadinha à espera que me chamassem para o primeiro lugar e não é que o apresentador me chama para o 3º lugar do Granfondo Challenge?! A prova tinha 2 dias, apesar de eu só ter ido ao segundo dia e não ter pontuado no primeiro, consegui 3º lugar LOL eu nem sabia que podia pontuar para esta classificação :D

Lá fui eu, ainda meio perdida, a pensar que ele se tinha enganado. Depois é que subi mesmo para o primeiro lugar e recebi o prémio do Mediofondo. Ganhei 2 garrafas de vinho :p (o @Bernalve também ganhou aí qualquer coisa, infelizmente quando cheguei já tinha sido o pódio da categoria Elites M :()

Há fotos? Deve haver, não sei. Do pódio há de certeza, mas ainda não as colocaram. Da prova, bom, só o grupo da frente é que teve direito :mad:

Conclusões

Cumpri o objectivo dos 30 km/h, a primeira hora e meia foi estupidamente emocionante e não devia ter feito tantas perseguições. Deixei-me levar um bocado pela emoção e houve pelo menos 2 alturas em que devia ter ficado quieta e usado a cabeça.

Entre os 70 e os 90 kms sofri demasiado, mais do que devia. Preciso de melhorar a gestão de energia nestas provas grandes. Também tenho noção que o facto de não estar a 100% não ajudou nesta parte, mas mesmo assim pensei que me ia afetar mais.

Adorei a experiência, especialmente a guerrinha dentro dos grupos para fugir, estar com atenção aos adversários, etc. Sem dúvida uma experiência a repetir muito mais vezes :)

Para o ano não falho os dois dias! :cool:
 

albertosemcontador

Well-Known Member
11v!

Mas já percebi que esta recuperação é um bloco (exercicio), não uma "fase" de uma volta. O que falava é quando estamos a fazer uma subida, em que vamos a fazer cadência, normalmente quando chego ao topo "desço" o desviador e reduzo a cadência, aumentando a velocidade, o que facilmente leva os batimentos a estabilizarem. Ainda assim, é um erro?

nao, isso e diferente!!!

ai estas a descer a cadencia mas estas a aumentar a resistencia!! Isto porque estas a perder a elevacao da subida, mas estas a ganhar o momentum do plano ou da descida!!! Sao coisas diferentes!! depois depende da tua capacidade de aceleracao...

grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Vocês tinham de conversar enquanto eu coloco o relato da minha prova... :mad:

@RTC, achas que podes colocar o post do João Lopes depois do meu relato sff?

LOL...
Tambem digo!!!

A culpa nao foi minha!!! eu esperei!!!

O @João Lopes e que foi mal educado! LOL...:)

quanto ao rescaldo, eu a ler a ler, a ler, e a pensar...

OLHA!!!

queres ver que ela ainda vai fazer TOP 10???

mas....LOL

grande abraco...
 

RTC

Moderador
Staff member
Vocês tinham de conversar enquanto eu coloco o relato da minha prova... :mad:

@RTC, achas que podes colocar o post do João Lopes depois do meu relato sff?
Não consigo Carolina.
Já dei aqui a volta às ferramentas de moderação e não vejo nada que possa alterar a ordem dos posts. Sorry.
 

Carolina

Well-Known Member
LOL!!!

Ahhhhh fiquei em sexto!!

quantos eram?

Eram 6!!!

Eram 8, tá!? :p

Trabalho individual vai haver de certeza. Foi como disse o Bernalve no relato dele: ir sempre na roda é uma seca.

Quando ando com eles aos fins de semana eu também passo na frente. Não passo tanto quanto eles, claro, mas também passo. Isto a rolar, a subir eles seguem e eu faço TT. Ás vezes tenho roda, mas a maioria das vezes é sozinha.

Agora é descansar bem, que vou apanhar um esticão no Porto daqui a 2 semanas e depois é troia-sagres + rapha 500 (que vou ter de completar em 5 dias:eek:)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eram 8, tá!? :p

Trabalho individual vai haver de certeza. Foi como disse o Bernalve no relato dele: ir sempre na roda é uma seca.

Quando ando com eles aos fins de semana eu também passo na frente. Não passo tanto quanto eles, claro, mas também passo. Isto a rolar, a subir eles seguem e eu faço TT. Ás vezes tenho roda, mas a maioria das vezes é sozinha.

Agora é descansar bem, que vou apanhar um esticão no Porto daqui a 2 semanas e depois é troia-sagres + rapha 500 (que vou ter de completar em 5 dias:eek:)

Vais ao Porto GF?

grande abraco...
 
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