• Olá Guest , consideras uma subscrição anual de 16€ para manter o fórum online? Se alinhas deixa a tua mensagem neste tópico.

Rose X-Lite Four Force 2018 ... Finalmente

SaintRider

Well-Known Member
Boas,

finalmente chegou a minha nova Bicicleta, e é uma ROSE. Como é uma marca|modelo dificil de encontrar pelas nossas terras....deixo aqui o meu testemunho sobre o modelo e processo de compra.......

Há muito tempo andava a namorar uma nova montada, sendo o meu objectivo uma bike mais leve que a que me tem acompanhado atualmente, a minha fiel Boardman TEAM de 2011 com cerca de 9,5 Kg. O meu objectivo é sempre ter bom equipamento para treinar que me permita tirar o maximo rendimento da máquina e das pernas, na melhor relação preço/Qualidade/Equipamento. Não me interessa a marca, nem o modelo da moda... De um ano para cá voltei a treinar com alguma regularidade (cerca de 250km semana), perdi os 10kg que tinha a mais (1,78m 78kg ->68kg ). Como já não podia perder mais peso.....agora é preciso ser ela a emagrecer um bocadinho :).

Depois de muitas pesquisas, entre várias marcas e modelos, inclusive configurações especificas customizadas comprando todos os componentes em separado, encontrei este modelo da Rose que me chamou a atenção pelo preço, peso e caracteristicas técnicas....Um Quadro, aos meus olhos, esteticamente muito interessante com uma geometria entre o Racing e o Endurance (o que procurava) com cerca de 860g e grupo completo SRAM Force 22, Componentes da Ritchey que não sendo de topo(nem se espera numa bicicleta desta gama), são muito interessantes. . As rodas DT Swiss P1750 também já permitiriam tubeless e pneus de maiores dimensões (sendo que a Boardman tem 23mm). No total uma excelente relação qualidade preço por cerca de 2299€.

Ir contra as marés tem os seus prós e contras.......a bicicleta é mais exclusiva, dificilmente se encontra igual em portugal (Com a Boardman foi o mesmo, em todos estes anos devo ter encontrado um modelo parecido por ser de um ano anterior). Como contra as informações, reviews, opiniões são escassas. Mas isso não me demove. Quando gosto, pesquiso, pesquiso e arrisco. Alguém tem de desbravar o terreno, que assim seja.

Fiz várias pesquisas relativamente ao modelo e não encontrei muita informação. Não conhecia bem a marca, alemã, que opera num modelo de negocio semelhante ao da CANYON, Online, com a vantagem de se poder customizar alguns componentes (Para mim grande vantagem porque queria algumas coisas especificas).

O Modelo....ROSE X-LITE Four Force (https://www.rosebikes.com/rose-x-lite-four-force-2661733)

bG9jYWw6Ly8vcHJvZHVjdC8yMjYzODM1XzEucG5n.jpeg


PESO ORIGINAL

A marca declara um peso de 6.7 Kg (Quadro 57) sem pedais (com uma variação de +- 5%), ou seja até aprox ( 7 kg ). cerca de 860g para o quadro e 320 para a forqueta)

Componentes:

Quadro: T30/40 HM/HT carbon, from approx. 860 g UD-Carbon/Piano-Black/Pure-White 55cm
Forqueta: High Performance Carbon, tapered UD-Carbon/Piano-Black/Pure-White
Rodas: DT Swiss P1750 Spline black (without red) 28"
Pneus: Continental GP4000 S II, 700x25 black/black
Pedaleiro: SRAM Force22 52/36 black 170m
Cassette: SRAM PG- 1170 11-speed 11-28
Desviador Frente: SRAM Force double/11-speed Desviador Trás: SRAM Force 22 11-speed WiFli (max. 32t.)
Corrente: SRAM PC-1170 11-speed
Manetes: SRAM Force 11-speed/double
Travões: SRAM Force
Guiador: Ritchey WCS Evo Curve blatte 38cm
Fitas Guiador: fi´zi:k Microtex black
Avanço: Ritchey WCS C220 blatte 90mm
Espaçadores: ROSE aluminium spacer black 20mm (2x10mm)
Selim: Selle Italia SLR FLOW black/black
Espigao: Ritchey WCS Carbon Link Flexlogic 350 mm UD matt 27,2mm

Como tinhas alguns requisitos fiz as seguintes alterações À configuração:

Quadro 55 cm

RODAS
Ao invés das DT Swiss optei por fazer o upgrade para as MAVIC KSYRIUM ELITE Black 25" WTS 2018 UST, cerca de 227€ mais. Apesar das DT Swiss já serem tubeless ready a minha Boardman Team trazia umas MAvic AKsyum que sempre foram à prova de Bala.....também na BTT tenho umas CROSSMAX SLR UST que são espetaculares (Zero furos em tubeless desde que as coloquei, ou melhor furos varios.....mas sempre corrigidos pelo liquido) portanto queria experimentar o UST em Estrada e largar as camaras. As MAvic são 60 gramas mais leves....mas nem é por ai......).

PNEUS

Como queria um sistema Tubeless, paguei 5€ mais para alterar os Continental GP4000 para os Schwable PRo ONE Evo tubeless. Só mais tarde depois de ter feito a encomenda e pago me dei conta de que as MAVIC já trazem pneus, os novos YKSION PRO UST, que casam com a jante.......

