• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Rallys - Grupo B

Tremoço

Member
Boas burning,

também sou um amante dos rallys tal como de outras classes do automobilismo, também tenho pena de não ser nascido nesta época de ouro mas mais recentemente tive oportunidade de ver o audi na ROC aqui no dragão, aquele som é magnifico e a dump valve a descomprimir então não á palavras para descrever...
 

FVA

New Member
Boas,

Ainda tive o prazer de assitir a umas quantas "noites de Arganil", mas, infelizmente, já sem o Grupo B.

Deixo-vos mais um video (já o vi vezes sem conta :))

O som dos Audi é brutal, mas o que arrepia realmente é o comportamento do público! Completamente suicida ... ...

http://www.youtube.com/watch?v=NAbsLE885nw


Abraços

(edit)

Já agora deixo-vos um bloco de 7 videos com uma série de documentários sobre os extintos e saudosos Grupo B:

http://www.youtube.com/watch?v=hv5Jto1Zdd4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=n_ESpFf3rRo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=zuWZKmSNuLk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=9Sw1W73TORs&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=K12Pco31624&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=4HAMjeSyTyM

http://www.youtube.com/watch?v=mmq0KU85SzI&feature=related
 
Last edited:

Burning Dogma

New Member
Ainda à tempos saquei esses vídeos do youtube:D

Cá em casa tenho algumas fotos que o meu pai tirou nesses anos, quem em Sintra, quer nas classificativas da Candosa e de Arganil.

O público era realmente muito inconsciente. Mas além da inconsciência eu acho que até era mais a admiração e paixão que eles tinham por aqueles pilotos. As pessoas quase deviam pensar que mestres daqueles nunca tinham acidentes. Além disso, sempre se falou mal do nosso público, mas se formos ver nos outros rallys era a mesma coisa, basta ver imagens do Monte Carlo.
 

FVA

New Member
Lembro-me de ter um video sobre os Grupo B, ainda em VHS, no qual o Walter Rohl dizia que era necessário ser um pouco louco para conduzir aqueles carros daquela forma, onde tudo se sucedia em fracções de segundo.

Vendo os videos percebe-se que ele não estava a mentir ... ... :D:D
 

Burning Dogma

New Member
Será que se nos dias de hoje com as provas organizadas de modo totalmente diferente no que diz respeito à segurança, haveria condições para acabar com o limite de 300cv nos WRC e voltar a subir as potências para os 550/600cv sem haver desgraças? Ou até mesmo para a casa dos 450cv.

PS: 600cv num carro de rally é uma monstruosidade sem paralelo:D
 

FVA

New Member
Será que se nos dias de hoje com as provas organizadas de modo totalmente diferente no que diz respeito à segurança, haveria condições para acabar com o limite de 300cv nos WRC e voltar a subir as potências para os 550/600cv sem haver desgraças? Ou até mesmo para a casa dos 450cv.

Há uns anos atrás tinha o hábito de seguir os ralis de perto (nacionais e mundial), agora acompanho mas de forma menos entusiasta, de qualquer modo parece-me que a tendência é para haver cada vez mais restrições em termos de potência dos carros ou de tecnologias de ponta que elevem a patamares muito elevados a performance dos carros, isto porque o objectivo (penso eu!) será o de reduzir os custos para as equipas de modo a permitir uma maior aderência de marcas e patrocínios e, teoricamente, aumentar a competitividade entre marcas e pilotos!

Penso que até houve, hás uns tempos atrás, rumores que os WRC iriam terminar, quando surgiram os Super2000, que têm muito mais semelhanças com os carros de série do que os WRC.

Mas relativamente à tua questão, penso que sim!, hoje em dia haveria condições para os carros de rali terem potências da ordem dos 450 equídeos :D, e acima de tudo para voltarmos a ter o prazer de ver esse tipo de "bestas" a devorar os troços! Inclusivamente, lembro-me do C. Sainz "confessar" uma vez que achava que mais uma centena de cavalos (nos WRC) seriam bem vindos e ajudaria à segurança na condução :confused: ... ... :)
 

Burning Dogma

New Member
Eu também quase deixei de ver rallys. É que não há nada que entusiasme, faltam pilotos que agarrem as pessoas à modalidade, falta guerra entre marcas, falta tudo isso. Ainda me lembro quando à uns 8 anos atrás tinhamos grandes campeões como Colin McRae (Deus o guarde), Carlos Sainz, Tommi Makinen, Richard Burns (outro que se perdeu), etc. Grandes pilotos, grandes carros, era espectáculo garantido. Era luta pelo campeonato até ao último rally. Agora só ganha o Loeb, que nem pinta de campeão tem.

Felizmente existe o youtube onde se pode reviver os anos dourados.
 

Tremoço

Member
Realmente de á uns anos para cá o rally anda muito parado, claro que o loeb é muito bom condutor mas falata a parte de espectaculo na sua condução e falta alguem para fazer frente...
A nivel de marcas isso sim +e muito maus, ja que só existem duas e á uns anos atraz existiam bem mais...

Para mim agora o que tem futuro é o WTCC e agora com os motores que vão ser impostos em 2011 ainda melhor, vai passar tudo a correr com motor 1600cc turbo...
 
Top