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Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

jocarreira

Well-Known Member
@cconst desculpa mas vou ter que fazer de advogado do diabo aqui. Tens mais informações sobre o que aconteceu ou dizes isso com base na notícia que leste?
A notícia não faz qualquer juízo de valor sobre os intervenientes ou sobre as circunstâncias em que ocorreu o acidente, por isso não sei como podes fazer esse comentário. A não ser que saibas algo sobre este acidente em particular que não está nessa notícia.
 

cconst

Well-Known Member
SOIGNEUR
@jocarreira a minha intervenção era mais no sentido genérico da coisa. Talvez me ande a deixar afetar em demasia por notícias deste tipo desde que passei por uma situação de aperto enquanto commuter em que levava a minha filha mais nova comigo. E tens razão: posso estar a ser extremamente injusto para o condutor do veículo automóvel que esteve envolvido no acidente que vitimou um ciclista.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Não foi um acidente foi um sinistro (um acidente é algo que não se pode evitar e retira dos intervenientes de qualquer culpa).
Não foi entre um ciclista e uma viatura (esta é inocente) foi entre ele e condutor de um veiculo (responsabilizável).

Por outro lado a foto é bem esclarecedora: O veiculo bate por detrás numa curva sem visibilidade (logo não pode ultrapassar, logo não pode estar em rota de colisão com o ciclista e tem que ter distancia de segurança). Portanto:

- 17:00: boa visibilidade não serve a história do sol nem da falta de iluminação;
- bate por detrás, ou por descuido e desatenção ou porque tenta ultrapassar num sitio daqueles.

Parece-me difícil que a culpa seja do ciclista mas tudo é possível.

mais info:
https://www.guimaraesdigital.com/in...ta-morreu-em-acidente-rodoviario-em-s-torcato
 

jocarreira

Well-Known Member
A foto para mim não esclarece nada.
Vou propor outra leitura: o ciclista vinha no sentido contrário, "deu-lhe" alguma coisa má e já a perder os sentidos desviou-se para a faixa contrária onde foi apanhado pelo carro.

Desculpem estar aqui a fazer de advogado do diabo, mas faz-me confusão as conclusões que conseguem tirar com tão poucas informações. Quase que podiam ser investigadores de acidentes rodoviários só a olhar para a foto.
 

francisco

Well-Known Member
Não foi um acidente foi um sinistro (um acidente é algo que não se pode evitar e retira dos intervenientes de qualquer culpa).
Não foi entre um ciclista e uma viatura (esta é inocente) foi entre ele e condutor de um veiculo (responsabilizável).

Por outro lado a foto é bem esclarecedora: O veiculo bate por detrás numa curva sem visibilidade (logo não pode ultrapassar, logo não pode estar em rota de colisão com o ciclista e tem que ter distancia de segurança). Portanto:

- 17:00: boa visibilidade não serve a história do sol nem da falta de iluminação;
- bate por detrás, ou por descuido e desatenção ou porque tenta ultrapassar num sitio daqueles.

Parece-me difícil que a culpa seja do ciclista mas tudo é possível.

mais info:
https://www.guimaraesdigital.com/in...ta-morreu-em-acidente-rodoviario-em-s-torcato
Eu por acaso fiquei com a ideia que o ciclista bateu de frente, possivelmente por excesso de velocidade e teve de abrir a curva. Mas não nos cabe a nós investigar as causas do acidente. Mas também em principio só haverá uma pessoa que sabe os contornos reais do acidente que é o condutor e que bem pode agora jogar com estes.

No fundo perdeu-se uma vida, possivelmente um pai, um tio ou simplesmente um amigo. :confused:
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
De qualquer forma a linguagem usada é errada:

Um acidente não se pode evitar. Um sinistro sim: com comportamentos seguros, ultrapassagens segundo o código, velocidade dentro dos limites de velocidade, respeito pelos utilizadores da via mais vulneráveis (peões, ciclistas, motociclistas, etc).
 

francisco

Well-Known Member
De qualquer forma a linguagem usada é errada:

Um acidente não se pode evitar. Um sinistro sim: com comportamentos seguros, ultrapassagens segundo o código, velocidade dentro dos limites de velocidade, respeito pelos utilizadores da via mais vulneráveis (peões, ciclistas, motociclistas, etc).
Concordo plenamente e referi acidente no meu texto sem me ter apercebido. Aliás no dia-a-dia tenho usado sempre a palavra sinistro em vez de acidente e por vezes perguntam porque disse sinistro em vez de acidente :)
 

Negoci8er

Well-Known Member

darthacao

Member

gfrmartins

Well-Known Member
SOIGNEUR
Sinceramente o ultrapassar o traço continuo para ultrapassar um ciclista dando o espaço necessário e caso existam condições de segurança e visibilidade não me causa nenhuma confusão, é permitido em alguns países e por mim também poderia ser cá.

Já o fiz, dou a distância necessária e ultrapasso caso seja seguro, o problema é que em portugal os traços contínuos, a sinalização em geral e mesmo toda a infraestrutura rodoviária está feita como se apenas existissem automóveis e pesados a circular na estrada e tal não é a realidade.

Mas sim sei que é proibido
 

Cláudio

Well-Known Member
Isso é uma zona cinzenta. Lembro-me que no exame de condução podes pedir para calcar a linha contínua ou até mesmo receber instruções para fazê-lo de forma a ultrapassar um ciclista. Teoricamente não se pode cometer infracções dessas num exame de condução. E qualquer polícia com bom senso não irá autuar numa situação dessas. Ainda por cima o que mais há por aí são traços contínuos mal colocados... Tem contínuo em retas com excelente visibilidade e depois numa curva cega é que está descontínuo
 

Reis

Well-Known Member
SOIGNEUR
E aqueles casos em que o que está estacionado está a infringir e o outro para conseguir passar têm que passar por cima do traço contínuo, uiiii tantos. :D
 

fernandes_85

Well-Known Member
Sinceramente o ultrapassar o traço continuo para ultrapassar um ciclista dando o espaço necessário e caso existam condições de segurança e visibilidade não me causa nenhuma confusão

Concordo em absoluto. O problema neste caso em particular e nas nossas estradas em geral é os srs condutores não perceberam que só podem ultrapassar havendo condições, independentemente do traço. Isto é, em zonas de curva sem visibilidade ou quando vem um carro em sentido contrário têm de aguardar 2, 5, 10 segundos.
 
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