Quando se é nabo... Perdi toda a afinação no desviador traseiro

elchocollat

Well-Known Member
Pois é isso.
Queria evitar ir ao mecânico... Bem me fod que se calhar é o que vai acontecer.
Tinha o desviador traseiro desafinado.
Fui dar uma afinação... Quem não sabe........
Então o "aperto" saiu, ou seja, não conseguia dar tensão no cabo.
Tive que o desapertar, voltar a apertar o aperto e voltar a dar tensão no cabo.
Não saio do pinhão mais pequeno.
Vou despertando, e quando dou por mim já desenrosquei o aperto e não consigo aliviar a tensão.

Tenso já eu estou.

Alguma ideia do que estou a fazer mal? :(
 

elchocollat

Well-Known Member
Carago, ser nabo é muito complicado!
Não acho que seja uma operação difícil... Vejo vídeos e parece que estou a seguir as ideias todas, mas pelos vistos... Oh valha-me deus santo cristo
 

Bruso

Well-Known Member
Faz um vídeo do que se passa com o teu desviador. É mais fácil.
Aliás o mais fácil é ires ao mecânico mas se fores como eu isso é sempre a última opção:D
 

Pires

Well-Known Member
Carago, ser nabo é muito complicado!
Não acho que seja uma operação difícil... Vejo vídeos e parece que estou a seguir as ideias todas, mas pelos vistos... Oh valha-me deus santo cristo
O mais importante é o início da operação.
1° aliviar o cabo do desviador desapertando o parafuso
2° retirar todas as voltas no regulador de tensão e depois dar 1 volta para teres margem para futuras afinações

Depois disso puchas o cabo à mão para retirar a folga e voltas a apertar o parafuso para o prender.
A afinação começa por definir os limites Hi/Lo e por fim acertar a tensão com o regulador.
Os videos do YouTube são muito bons :p
 

elchocollat

Well-Known Member
Acabo sempre com o desafinador (o qual chamei de aperto acima) fora do sítio, de tanto dar folga...
Lá vou encaixa-lo mais uma vez. Aperta-se todo no desviador certo?

IMG-20200611-100810.jpg
 

torui

Well-Known Member
Isso acontece, eu também já fiz dessas...quem nunca errou que atire a primeira pedra. Acabei por conseguir resolver a afinação através de vídeos que estão disponíveis na net mas levei algum tempo até conseguir acertar. Faz antes um vídeo, para podermos ver os procedimentos; o pessoal mais experiente aqui do forum ajuda-te com toda a certeza...
 

Bruso

Well-Known Member
ahhh ok. Peço desculpa então xD. Não és assim tão nabo.

No desviador mete na mudança mais pessada para dares a folga toda ao cabo, depois puxas o cabo com força e apertas no desviador. E o desviador tem de funcionar. Esse afinador é só para ajustar entre mudanças.
 

elchocollat

Well-Known Member
Está a escapar-me qualquer coisa...
Ponto inicial:
-apertei o afinador ao máximo no desviador (toda a folga para tensão)
-puxei o cabo com força e apertei no desviador
 

Bruso

Well-Known Member
Está a escapar-me qualquer coisa...
Ponto inicial:
-apertei o afinador ao máximo no desviador (toda a folga para tensão)
-puxei o cabo com força e apertei no desviador
Na manete mete na mudança mais pesada. Provavelmente tens a manete numa mudança alta o que faz com que tenhas tensão no cabo.
 

elchocollat

Well-Known Member
Mais nada
Portanto, já consegui mudar.
Mas chego a meiobda cassete e o afinador parece que não roda mais, tenho qie fazer imensa força... Faz sentido? E já perdi a afinação toda entretanto
 

Bruso

Well-Known Member
Para subires na cassete não tens que mexer no afinador. Por isso é que tens de puxar o cabo com bastante força antes de apertares. Usa um alicate.

Quando foi a última vez que mudaste o cabo? Isso parece-me que está bem preso.
 
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