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Informação pública de Abuso de Autoridade em Évora.

Hoje , dia 05/07/2013 pelas 20 horas numa das entradas de Évora ( estrada de Reguengos ) , fui MULTADO em 30 euros porque conduzia a par com a linha separadora ( fotos indicam a posição e direção do ciclista ) .

O Código da Estrada manda aferir ;

Artigo 1º , m) :

"Berma: superfície da via pública não especialmente destinada ao
trânsito de veículos e que ladeia a faixa de rodagem
;"

Artigo 13.º :

Posição de marcha

1. O trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem e o
mais próximo possível das bermas ou passeios
, conservando destes uma
distância que permita evitar acidentes.
2. Quando necessário, pode ser utilizado o lado esquerdo da faixa de rodagem
para ultrapassar ou mudar de direcção.
3. Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de 60 a 300 euros.

Artigo 90.º

Regras de condução

1. Os condutores de motociclos, ciclomotores ou velocípedes não podem:
a) Conduzir com as mãos fora do guiador, salvo para assinalar qualquer
manobra;
b) Seguir com os pés fora dos pedais ou apoios;
c) Fazer-se rebocar;
d) Levantar a roda da frente ou de trás no arranque ou em circulação;
e) Seguir a par, salvo se transitarem em pista especial e não causarem
perigo ou embaraço para o trânsito.
2 Os condutores de velocípedes devem transitar o mais próximo possível das
bermas ou passeios, mesmo nos casos em que, no mesmo sentido de trânsito,
sejam possíveis duas ou mais filas.
3
Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
30 a 150 euros.


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Chamei a PSP para apresentar queixa de Abuso de Autoridade mas nada fez e igulamente o Comandante do destacamento de Évora penso que teve na altura conhecimento da situação via telemóvel porque eu recusei receber o auto com a Multa .

Nos termos da Constituição da República Portuguesa , artigo 21.º digo aqui publicamente que considero um Abuso de Autoridade tal feito e mesmo sendo uma atitude que faz lembrar a PIDE/DGS quando proibía a circulação em espaços públicos e para o efeito .

Divulguem este ato Canalha .
 
a linha branca era onde seguias e a cruz encarnada era por onde os gnr queriam que fosses?
não iriam os dois a par?
ou a um metro da berma?
 
Eu queria era vê-los a multar as caravanas de ciganos que todos os dias circulam nas estradas de ligação a Montemor, Reguengos ou Estremoz. Esses vão onde querem, como querem e o resto dos utilizadores da via pública que passem ao lado se quiserem. Ou então, podiam dar o tempo por melhor empregue na procura do automobilista que atropelou um jovem ciclista na estrada que faz a ligação a Aguiar. Aí já não lhes interessa...
 
A bike Scott está imobilizada no sítio preciso da Multa e a linha branca era o seguimento da minha direção e posição .

Geralmente tento andar o mais próximo da linha branca e ao lado dela .

Já tivemos outras situações de grupos e a GNR sempre disse que ; " quero-vos a transitar não em cima da linha de berma , não na berma mas o mais possível junto da berma ( linha ) " .

Milhares de km´s e dezenas de patrulhas , a caça à Multa vigorou hoje .


Faltou referir e com testemunhas visuais , o carro da GNR travou e empurrou-me para eu circular na berma , sem fazer sinalização qualquer à direita , quase me pregou no chão .

E ainda faltam mais DOIS carros patrulha da GNR que foram chamados ao local .

TRÊS carros patrulha para me passarem a Multa de 30 euros e com vòz de DETENÇÃO caso não tivesse identificado ainda que verbalmente com duas testemunhas a confirmarem.

Foram buscar com o PC os dados da minha carta de condução automóvel .

Devo dizer que não é pelo valor , mas sim pela atitude covarde e digo mesmo que vou até às últimas instancias com esta cena , não pago nada e não tenho medo moral de enfrentar canalha deste tipo .
 
Last edited:

canuco

New Member
No auto de contra-ordenação tem que fazer referência ao artigo infringido....qual foi o artigo que eles apresentaram?
 

klaser

Well-Known Member
Mas ias em linha ou a par com o colega ? É que não estou a perceber,ali na linha branca é exatamente onde deve circular,na berma é proibido e em cima da linha é perigoso....Eu numa destas preferia ir preso,cambada de chulos..
 
