Como disse anteriormente o mais importante é respeitar-se a ideia de cada um. Os valores humanos e éticos são fundamentais na nossa sociedade, o saber viver e respeitar as opiniões dos outros é imperativo.
Aproveito para contar aqui uma breve história que se passou comigo há alguma semanas.
Num treininho de Sábado à tarde, curiosamente, após uma avaliação física, ia a subir um pequeno topo quando passou um tipo por mim também de bicicleta. Ele não ia muito rápido, talvez mais 2 ou 3km/h que eu, mas mesmo a passar devagar não se deu ao mínimo trabalho de dizer boa tarde ou até logo... não disse absolutamente nada. Envergava um jersey de campeão nacional e tinha um equipamento de um clube que eu conheço bem pois sou sócio e o meu filho mais velho também frequenta.
Moral da história... no dia seguinte, eis que estou eu na prova da Trofa. Chego à beira do diretor e pergunto-lhe: "Oh meu... quem é o puto da vossa equipa que anda com o jersey de campeão nacional?" ao que ele me responde: "é fulano tal... mas porquê?"- Eu expliquei-lhe na brincadeira o que se tinha passado, na brincadeira mas com o objetivo da boa formação, ele chamou o miúdo e perguntou-lhe: "sabes quem é este?" - o miúdo, depois de gaguejar um pouco, lá reconheceu que tinha passado por mim sem passar cartão. Aproveitamos para lhe dizer que quando se passa por alguém na estrada, seja um profissional ou um homem de 80 anos a 10km/h, deve-se cumprimentar, faz parte da boa educação... tanto mais que íamos os dois no mesmo sentido e a passagem foi demorada... São coisas simples que devem ser incutidas nos escalões de formação. O respeito, a amizade, a lealdade, a boa educação... são valores que cabem em todo o lado.
Eu faço questão de acenar com a cabeça ou dar um aceno com a mão sempre que me cruzo com outro ciclista. Seja alguém a treinar, ou seja alguém a "passear". Infelizmente hoje em dia são cada vez mais as pessoas que não passam cartão... É triste realmente, mas é nestas pequenas coisas que se vê o quão egocêntrica e egoísta está a sociedade hoje em dia. É como digo à minha mulher, hoje em dia vive-se muito a cultura do eu. De olhar só para o próprio umbigo. Os outros não interessam. O civismo, o respeito pelos outros, a humildade são valores que infelizmente começam a ser cada vez mais raros hoje em dia...