Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

Tem mesmo sorte... incrivel. Entao chamar nomes e confusões ja perdi a conta.
BTW ele disse porto e gaia.. olha que se calahr as pessoas lá sao mais civilizadas e educadas de que no interior e faz sentido isso. Entao os emigras agora lol, que perigo. Gajos bebados da vindima, obras, etc. Mto perigoso.
Tudo depende dos dias, horas e estradas que o @Mafioso costuma andar. Eu ando mais ou menos na mesma zona e tem dias que é miserável!
Da minha experiência pessoal, o distrito do Porto tem sido o sitio onde tenho tive piores experiencias com carros desde que tenho memória.
 

petrix

Well-Known Member
Eu tenho uma câmara traseira da Cycliq (com luz integrada), aguenta cerca de 6 horas de gravação com a luz em modo intermitente.
São caras mas sinceramente acho que ainda é das melhores soluções que há no mercado.
A imagem tem qualidade suficiente para se conseguir identificar as matrículas?
 

NULL

Moderador
Staff member
Um pequeno update com uma situação real na volta de hoje.

Saí de um cruzamento e entrei numa estrada sem trânsito atrás. Passados uns 50 metros o gps dá-me a indicação que se aproximava um carro.
No momento em que o carro está em cima de mim surge-me uma raiz de um pinheiro, bem alta. A estrada não tinha berma pelo que a única opção era chegar-me mais para o meio da faixa de rodagem. Como sabia que o carro estava ali não tive outro remédio senão passar por cima da raiz. Neste preciso momento o FDP do condutor do Peugeot 208 eléctrico, matrícula AG-??--??, azul eléctrico (fica a nota para os ciclistas da zona para terem cuidado com este caramelo) faz-me uma razia como há muito não me faziam!!! Foi por um triz!
Fui o resto do caminho a dizer c@r@lh@d@s e a pensar em métodos de vingança requintados. Fiquem convencido que foi mesmo por maldade.

Situação hipotética: caso não soubesse que o carro estava ali (pois podia não ter olhado para trás nesses 50 metros e não me ter apercebido do carro depois de ter entrado na estrada, nem que fosse pelo carro fazer pouco barulho), ao deparar-me com a raiz e com o facto de só a poder evitar desviando-me instintivamente para a esquerda, o mais certo era...bom, o resto já sabem.
Em Barcelos andava um a fazer coisas dessas propositadamente, teve azar, foi responder a tribunal, pagou um multa do caraças e ficou com pena suspensa…
 

newb

Well-Known Member
Tudo depende dos dias, horas e estradas que o @Mafioso costuma andar. Eu ando mais ou menos na mesma zona e tem dias que é miserável!
Da minha experiência pessoal, o distrito do Porto tem sido o sitio onde tenho tive piores experiencias com carros desde que tenho memória.
Eu sou do interior e aqui tem muito pessoal matarruano, nao que seja melhor que ng que nao sou, mas da para entender, assim pessoal que diz cenas "tira isso da estrada" "isso é no passeio" e cenas matarruanas, gajos com entulho so na cabeça. Será que ha pessoal assim no porto? Eu sou de la mas nunca andei la de bike, so qd la fui de bike , mas so andei até ao local de chegada. Mas o pessoal do interior é mais duro e louco... falta de educaçao e muita vinhaça etc.
É muita confusao de carros e julgo perigoso....
Andei em viseu ( cidade ) e achei perigoso e levei logo 2 razias que ate meteram medo.
Aqui a 222 para pinhao é perigoso pela velocidade e é perigoso na altura das vindimas e cerejas, gajos vem todos cegos a conduzir. No geral é perigoso em todo lado.
Andar de bike na estrada é mt complicado. Eu nem ligo a razias, mas tenho um amigo que fica fulo... eu ja tou habituado até...
 

newb

Well-Known Member
Em Barcelos andava um a fazer coisas dessas propositadamente, teve azar, foi responder a tribunal, pagou um multa do caraças e ficou com pena suspensa…
Um amigo meu dessa zona que esteve la como gnr dizia que gajos atropelados de bike é o prato do dia.
Aqui é mto menos... mais raro. Mas no litoral é mtos atropelamentos, segundo o que ele me disse.
 
Matarruanos há em todo o lado. Em Viseu, na cidade, não é recomendável, mas basta fazer poucos kms para sair daquela confusão.
Eu aqui estou mto mais limitado em termos de percurso, especialmente voltas curtas 60-90 minutos.
É como dizes, no geral é perigoso em todo o lado e assumir sempre que o carro não vai parar e que não no está a ver, e não nos fiarmos no silência, ir sempre olhando por cima do ombro!

Edit: Raramente passo em Barcelo, mas qd lá passo a melhor coisa é mesmo a estrada para sair de lá para fora :D
 

newb

Well-Known Member
Matarruanos há em todo o lado. Em Viseu, na cidade, não é recomendável, mas basta fazer poucos kms para sair daquela confusão.
Eu aqui estou mto mais limitado em termos de percurso, especialmente voltas curtas 60-90 minutos.
É como dizes, no geral é perigoso em todo o lado e assumir sempre que o carro não vai parar e que não no está a ver, e não nos fiarmos no silência, ir sempre olhando por cima do ombro!

