• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[Arquivo] La vélo Duchene: As crónicas de André Carvalho

Status
Not open for further replies.

duchene

Well-Known Member
ac_brm300_2015.jpg


Brevet Randonneur Mondiaux 300 do Baixo Minho e Barroso cumprido com sucesso, em mais um dia fantástico a pedalar para longe com um grande companheirismo e, como habitualmente, com muita aprendizagem nisto de pedalar para longe. Percurso já de si excepcional, mas este ano afinado e com novidades que o elevaram a um outro nível. A dureza aumentou mas isso é absolutamente secundário face ao regalo paisagístico que desfilou perante nós durante todo o dia.

Apesar de só haver fotografias do bloco diurno (o brevet começou às 5h30 e terminou às 23h30) penso que dará para escrever umas linhas acerca da aventura.

Um abraço em especial Luís e ao Afonso que foram os nossos outros representantes foristas no brevet.

Este está então feito, vamos agora ver o que se seguirá!
 

duchene

Well-Known Member
Armando, um PIF com a assinatura duchene poderá estar a ser pensado. Quem sabe em Maio ou Junho... ;)

Obviamente que o recado da corda era para o Afonso que, apesar das lamúrias que aqui foi deixando, se safou sem problemas no brevet. No entanto acredito que se lá fosses também não precisarias de corda nenhuma!


pre_historico
Se reparares na última frase do meu parágrafo e que citaste vês que eu já uso uma dessas baterias. Ainda ontem carregou 75% do GPS depois de esgotada a carga original do aparelho. O telemóvel chegou ao destino com cerca de 50% da carga que lhe fiz em casa.

Esta bateria que levo agora tem 1000mAh e serve perfeitamente para as voltas de 200/300K. Contudo estará para chegar uma bateria compacta de 5000mAh para garantir uma carga extra ao telemóvel e GPS, já a pensar noutras andanças mais demoradas.
 

duchene

Well-Known Member
Deixem-me só emendar a mão e enviar também um grande abraço ao forista Valter que igualmente esteve presente no BRM e mostrou, sem surpresa, que a Dahon consegue percorrer 300km seguidos e muito mais calcorreará quando chegar a altura certa...

O tamanho das rodas é apenas uma particularidade e só vem realçar a grande diversidade de ciclistas e bicicletas presentes nos brevets.
 

afonsobtt

Well-Known Member
Boas
A corda era para eu te auxiliar...
Eu estou muito fortíssimo....:)
Foi pena o frio na parte final..:(
mais uma vez os meus Parabéns...
Estas aventuras só estão ao alcance dos mais fortes...:)
Grande grupo que Brevetou,tudo malta 5***


abraço
 

vhugocosta

Well-Known Member
Estás perdoado André..Lol

Enquanto escreves a crónica do fim de semana, deixo um aspeto importante e que já mencionas-te mas que nunca é demais realçar, que foi o espirito que se viveu nas 18h mais qualquer coisa de "passeio/empeno" entre o grupo. Sem ter acontecido de uma forma propositada (na generalidade) partimos todos juntos e no ultimo PC estávamos todos juntos novamente a comer, a beber, a dizer asneiras (esta ultima parte devido ao cansaço como é óbvio) e de volta até ao ponto de partida para fechar os 300k.

Como é óbvio cada um tem o seu ritmo, ainda para mais nestas longas distâncias em que precisamos muito de nos dosear nos esforços, e saber os limites das nossas capacidades em cada determinado momento com o intuito de atingir o objetivo final, e por mim falo, ás vezes á frente, outras vezes atrás, e na maioria lá pelo meio, mas no final chegar é que é o importante.

Vou ficar a aguardar esse relato...de momento, boa escrita.

Só mais uma coisa, vê lá o que se passa com o teu Garmin porque a mim deu me +4589m..
 

duchene

Well-Known Member
Afonso
Estavas fortíssimo nas pernas e claro, na boa disposição!

De parabéns estamos todos pelo belíssimo dia que passamos em cima das bicicletas e, lá pelo meio, a conviver também fora delas.

O frio... acho que não dei muito por ele até Santa Maria do Bouro, ia vivaço nessas horas de final do dia... Mas na paragem soube bem voltar a vestir as camadas e viajar aconchegado até Esposende. Pior era se estivesse aquela neblina matinal mais húmida.

Para compensar, as horas de sol e calor foram bem agradáveis. Tão agradáveis que no pico do calor e da subida para Lodeiro d'Arque o meu radiador fumegou um bocadinho. Nada que as bombas de gasolina no meio do deserto não resolvessem.


Valter
Apesar de o meu historial de brevets ser substancialmente curto (especialmente comparando com os teus 13) este foi seguramente um dos mais bem coreografados.

