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Limits power meter

albertosemcontador

Well-Known Member
alguém que ande só pelo prazer de andar nunca irá ver essas vantagens, por exemplo.

Igass no que diz respeito Ao treinar com power, nao sei Se Ja reparas-te que nao me alongo muito, isto Porque Estou a trabalhar numa situacao, que nao me permite muitos alongamentos neste sentido...

Mas vou-te dar algo muito simples, para comecares a entender e que prova que o que Esta acima que Tu disses-te nao e verdade...

Como diz o Miguel, para comecar e preciso ter vontade... Nao e Rocket science... E Como prova...

Para alguem que ande so pelo prazer de andar vai um exemplo de Como pode ser uma ferramenta de extrema necessidade....

Alguem que ande pelo prazer de andar... Que se predisponha a fazer Por exemplo 200 kilometros...

Nao consegue.. Imaginemos...

Durante a Volta, Tem alturas em que vai pela emocao... Ou seja ha alturas em que a cadencia e elevada, ha alturas em que a cadencia e baixa, Mas a velocidade e alta... Subidas em que a cadencia e demasiado alta e a velocidade e baixa, situacoes em que o HR Esta a pico e ele comeca a respirar demasiado, situacoes em que o HR Esta em baixo e ele pensa que pode ir Mais a fundo...

Igass... Tudo isto... Para quem Quer fazer 200 kilometros e nao consegue... Sao autenticas ratoeiras e armadilhas...

Digo isto para 200 Como pode ser 100 Ou 50... Ate podem ser 1000...

Agora quando juntamos aqui um algoritmo a Mais... Ou seja Watts... Haaaaa agora ha outra leitura....

Aquela subida foi feita a 400 watts? E depois abafou? E a proxima? 300 e depois de repente caiu para os 50? Etc...etc...? Comeca-se a fazer outra leitura...

Ou seja se nao consegue andar a 300 watts? Os 200 kilometros? Entao anda a 100... E mantem-se sempre nos 100... 100 watts, independentemente da cadencia, independentemente do Hr, velocidade etc... Se se mantiver nessa zona... Sempre... A bicicleta ganha outro motor... Inteligentemente as pernas respondem de outra forma...E Ja consegue fazer os tais 200 kilometros que se propos e que sempre quis fazer.. E se calhar ate faz Mais... E Bem Mais rapido...

E o saber Por a bicicleta a andar Bem, sem desperdicar energias...

Um exemplo muito simples... Aqui nao ha rocket science....

Grande abraco...
 

Bernalve

Well-Known Member
Um Power meter marca 200W quando estamos atrás de um gajo que está a andar a 200W a rolar? A subir sei que não é bem assim.
 

MigC77

Well-Known Member
Um Power meter marca 200W quando estamos atrás de um gajo que está a andar a 200W a rolar? A subir sei que não é bem assim.

Se fores na roda do gajo, é obvio que não pode marcar o mesmo pois o esforço que vais a fazer é menor…

Agora a subir é que vai depender, para o comum mortal que suba a 10-15km/h provavelmente a diferença não será muita.
 

Bernalve

Well-Known Member
Nao Estou a perceber...

Explica melhor...

Grande abraco...

A minha duvida é o Drafting. Ao fazermos drafting, poupamos Watts, e que valores o power meter marca comparativamente ao outro power meter do gajo que não está a fazer drafting. A minha resposta seria que para os mesmos Watts o bpm seria mais baixo, mas não tenho a certeza.

Faço esta pergunta porque não tenho um, e tenho curiosidade.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
A minha duvida é o Drafting. Ao fazermos drafting, poupamos Watts, e que valores o power meter marca comparativamente ao outro power meter do gajo que não está a fazer drafting. A minha resposta seria que para os mesmos Watts o bpm seria mais baixo, mas não tenho a certeza.

Faço esta pergunta porque não tenho um, e tenho curiosidade.

