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Troca manípulos das velocidades / travões

jimlizard

Member
Hoje deparei-me com um problema completamente inesperado, quando tentava instalar o guiador Deda Newton, que tinha acabado de receber.
Antes de dar a volta da tarde, não resisti a montá-lo e a colocar também a fita vermelha da Deda, que tinha encomendado.

Lá coloquei mãos à obra:
Desapertei o avanço, retirei a fita do guiador, desapertei os cabos, de seguida o manípulo direito e, quando estava o processo de desmontagem quase terminado, eis que me surge um grande problema ao desapertar o manípulo esquerdo. O parafuso da abraçadeira metálica que prende o manípulo ao guiador, tinha a cabeça completamente destruída.
O espertalhão que montou aquilo deve ter utilizado todo o tipo de ferramenta, com excepção de uma chave sextavada, de modo que apesar de ter experimentado todos os métodos e mais alguns, foi impossível retirar o parafuso, porque o encaixe da cabeça era puramente circular. Como se não bastasse, o aperto era de tal forma exagerado, que nem após pregar literalmente um chave de fenda na cabeça, a consegui girar sem destruir o que restava.

Como o meu guiador era relativamente barato (um ITM 330 Super), fui ao ponto extremo de o serrar, de forma a retirar o manípulo, com esperança de conseguir trabalhar melhor.
De nada adiantou.
Já me deparei com várias situações destas, em que os parafusos dão enormes dores de cabeça, mas definitivamente este é um caso crítico, porque aquilo está completamente colado e sem forma de desapertar.
Um dia mais tarde, com mais paciência, pego novamente naquilo e tento desapertar a abraçadeira, mas estou tão aborrecido com a situação, que estou decidido a comprar dois manípulos Record 10v, que é um "upgrade" que já tencionava fazer daqui a uns 2 ou 3 meses.

Tenho alguns usados em vista e vou ver se consigo adquiri-los ao melhor preço possível e, especialmente, tê-los em mão quanto antes, até porque já me estou a ver mais de duas semanas sem bicicleta. :(
Estando decidido a instalar os novos, não me vale a pena perder mais tempo a tentar resolver o problema neste momento, até porque iria desperdiçar outra fita de guiador se os instalasse temporariamente.

A minha dúvida é a seguinte:

O modelo que eu tenho em vista é este, de 2008:

http://www.bike24.com/1.php?content...page=1;pid=38;menuid1=4;menuid2=0;mid=0;pgc=0

Tem a designação QS, cujo sistema pelos vistos optimiza a troca de velocidades com o manípulo esquerdo.
Sei que é necessário ter um desviador dianteiro da mesma gama para utilizar este sistema, no entanto gostava de saber se é necessário tê-lo para utilizar o manípulo de uma forma geral, ou se será perfeitamente compatível com o meu desviador Veloce 10v.
Eu creio que não haverá qualquer incompatibilidade, de qualquer forma é algo que gostaria de confirmar.

Após a troca é necessário (ou pelo menos conveniente) trocar todos os cabos, correcto?

A afinação é muito complicada para trabalho caseiro, ou é altamente recomendado deixar o trabalho para profissionais? É que na possibilidade de ser relativamente acessível, preferia ser eu a fazê-la, já que sei que a maioria dos mecânicos não gosta de afinar o que não vende, especialmente quando são componentes acabados de instalar, mesmo que usados.

Conhecem algum site com manuais e dicas de instalação / afinação, ou algum vídeo no youtube?

A mecânica faz parte da minha vida profissional como tal, apesar das bicicletas serem algo novo na minha vida, uma operação deste género não deverá ser nenhum "bicho de sete cabeças".

Mas se for, avisem-me quanto antes, por favor, de forma a evitar fazer asneiras. :D



Ah, agora a parte em que vos confesso a minha estupidez, de forma a que se possam rir um bocado, como recompensa pela paciência de ler tudo isto.