Respeitar e manter o ritmo base de cada um é essencial para se chegar em condições ao final. Sempre se diz e é bem verdade, os brevets gerem-se nas paragens. Neste em particular tivemos a sorte de algumas paragens coincidirem entre o ritmo de todos e conseguimos o pleno de agrupar os 11 pelo menos em Cabeceiras, Carreira da Lebre e Santa Maria do Bouro. Não propositadamente como disseste e bem, mas sim porque os ritmos individuais acabaram por se encontrar por lá.

Quanto ao Garmin, desculpa descordar mas as minhas pernas não mediram 4500m AC+... Tendo em conta o brevet do ano passado que teve 3700m, a subida extra de Carvalhelhos este ano e o registo do Afonso que também aponta para 4000m AC+, ousaria dizer que o teu é que foi um exagerado... :)

De qualquer forma, mais 100 menos 100, foi um belíssimo concentrado de acumulado, especialmente no miolo da volta. Vive la montagne!
 

patrick pires

Well-Known Member
Tenho curiosidade em participar nessas "tuas" aventuras André!!
Material já tenho, só falta mesmo é "cambiar" o chip e ter um pouco mais de tempo!! coisa que neste momento anda esgotada em Trás os Montes...

Parabéns pelas tuas conquistas!! :cool:
 
Para mim é um regalo ver um cartão desses todo carimbado e motivo de orgulho.
E pela forma como falas sente-se a tua satisfação e entusiasmo. Parabéns!
Como já referi atrás esse BRM deve ser muito especial por várias razões, só de ver as fotos que "por aí" andam.... espectacular...
tenho pena que este ano não tenha sido possível para mim, espero compensar a minha lacuna de pedalar no norte ainda este ano no Douro Vinhateiro
 

duchene

Well-Known Member
Obrigado a todos. Como sabem, há que relativizar este sucesso. Foi uma jornada muito interessante, é certo, mas trata-se apenas o segundo degrau na "escala randonneur". Muito mais há ainda para pedalar.

Com calma e tempo lá se vai experimentando os restantes degraus...

Patrick
A viagem e a paisagem são só metade da experiência. Por isso que pegar no track, ir lá fazer e "poupar os 10€" não é bem a mesma coisa...
Assim sendo, e porque a logística talvez seja mais favorável para ti, espero que possas participar pelo menos no brevet do Douro...



Não brevetaste por cá, mas tens tido experiências engraçadas noutros contextos. Acredito que também seja interessante ver como funcionam as coisas num país em que isto dos brevets é uma prática quase centenária... pelo que já partilhaste, o espírito é basicamente o mesmo independentemente de serem 10 ou 100 participantes.

Ainda não sei se conseguirei fazer o BRM do Douro por uma questão de agenda mas nunca se sabe. Veremos se nos encontramos por lá ou não... entretanto, ainda muitas pedaladas se farão!

Ângela
Infelizmente as flèches colidem com um compromisso de agenda inadiável e, por isso, não conseguirei participar. Ao contrário do ano passado, nesta altura seria algo em que alinharia com convicção. Para o ano certamente calhará melhor.

O planos Randonneur passam, para já, apenas pelo BRM400 no Alqueva. E poderá ficar por aí a "temporada" deste ano já que o segundo BRM400 e o BRM200 aqui do Douro são em datas em que, como acabei de escrever, provavelmente não terei margem de manobra para participar.


--

A crónica do BRM300 está francamente atrasada, mas como não andei este fim-de-semana, também não há novidades a pressionar a escrita. Vamos ver se dou conta da coisa nos próximos dias!
 

duchene

Well-Known Member
Uma volta muito pequena, 15Km de sterrato, subidas com 17% de inclinação, uma paisagem natural de cortar a respiração e claro... sopa!

Tudo isto e muito mais, ao longo do dia de amanhã, em directo no meu Instagram: https://instagram.com/laveloduchene/ :eek:

Para quem também se vai divertir na estrada, boas pedaladas!
 

duchene

Well-Known Member
Caríssimos,

Como os mais atentos já poderão ter reparado, a falta de notícias deixou antever que não se chegou a concretizar o passeio previsto para o passado sábado. Por outro lado, a crónica do BRM300 também não está completa e não me parece que vá ter disposição para a acabar nos próximos tempos.

Assim sendo, para não ficar muito em falta deixo-vos aqui apenas os registos fotográficos do brevet, uma vez que já estavam separados e processados. Assim, pelo menos não se perdem.