O drafting, o peso e tipo de bicicleta, o peso do atleta etc... Sao coisas que influenciam, sempre... Mas Isso Ja faz parte de outras licoes...

Licoes Mais complicadas, que se vao aprendendo, e vai-se aplicando, tacticas, Quer em corrida, quer em group rides...

Mas para entender Isso, e preciso entender o basico... E o basico e saber andar com ele e utiliza-lo sozinho... Com nos mesmos...

E Isso e o que eu coloquei em cima Por exemplo...

Depois vem o resto...

Eu sou daqueles que em corrida num granfondo Por exemplo, mal chego atras de um gajo, sento-me 30 segundos a estuda-lo, e sei se ele vai manter os 300, 400 Ou 500 watts que Esta a debitar, e em 30 segundos devido a certos e determinados sinais e o power que vejo... No Meu, logo ele esta a debitar Mais... Sei se ele vai manter Ou nao e Dai muitas vezes nem preciso de atacar, ele cai Por ele...

Mas Isso e outra musica... Nao e para todos...

Grande abraco...
 

MigC77

Well-Known Member
A minha duvida é o Drafting. Ao fazermos drafting, poupamos Watts, e que valores o power meter marca comparativamente ao outro power meter do gajo que não está a fazer drafting. A minha resposta seria que para os mesmos Watts o bpm seria mais baixo, mas não tenho a certeza.

Faço esta pergunta porque não tenho um, e tenho curiosidade.

Bernalve, estás a baralhar uma quantidade de parâmetros…

Para começar entre dois ciclistas só podes comparar watts… bpm não são sequer comparáveis!

Se vais na roda de outro, logo à mesma velocidade, tens dois efeitos: o cone de aspiração e a protecção contra o vento que vão fazer que precises de desenvolver menos potência para ir à mesma velocidade que o ciclista que vai à tua frente.

A dedução lógica que podes fazer a seguir é que se estás a produzir menos watts, em principio mas apenas em principio o teu bpm será mais baixo logo vais a fazer menos esforço! Mas isto só é válido para ciclistas com condições físicas equiparáveis… se o de trás tiver uma condição física pior até pode ir com as pulsações mais altas e a cansar-se mais apesar de ir a desenvolver menos potência que o da frente.
 

Carolina

Well-Known Member
A minha duvida é o Drafting. Ao fazermos drafting, poupamos Watts, e que valores o power meter marca comparativamente ao outro power meter do gajo que não está a fazer drafting. A minha resposta seria que para os mesmos Watts o bpm seria mais baixo, mas não tenho a certeza.

Faço esta pergunta porque não tenho um, e tenho curiosidade.

se vais na roda de alguém não tens de pedalar tanto. a potência que aplicas nos pedais é menor, ou seja, vais produzir menos watts.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
A dedução lógica que podes fazer a seguir é que se estás a produzir menos watts, em principio mas apenas em principio o teu bpm será mais baixo logo vais a fazer menos esforço! Mas isto só é válido para ciclistas com condições físicas equiparáveis… se o de trás tiver uma condição física pior até pode ir com as pulsações mais altas e a cansar-se mais apesar de ir a desenvolver menos potência que o da frente.

E nao so... Ou Entao Ao contrario..,

Por exemplo o da frente tomou uma chavena de Nescafé....

O de tras tomou 3 Ou 4 cafe espressos antes da prova, la se vai a comparacao outra vez...

E desta vez o bpm do de tras vai nas altas e e o da frente que Esta a fazer Mais esforco... Por exemplo...

Grande abraco...
 

