Por uma questão de gosto costumo estar dentro dos investimentos. Nesse ponto tenho esta opinião que poderá ser útil para alguns de vós.
- PPR é um bom investimento para quem não tem conhecimentos de bolsa e não se quer aventurar nesses caminhos - perfeitamente legitimo.
-
PPR é bom nos primeiros anos de criação deste (diria que até 8 anos dependendo da idade da pessoa). Existe, bons benefícios fiscais de até 400 euros em IRS para um investimento de 2.000€ anuais (a partir dos 35 anos esse valor diminui).
- Após esses anos iniciais, é aconselhável, se possível, usar esse dinheiro acumulado nesses anos para abater na prestação do crédito habitação. Não existem penalizações se o fizerem - porém, a burocracia pode ser chata.
- PPR com 100% capital garantido não é rentável a longo prazo. Quanto menor o risco, menor o proveito.(Exemplo de
bom PPR que podem comprar com o vosso banco onde uma boa parte é investido em ações).
- Ao fazer um PPR o banco pega no dinheiro e investe por nós em obrigações e ações (dependendo de qual PPR se escolher). Os bancos, por norma, cobram 2% de comissão, o que faz diminuir a rentabilidade. Assim, se o objetivo é investir para a reforma,
investir diretamente em ETF's mundiais ou SP500 é mais rentável e relativamente seguro a longo prazo.
- Estamos numa boa altura para investir. Em 2023 poderá cair um pouco mais, mas a tendência será agora de recuperação.
- Para quem é 100% adverso ao risco pode sempre comprar certificados de aforro que estão a atingir os 3% de rentabilidade líquida.
Para quem não quer investir, mas sim poupar dinheiro, existe algo que "descobri" recentemente e acho interessante para quem tem paga mais que um crédito por mês. Chama-se
consolidar créditos num só contrato. No fundo, uma pessoa fica com um só contrato e com uma prestação mensal mais baixa - paga durante mais tempo, porém facilita o dia a dia.
PS: É somente uma opinião - cada um deve fazer sempre a sua pesquisa em várias fontes antes de tomar qualquer decisão.