Depois de toda esta confusão, verifiquei que comprei o guiador sem prestar a menor atenção ao diâmetro central, que não é compatível como o meu avanço, que tem de ser 31.7mm! :D
Provavelmente vou encomendar um Deda Quattro, que é da mesma gama do meu 3T THE e suficientemente leve.
Não sendo o tema principal deste tópico, alguém tem experiência com este modelo?

Obrigado desde já pela vossa ajuda. :)
 

jimlizard

Member
Entretanto já comprei os manípulos Record QS 10v.
O que gostava de acrescentar era um pedido de recomendação para cabos de boa qualidade. :)

Obrigado uma vez mais.
 

PedroH

Member
parafusos sextavados "comidos" ja nao saem, tem de se meter uma broca e com o berbekim acabar com ele de vez, depois o que sobra dele é retirado com um alicate de griffos(de pressão)

mas cada caso é um caso...
 

jimlizard

Member
Atenção : http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=568

Muito obrigado pela dica. Foi precisamente essa a impressão com que fiquei, pois não encontrei uma solução mais "civilizada" para o retirar.
Já estava com ideia de utilizar o berbequim como último recurso, apesar do local não ser o mais prático para trabalhar, já que a geometria dos manípulos impede que se utilize ferramenta com alinhamento vertical. Assim é quase obrigatório furar um pouco na diagonal.
Uma coisa tão simples e tornou-se uma confusão...
 

duchene

Well-Known Member
Quanto aos cabos, podes experimentar os kits da jagwire. São acessíveis (14 euros o kit) na fizzbikes, existem em várias cores e a qualidade é muito boa.

Cabos revestidos a teflon, ferragens de alumínio e ponteiras anti água e anti lixo fazem destes kits uma boa aposta.

http://fizzbikes.com/?topic=listing&cat=49&product=3466

Eu tenho o kit de travão e de mudança na de estrada e o kit de mudanças na de btt e recomendo vivamente.
 

NO FLATS

New Member
Em relação ao parafuso tambem poderias colocar um parafuso com cabeça sextavada normal dentro do parafuso moido e dar-lhe um pingo com uma semi-automática (não sei se existe espaço para o fazer).

Em relação a afinação das mudanças canpagnolo dá um pouco mais de trabalho mas não é nenhuma dor de cabeça. Colocas cabos e bichas novas, enroscas os afinadores todos, colocas a manete na ultima mudança e a corrente na cassete tambem na ultima mudança e esticas o cabo, não muito apenas o suficiente para não ficar com folga. Depois vais experimentando e vais dando a tensão que seja necessária ao cabo.

Passando alguns km é normal que as mudanças desafinem um pouco, nessa altura é necessário tensionar um pouco mais o cabo.

Em relação ao limitadores dos desviadores em principio não necessitas de mexer porque em principio já estão afinados.

Espero ter sido útil. Caso tenhas alguma dúvida diz alguma coisa
 

jimlizard

Member
Duchene,

Agradeço a sugestão dos cabos. Por acaso já tinha visto a descrição que fizeste sobre este modelo - na análise da tua bicicleta - e pareceram-me uma excelente compra.
Segui a recomendação e acabei de comprar um kit completo para travões e velocidades, no ebay.
Poupei marginalmente em relação ao preço das lojas online, pude pagar por paypal o que foi mais prático para mim agora e, não menos importante, havia disponível em preto, que era a cor que eu pretendia.

NO FLATS,

Muito obrigado pelas dicas. Era precisamente isto que eu pretendia, ou seja, uma explicação simples e resumida. :)
Vamos lá ver se o procedimento também resulta bem, sem complicações na afinação.

A ideia de soldar outro parafuso na cabeça do danificado é também muito boa. Tenho de ver se há espaço disponível mas, se houver, parece-me ser um método preferível ao berbequim. Sempre é menos arriscado e creio que será fiável. Depois hei-de tentar.

Quando receber os cabos e desviadores, logo tento montar tudo e digo como correu.

Entretanto já comprei o avanço Deda Quattro, por isso espero ter a bicicleta a circular o mais rapidamente possível. Depois de nos habituarmos a circular diariamente com ela, é doloroso vê-la encostada, especialmente em dias de sol. :)
 
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