Bernalve

Well-Known Member
Fisicamente é estranho, para a mesma velocidade, menos Watts para quem faz Drafting. Parece fisicamente impossível, por isso é que falei em bpm que já não era uma comparação nesta caso, mas uma explicação para um gajo como eu que não entende perfeitamente como isso é possível, acho que teria de ver uma demonstração matemática para perceber isso. Se a resistência do ar fosse desprezável, parece-me obviamente que o Drafting já não servia para nada, e os Watts seriam os mesmo para todos.
 

lgass

Well-Known Member
ok eu percebo as vantagens! e acredito na evolução que pode proporcionar a um atleta. vamos assumir que até a um gajo que só queira ir fazer umas tiradas longas.

a minha questão dos power meters é a relação custo benefício!!

tenho algum conhecimento dos fatores que influenciam os BPM ao longo do dia... e que os watts são uma fórmula matemática mais exata. mas valem pagar 700 euros (o stages para um 105) por eles? a mim, honestamente, ainda não me convence. já o powerpod pode vir a cair numa categoria que me convença mais!

tal como o alberto fala, as bikes para mim são compradas a pronto... são um hobby e com hobbys não se mexe no dinheiro da mercearia. aqui para os nabos, o powermeter bem usado vai dar uma mais valia de 700 euros sobre um treino bem planeado com BPM's?
 

h_orvalho

Active Member
Fisicamente é estranho, para a mesma velocidade, menos Watts para quem faz Drafting. Parece fisicamente impossível, por isso é que falei em bpm que já não era uma comparação nesta caso, mas uma explicação para um gajo como eu que não entende perfeitamente como isso é possível, acho que teria de ver uma demonstração matemática para perceber isso. Se a resistência do ar fosse desprezável, parece-me obviamente que o Drafting já não servia para nada, e os Watts seriam os mesmo para todos.

Como já foi dito anteriormente se vai na roda... vai a fazer menos esforço, logo tem de aplicar menos força nos pedais logo menos Watts.
 

lgass

Well-Known Member
Fisicamente é estranho, para a mesma velocidade, menos Watts para quem faz Drafting. Parece fisicamente impossível, por isso é que falei em bpm que já não era uma comparação nesta caso, mas uma explicação para um gajo como eu que não entende perfeitamente como isso é possível, acho que teria de ver uma demonstração matemática para perceber isso. Se a resistência do ar fosse desprezável, parece-me obviamente que o Drafting já não servia para nada, e os Watts seriam os mesmo para todos.

eu acho que é lógico! pensa assim: vamos a direito na marginal, e tu vais a bombar à frente... vais a debitar 300 watts... eu vou atrás e até posso parar de pedalar por momentos... se watts é igual a cadência*torque, será sempre menor se eu parar de pedalar... e quando vamos atrás podemos por segundos parar de pedalar...
 

MigC77

Well-Known Member
Fisicamente é estranho, para a mesma velocidade, menos Watts para quem faz Drafting. Parece fisicamente impossível, por isso é que falei em bpm que já não era uma comparação nesta caso, mas uma explicação para um gajo como eu que não entende perfeitamente como isso é possível, acho que teria de ver uma demonstração matemática para perceber isso. Se a resistência do ar fosse desprezável, parece-me obviamente que o Drafting já não servia para nada, e os Watts seriam os mesmo para todos.

Em termos físicos faz todo o sentido, porque só o da frente é que está a desenvolver potência para manter uma certa velocidade e vencer a resistência do ar, o de trás só precisa de desenvolver potência para manter a velocidade ;)

Como dizes e bem se a resistência do ar fosse desprezável o drafting não aportaria nenhuma vantagem e nesse caso ambos os ciclista iriam a desenvolver a mesma potência… Mas isto é tudo muito bonito em condições ideais… a realidade é que as bicicletas não pesam o mesmo, os ciclistas também não… por isso é que depois ouves falar de W/kg ;)

A comparações no ciclismo não são triviais de fazer, há muitos elementos a ter em conta… aqui estamos a falar de forma superficial e em termos puramente teóricos. A realidade é bem mais complexa ;)
 

jocarreira

Well-Known Member
Até pode acontecer ir atrás de um ciclista e a "gastar" mais watts. Imagina que o conjunto ciclista + bicicleta que vai à frente pesa 60kg e o conjunto ciclista + bicicleta que vai atrás pesa 120kg e vão os dois à mesma velocidade. Se a força que o ciclista de trás tem que fazer para manter em movimento a sua massa for maior que aquilo que poupa para vencer a resistência do ar por ir atrás do outro ciclista então irá a "gastar" mais watts do que aquele que vai à frente.