Pedaleiro e Cassete

Escolhi 52x36 de 172,5mm, com cassete 11x32, o mesmo sistema que já utilizava na Boardman. Alteraçao sem custos adicionais.

Outros....

Alterado Guiador para medida 42 cm, mantido o avanço nos 90mm, e trocadas as fitas do guiador por fitas de gel brancas.....

Planeava utilizar o meu selim, um SELLE SMP Evolution, Branco, portanto alterei a cor das fitas e comprei pedais iguais aos que já tinha uns LOOK KEO MAX2 também em Branco para harmonizar a coisa....

A COMPRA.....

O site da Rose tem alguns problemas no configurador.....não consegui por exemplo escolher a opção 52x36 na medida 172,5mm, mas enviei-lhes email e liguei para lá...responderam às minhas dúvidas...Deixei nota na altura da compra com a confirmação dos componentes que escolhi, para garantir que tudo chegava como tinha pedido. O site estimava um prazo de duas semanas a 3 semanas para a entrega. Fiz a compra dia 2 de Outubro. Dia 4 recebi um email com a fatura e com a lista de todos os componentes (Batia tudo certo com o que tinha encomendado) e com a indicação da data de montagem (19 de Outubro). Dia 18 de Outubro, contactei o representante da Marca em Espanha, o Oskar (do qual tive conhecimento através do foromtb em espanha onde tem participaçao ativa como representante da marca) para indagar se me sabia dizer o estado da encomenda e quando seria enviada. Respondeu-me pouco tempo depois que não via problemas com a minha encomenda, portanto deveria ser montada no dia 19 e enviada no proprio dia. Dia 19 de Outubro recebi a mensagem de Envio com tracking number da DHL. Sexta-Feira dia 26 de Outubro a encomenda foi-me entregue via CTT Expresso. Entretanto os pedais já haviam sido enviados na semana anterior via DHL, enviados dia 8 de Outubro e entregues via DHL dia 12.

O meu feedback (apesar de ter houvido horrores do suporte e cumprimentos de prazos por parte da ROSE nas minhas pesquisas) é extremamente positivo. Cumpriram com todos os prazos que se propuseram. Aqueles que deles não dependem (DHL|CTT) também correram num periodo considerado normal.

UNBOXING....



A caixa chegou finalmente sem grandes impactos...(1 ou outro risco no cartao). A bike vinha muito bem embalada completamente afinada, já com pasta de carbono no tubo do selim. Foi só endireitar o guiador, encaixar a roda da frente e apertar tudo com a chave dinamometrica. Depois de tudo montado, já com o suporte de Wahoo Bolt e o Wahoo, os suportes garrafa, o Selle SMP e os pedais, abaixo o aspecto da menina.



Um aspecto muito positivo.......como tinha pedido inicialmente os pneus Schwalbe Pro One e só depois de ter feito a encomenda me ter apercebido que as rodas MAVIC traziam YKSION fiquei na expectativa do que iria acontecer.....De facto vieram os SChwalbe PRO ONE montados, mas dentro da caixa vinham embalados dois MAVIC YKSION Pro UST. Ou seja, tenho um jogo adicional de pneus tubeless de reserva.

Ficou no total 7.31 kg já com pedais, suportes e Wahoo. Atenção que 52x36, pedais cassete 11x32, o selim não é particularmente leve....ficou dentro das minhas espectativas. "Emagreci" de um dia para o outro 2,2 kg e isso sente-se.....Os mesmos Watts para menos peso......Estrago com portes 2600 € aprox.

Ontem sabado foi fazer a estreia.....120Km e com uma ventania desgraçada....

https://www.strava.com/activities/1929870419

Espetacular, o fit foi à primeira, e as minhas contas estavam certas por ter optado o avanço de 90mm. A minha atual boardman tinha um avanço muito longo 120, e andava ligeiramente esticado....mas ja estava habituado. Agora este quadro assim está perfeito. A leveza tanto do conjunto bem como as rodas em aceleração sente-se bem. A subir então......ui...

AWESOME......



 

SaintRider

Well-Known Member
Ele disse "essas medidas eram erro de configurador"
Por isso com toda a certeza não terá escolhido aqueles tamanhos

ERIC, tal como o Bogas disse..... após a lista de componentes tenho a lista de alterações que fiz.....o guiador escolhido é um 42 e os cranks 172,5. Não tenho fisionomia tipo alien....lol...
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Ena, advogado e Juiz de defesa!

@SaintRider,

Ressalta à vista a lista e como li em Z todo o resto escapou-me o pormenor das alterações que efectuou e escreve.
Até eu já começava a acreditar que uma da DECATHLON era bem melhor!!!
 

SaintRider

Well-Known Member
Ena, advogado e Juiz de defesa!

@SaintRider,

Ressalta à vista a lista e como li em Z todo o resto escapou-me o pormenor das alterações que efectuou e escreve.
Até eu já começava a acreditar que uma da DECATHLON era bem melhor!!!

Seria a primeira vez que veria uma comparação ser distinguida pela medida do guiador e dos cranks.....;). Não tenho nada contra a Decathlon, boa relação qualidade preço. A minha BTT (ainda antiguinha roda 26"), é uma Rockrider 8.2, se bem que da configuração original já só restam o quadro e a suspensao......
 
Top Bottom