Pois é ... o caricato é que eu ía por cima do trajeto ou linha branca que assinalei ( o mais junto da linha de separação da faixa rodagem e berma ) e íam dois colegas meus a transitar na zona da " cruz vermelha " que assinalei .

Eu fui multado porque ía a PAR !

Tanto que a lei alude o transito em PAR na faixa de rodagem e a berma NUNCA se pode considerar transitável , só como o artigo 17º , para entrar num prédio ... alí não existem prédios .



No entanto eu transitava na zona regular
 
Não foram .

Fui só eu por circular no sítio certo .

O gestor de seguro da Liberty advertiu-me para nunca circular na berma . Só parar em caso de furo . Em caso de acidente estando a circular na berma posso sempre perder a razão e até a companhia de seguros não pagar nada .

Eu aprende sempre que o que é proibído é proibído e circular na berma NÃO .

Sería contra ordenação se fosse eu na linha assinalada e outro meu companheiro em par mas do meu lado esquerdo para o lado da faixa central de rodagem .

E na pior das hipóteses teriam de ser dois ( PAR ) autoados .
 

canuco

New Member
Se foi como dizes, então facilmente consegues contestar o auto de contra-ordenação e impugnar a coima se problemas..
 
Foi assim e nada mais .

Não tenho FaceBook ou Blogues , mas quem tiver ofereço sem qualquer privacidade e livremente este conteúdo para o ilustrar .

Pertenço ao Clube de Ciclismo de Évora ... 43 anos e muitos km´s de estradas e 1 ( uma ) chatice , a aqui contada .
 

Bruso

Well-Known Member
SOIGNEUR
o que pode acontecer é pedirem a identificação dos teus dois colegas para multa los por circularem na berma. mas tens toda a razão em ir para a frente com isso...foi claramente um abuso de poder. talvez por desconhecimento da lei.
 
a ser como se conta... é contestar o auto e ir ao posto pedir o livro de reclamações e mencionar o nome dos atuantes e uma descrição bem elaborada e percetível de onde circulavas.
os teus companheiros do pedal é que iam mal.
 

grouk

Active Member
impugnas isso que nao pagas multa nenhuma.
como é que eles fizeram a identificaçao? se fosse eu dizia quee nao tinha o bi e que me chamava pedro passos coelho:cool:
 
----- Mensagem encaminhada de x <x @sapo.pt> -----

Data: Fri, 05 Jul 2013 22:29:43 +0100

De: x <x@sapo.pt>

Assunto: Informação sobre atitude da GNR de Évora .

Para: gnr@gnr.pt, cg.gabcg@gnr.pt, cg.gab2cg@gnr.pt, ig@gnr.pt, djd@gnr.pt, co@gnr.pt, ct.evr.devr.pevr@gnr.pt, geral@igai.pt




Data: Hoje, 10:43:22 WEST
De: DN - Gabinete de Imprensa e Relações Públicas <contacto@psp.pt>
Para: x <x@sapo.pt>
Assunto: RE: Informação sobre atitude da GNR de Évora .


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Bom dia,



O Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública, vem acusar a recepção do V/ e-mail, o qual mereceu a nossa atenção e informar V. Exª. que o assunto foi entretanto remetido ao Comando Distrital de Évora, para conhecimento da situação em apreço e devidos efeitos.



Com os melhores cumprimentos,




O mais anormal foi no momento o COMANDANTE do Destacamento Territorial de Évora : Sr. MAIA , ter tido conhecimento da situação ao que parece pela ligação telefónica via telemóvel entre o agente 1º Sargento .

>Foi preciso cerca de 1 hora e 3 carros patrulha ou 7 GNR´s envolvidos quando estavam no momento a acontecer furtos , crimes e acidentes por todo o Portugal , só para lavrarem os 30 euros da multa .
 

Murplatina

Active Member
Boas,

Eu acho que devias ter exigido ao GNR para telefonar a um(a) procurador(a) para pedir esclarecimentos sobre isso, eu sei que é um bocado rebuscado, mas normalmente é o q acontece com a PSP noutros casos qd não sabem e pretendem executar alguma coisa dentro da lei.
 
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