Corrijam-me se estiver enganado.

O bom dos watts é que dá para comparar entre ciclistas, já os BPMs não dão. Se dois ciclistas com o mesmo peso (incluindo a bicicleta) e nas mesmas condições ambientais (vento, ...) e materiais (resistência dos pneus a rolar, dos rolamentos, ...) fizerem um segmento com o mesmo valor de watts então é certo que demoram o mesmo tempo.

Mais uma vez, se estiver errado corrijam. :)
 

Bernalve

Well-Known Member
Como já foi dito anteriormente se vai na roda... vai a fazer menos esforço, logo tem de aplicar menos força nos pedais logo menos Watts.

Mas isto apenas se houver resistência do ar. É aí que quero chegar. Quem vai atrás só vai em menos esforço porque aproveita o facto de estar a receber com menos atrito. Não é assim tão simples, que quem vai na roda aplica menos esforço. Em tudo o que estudei a resistência do ar é uma variável sempre desprezável, por isso é que não consigo ver isso de uma forma tão simples.

Mas já estou a complicar muito, para uma coisa que parece ser simples. :)
 

MigC77

Well-Known Member
Mas isto apenas se houver resistência do ar. É aí que quero chegar. Quem vai atrás só vai em menos esforço porque aproveita o facto de estar a receber com menos atrito. Não é assim tão simples, que quem vai na roda aplica menos esforço. Em tudo o que estudei a resistência do ar é uma variável sempre desprezável, por isso é que não consigo ver isso de uma forma tão simples.

Mas já estou a complicar muito, para uma coisa que parece ser simples. :)

Uma coisa é que numa sala de aulas de física no secundário, se decida desprezar a resistência do ar para simplificar o estudo dessa disciplina, outra coisa é o mundo real e nesse a resistência do ar está longe de ser desprezável… Se assim fosse a aerodinâmica era totalmente desnecessária ;)

Estás é querer simplificar uma coisa que não é assim tão simples ;)
 

lgass

Well-Known Member
a resistência do ar é sempre desprezível... até que vais tu para a frente do pelotão puxar! :p eheheheh
 

albertosemcontador

Well-Known Member
O bom dos watts é que dá para comparar entre ciclistas, já os BPMs não dão. Se dois ciclistas com o mesmo peso (incluindo a bicicleta) e nas mesmas condições ambientais (vento, ...) e materiais (resistência dos pneus a rolar, dos rolamentos, ...) fizerem um segmento com o mesmo valor de watts então é certo que demoram o mesmo tempo.

Mais uma vez, se estiver errado corrijam. :)

Sim!! Com power meters iguais... E, nao te esquecas, muito importante.. Se forem a pedalar lado a lado...

Quanto Ao que dizes que o bom dos watts e dar para comparar ciclistas... Estas enganado... Ha muito Mais coisas boas que Isso, apenas e so uma delas..

O melhor dos watts e conhecermo-nos a nos proprios, a nos mesmos em cima da bicicleta... E depois aperfeicoar e explorar Isso mesmo...

Grande abraco...
 

lgass

Well-Known Member
Sim!! Com power meters iguais... E, nao te esquecas, muito importante.. Se forem a pedalar lado a lado...

Quanto Ao que dizes que o bom dos watts e dar para comparar ciclistas... Estas enganado... Ha muito Mais coisas boas que Isso, apenas e so uma delas..

O melhor dos watts e conhecermo-nos a nos proprios, a nos mesmos em cima da bicicleta... E depois aperfeicoar e explorar Isso mesmo...

Grande abraco...

eu sei que os BPM são influenciados por outros fatores... mas então, fora a fiabilidade dos dados, o que nos dá mais?
 
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