É uma pergunta pertinente. Mas ao contrário dos nossos meios de informação, os ingleses da BBC ainda têm alguma noção sobre o que é um serviço público e fizeram esta espetacular reportagem sobre os motivos de tanta popularidade das bicicletas na Holanda. Está em inglês mas quem tiver dificuldades pode usar o tradutor da google:
http://www.bbc.co.uk/news/magazine-23587916
Só umas brevíssimas notas:
- Nas rotundas, as bibicletas têm prioridade
- Há placas em determinadas ruas que dizem qualquer coisa como: "Rua destinada a bicicletas. Os automóveis são convidados"
- Há respeito pelos ciclistas, mas por sua vez estes são obrigados a cumprir escrupulosamente as regras impostas
- Independentemente de quem tem culpa num acidente, os condutores de automóveis suportam 50% do custo do mesmo
Este último ponto deve ter feito levantar algumas sobrancelhas, pelo que transcrevo o artigo: "Accidents do still happen of course, but in the event of a collision involving a cyclist, insurers refer to Article 185 of the Dutch Road Safety Code which deals with something called "strict liability". It is often mistakenly interpreted as a law that establishes guilt. What it essentially means is the driver will usually be expected to cover at least 50% of the financial costs to the cyclist and their bike."
http://www.bbc.co.uk/news/magazine-23587916
Só umas brevíssimas notas:
- Nas rotundas, as bibicletas têm prioridade
- Há placas em determinadas ruas que dizem qualquer coisa como: "Rua destinada a bicicletas. Os automóveis são convidados"
- Há respeito pelos ciclistas, mas por sua vez estes são obrigados a cumprir escrupulosamente as regras impostas
- Independentemente de quem tem culpa num acidente, os condutores de automóveis suportam 50% do custo do mesmo
Este último ponto deve ter feito levantar algumas sobrancelhas, pelo que transcrevo o artigo: "Accidents do still happen of course, but in the event of a collision involving a cyclist, insurers refer to Article 185 of the Dutch Road Safety Code which deals with something called "strict liability". It is often mistakenly interpreted as a law that establishes guilt. What it essentially means is the driver will usually be expected to cover at least 50% of the financial costs to the cyclist and their bike."