ac_brm300barroso_52.jpg


ac_brm300barroso_51.jpg


ac_brm300barroso_50.jpg


ac_brm300barroso_49.jpg


ac_brm300barroso_47.jpg


ac_brm300barroso_48.jpg


ac_brm300barroso_02.jpg


ac_brm300barroso_46.jpg


ac_brm300barroso_45.jpg


ac_brm300barroso_44.jpg


ac_brm300barroso_43.jpg


ac_brm300barroso_42.jpg


ac_brm300barroso_41.jpg


ac_brm300barroso_40.jpg


ac_brm300barroso_39.jpg


ac_brm300barroso_38.jpg


ac_brm300barroso_37.jpg


ac_brm300barroso_01.jpg


ac_brm300barroso_36.jpg


ac_brm300barroso_35.jpg


ac_brm300barroso_34.jpg


ac_brm300barroso_33.jpg


ac_brm300barroso_32.jpg


ac_brm300barroso_31.jpg


ac_brm300barroso_30.jpg


ac_brm300barroso_28.jpg


ac_brm300barroso_27.jpg


ac_brm300barroso_26.jpg


ac_brm300barroso_25.jpg


ac_brm300barroso_24.jpg


ac_brm300barroso_23.jpg


ac_brm300barroso_22.jpg


ac_brm300barroso_21.jpg


ac_brm300barroso_20.jpg


ac_brm300barroso_19.jpg


ac_brm300barroso_18.jpg


ac_brm300barroso_17.jpg


ac_brm300barroso_16.jpg


ac_brm300barroso_15.jpg


ac_brm300barroso_13.jpg


ac_brm300barroso_12.jpg


ac_brm300barroso_11.jpg


ac_brm300barroso_09.jpg


ac_brm300barroso_10.jpg


ac_brm300barroso_08.jpg


ac_brm300barroso_03.jpg


ac_brm300barroso_04.jpg


ac_brm300barroso_06.jpg


ac_brm300barroso_05.jpg


ac_brm300barroso_53.jpg


--

Mais novidades um dia destes...
 
cool!!! :cool:
chega-se ao trabalho, faz-se o check matinal virtual pré-labuta e vejo este "post"... e o que apetecce fazer? passar o dia sentado a olhar para o PC??? :mad:
adoro a foto do pesssoal abancado na palheta eheheh mostra muito do espirito destas aventuras, pedalar muitas horas a disfrutar cada momento...
ab
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Boas Duchene… Lindas fotos e lindo espirito…
Tem meninas muito lindas na vossa companhia!! :)

Ja agora tambem achei de genio e bastante giro e interessante o pormenor dos carimbos… :)

E continuar!! :)
grande abraco...
 

vhugocosta

Well-Known Member
Afinal sempre esmeraste nas fotos..

Não ficas com a sensação que havia muito mais para mostrar?

Vendo as imagens e passado algum tempo, efetivamente posso dizer foi "um dia em grande", em todos os (bons) sentidos. Venham mais assim, quem sabe agora um pouco mais a Sul?

Abraço
 

duchene

Well-Known Member

Bem sabes que os brevets são assim. Alturas há em que é preciso alguém se impor para toda a gente voltar à estrada, tão agradável que está a cavaqueira.

Para stressante já chega o dia-a-dia!

Afonso
Já falta pouco para a volta ao grande lago!

albertosemcontador
Obrigado.

As meninas eram de uma óptima selecção, com o aço, o alumínio e o titânio em maioria (9 em 11). De resto, havendo alma e calma, tudo se pedala.

Os carimbos, são uma consequência da inexistência de GPS nos longínquos anos de 1921. Dão uma certa piada à coisa e no final fica uma palpável recordação do percurso efectuado.

Valter
As fotografias foram espremidas do que consegui ir registando com o telemóvel... As luvas, o esforço e as descidas nem sempre foram compatíveis com um registo mais alargado...

Fica sempre muito por mostrar. Sempre!

Por um lado nota-se pelos saltos temporais, bem presentes na narrativa fotográfica e empolados pela ausência do apoio da prosa. Mas, por outro, a quantidade de estímulos visuais é tanta que mesmo nas zonas de onde trouxe uma foto, poderia ter trazido muitas mais...

Vamos ver quando tenho cabeça (e não esteja a chover) para voltar à estrada. talvez a tempo de amealhar mais qualquer coisa nas pernas antes de rumar a Sul... senão, terá de ser como estiver!

Abraço!
 

petrix

Well-Known Member
Até dá mesmo vontade de perguntar, se essas belas paisagens são mesmo portuguesas ... com tão excelentes estradas que as serpenteiam, aparentemente tão calmas ...parecem mesmo que nos convidam para as percorrer. :)

Mas claro, só um grande fotógrafo é capaz de transmitir essas sensações através de uma "simples" fotografia. :)

Mais uma vez obrigado pela partilha.

Grande abraço André!
 

Armando

New Member
300...este numero dá-me cabo da miuleira toda.

Talvez um dia! Mas tem que ser no dia 21 Junho, que é quando o dia é mais comprido em claridade.

As fotos deixam sempre agua a crescer na boca com as paisagens ilustradas.

Vós sois todos uns valentões.
 
Excelentes fotos André! Reconheci alguns locais e as fotos estão ao nível das estradas que percorreste :)

Quanto ao resto, tudo passa... É respirar fundo e resignar, a vida deve ser isto mesmo acho eu. Uma volta sozinho fará o necessário pela tua alma!

Abraço
 
Status
Not open for further replies.
Top