O Douro é sempre muito tenso nos primeiros km's, enquanto se vai na N222 e de facto apanha-se de tudo. Os que têm mais medo de andar em pelotão e aqueles campeões que vêm a abrir como se fosse tudo deles.é muita velocidade para mim, fazem curvas cegas a velocidades que eu não pratico em retas, isto é, dá para perceber o que quero dizer. Depois, definitivamente, não sei andar em pelotão, tenho muita pouca experiencia. Nos GF onde vou logo nos primeiros kms fico sozinho ou em pequeno grupos de 5/10 pessoas. Exceção para o do douro, onde até se apanhar a primeira subida seletiva vou borrado de medo, pois tal como eu, poucos sabem andar em pelotão Sem esquecer os foguetes atrasados que vão ganhar a prova
Aqueles que têm mais medo de andar em pelotão até são os que menos me afetam. Normalmente vão mais encostados à direita e pronto. O problema, pelo menos na minha opinião, são os que vêm a abrir como se fosse tudo deles e quase que batem contra a malta que até já vai num comboio porreiro.
Na fase neutralizada costumam haver várias quedas. Vejo-as todos os anos. Aí é preciso ir ainda mais atento porque alguém trava de repente ou vão ao nosso lado e viram de repente e batem na roda de quem vai do lado.
Mas o melhor, para quem não tem confiança, é efetivamente começar mais atrás.