Edit: Raramente passo em Barcelo, mas qd lá passo a melhor coisa é mesmo a estrada para sair de lá para fora :D
Eu ja fui a viseu de bike , é apenas SUPER perigoso E so la tive uma hora.
Assumir mesmo dentro da rotunda que a entrar ng vai dar prioridade. Assumir que vao um dia corre mal.
 

petrix

Well-Known Member
Eu fui arrastado por um carro no mes passado a subir uma picada de 10%. Não tive nada e disse ao gajo que tá tudo bem e ele seguiu vida. Há dias se não tou atento uma gaja a sair de estacionar ia me limpar.
Ui tantas que já perdi a conta. Então em rotundas não darem prioridade.. ja fui forçado a travar de emergencia dentro de rotundas.
Tens sorte. E eu vivo num sitio com poucos carros.
És sortudo ou tas perto da igreja e nao ouves o sino tocar.
Eu olho sempre de esguelha pra tras , sei bem o que se passa. E entao gajos a irem ultrapassar e virem logo de frente contra mim e ter que me mandar para a berma? tantos..
Não se esqueçam que nas rotundas as bicicletas têm que circular sempre na faixa da direita, nada de andar a atravessar as faixas mesmo que seja para sair na última saida da rotunda... já tive um acidente numa rotunda e foi logo a primeira questão da polícia.
 

newb

Well-Known Member
Não se esqueçam que nas rotundas as bicicletas têm que circular sempre na faixa da direita, nada de andar a atravessar as faixas mesmo que seja para sair na última saida da rotunda... já tive um acidente numa rotunda e foi logo a primeira questão da polícia.
Pois é, mas falo em rotundas simples, vais a andar na boa na direita ou onde seja e quem entra entra na mesma e se nao paras dentro porque confias no codigo és atropelado. Estou sempre preparado para parar dentro duma rotunda.
 

petrix

Well-Known Member
Pois é, mas falo em rotundas simples, vais a andar na boa na direita ou onde seja e quem entra entra na mesma e se nao paras dentro porque confias no codigo és atropelado. Estou sempre preparado para parar dentro duma rotunda.
Sim, foi o que me aconteceu, quem entrou na rotunda não me deu prioridade e... já foste...:rolleyes:
 

francisco

Well-Known Member
Não se esqueçam que nas rotundas as bicicletas têm que circular sempre na faixa da direita, nada de andar a atravessar as faixas mesmo que seja para sair na última saida da rotunda... já tive um acidente numa rotunda e foi logo a primeira questão da polícia.
As bicicletas devem fazer as rotundas tal como um veiculo normal, no entanto podem faze-lo "por fora" sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.

Artigo 14º
1 - Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
2 - Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
 

pratoni

Well-Known Member
Não se esqueçam que nas rotundas as bicicletas têm que circular sempre na faixa da direita, nada de andar a atravessar as faixas mesmo que seja para sair na última saida da rotunda... já tive um acidente numa rotunda e foi logo a primeira questão da polícia.
Bem pelo contrário, podes circular na da direita, nāo tens que...

Se alguém te disser isso, vai mandá-lo aprender ou atualizar-se no código da estrada!
 

NULL

Moderador
Staff member
As bicicletas devem fazer as rotundas tal como um veiculo normal, no entanto podem faze-lo "por fora" sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.

Artigo 14º
1 - Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
2 - Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
Nem mais.
 

pratoni

Well-Known Member

newb

Well-Known Member
As bicicletas devem fazer as rotundas tal como um veiculo normal, no entanto podem faze-lo "por fora" sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.

Artigo 14º
1 - Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
2 - Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
Pois é devem em x de podem. Dei de barato que fosse podem e até fui ver e nem li bem o artigo.
Mas de qualquer das formas não é de confiar que os outros vão respeitar o código. Nós numa bike temos que estar atentos e nunca devemos forçar as "leis" e seguir so pq tamos a cumprir a lei.
 

jppina

Well-Known Member
Os carros elétricos têm, na minha opinião, um problema adicional:
a falta de barulho.

Um gajo com barulho ainda se orienta ou tem uma pequena orientação. Agora sem barulho é muito pior.

Felizmente, dentro dos possíveis, correu bem! Não caíste, não houve problema.
Supostamente nos carros elétricos recentes já deveria ser obrigatório fazerem barulho... Digo supostamente porque não faço ideia se já acontece, a notícia já é antiga mas era suposto ter começado este ano...

https://pplware.sapo.pt/motores/carros-eletricos-ruido-alerta-acustico/
 

pratoni

Well-Known Member
Isso de circular sempre na faixa da direita da rotunda pode ser um pau de dois bicos porque se não vais sair na 1a saida e algum carro queira sair nessa saida, quase que "tem" direito de te passar cima, porque quem tem de ceder passagem és tu, enquanto se estiveres na da esquerda até chegar a tua saida é muito mais difícil terem razão ao passarem-te por cima...