Granfondo Alpiarça 2019

Carolina

Well-Known Member
#21
Questionei a organização sobre isso e a resposta foi está:

Bom Dia
Quanto ao solicitado informo que pode efetuar o levantamento na mesma, sendo que não queremos dar essa possibilidade aos 400 atletas inscrito pois torna-se incomportável a logística pela manhã.
Quanto a incêndios, não há nada para arder na zona :oops:
 
#22
Eu não recebi email algum...
Dass, já estava a adivinhar isto... Eu estou em Lisboa, ir e vir hoje... Seria um pouco mesmo de quem não tem muito que fazer, apesar se não ter mesmo...
 

Carolina

Well-Known Member
#23
É uma resposta que nos deixa logo de pé atrás. Também não vou andar a gastar combustível e portagens só para ir levantar o dorsal. É ridículo.

Como é óbvio uma parte das pessoas só vai levantar no dia. Se não deixarem vai haver confusão. Prevejo que a partida vai ser atrasada por causa disso.
 

Nuno

Well-Known Member
#24
Este ano na Classica de Porto de Mos SÓ entregavam o dorsal no proprio dia. Deviam haver para ai 400 ou 500 inscritos, cheguei 15 minutos antes, coloquei o dorsal e partimos todos rigorasamente à hora prevista.
ZERO confusão.
Dá me ideia é que essa malta de Alpiarca é meio complicadinha. Onde é que ja se viu nao se poder levantar o dorsal no dia?
Devem ser patrocinados pela Brisa.
 

jpacheco

Well-Known Member
#25
Pelo que percebi dà para levantar no dia até as 8.30 mas para tentar evitar confusões matinais estão a incentivar o pessoal que poder a levantar com mais antecedência.
 

gfrmartins

Well-Known Member
#27
Não disponibilizaram o track, só aquelas imagens onde nem se percebe grande coisa, não sabemos quantos abastecimentos há, nem a que km são...

Só espero que estas pequenas faltas não se repitam no domingo.
São coisas básicas, quando se falham no básico não me inspira confiança nenhuma.

Falhas todas as organizações podem ter, mas
 

{the_crow}

Well-Known Member
#31

Bipbip

Well-Known Member
#32
Numa terra com tradição/ conhecimento ciclista e antevendo as necessidades liquidas dos atletas face ao calor nao percebo como não disponibilizam o track ou a que kms estao previsto os pontos de abastecimento??? Isto faz diferença no planeamento do que levar à partida e como gerir.
Acho que estão a subvalorizar pouco o principal.....os atletas!! Lanento mas isto é planeamento e não me parece o mais correcto.....estarei amanha à partida mas com imensas duvidas, e isso nao me agrada.
 

{the_crow}

Well-Known Member
#34
Boa sorte para todos.. Optei por não ir.. As coisas tb não estão famosas.. Prefiro ir agora fazer um bom treino que uma má prova.. Divirtam-se e acima de tudo evitem quedas!!
 
#35
Bom, prova acabada (Medio, 122km, 1021m D+ de acordo com o Bolt). Ficam as minhas impressões:

Organização: Fraquinha. Notava-se que era um esforço muito 'caseiro'. Obviamente que foi possível levantar os dorsais hoje de manhã e mais fila menos fila não houve problemas que eu tenha notado. Havia informação contraditória sobre a hora de partida, visto que a info original dizia 9h e a última dizia 8:30. Lógico que foi só às 9 apesar de que, para o calor que esteve no fim, justificavam-se as 8:30. O percurso estava bem identificado excepto na separação Medio/Mini (não vi placa nenhuma!!). Aqui havia apenas um auxiliar aos berros aos corredores. Isto causou problemas a alguns camaradas que vi a voltar para trás pouco depois.

Abastecimentos: Péssimos. Apenas água, bananas, melão, wafers e...Línguas de gato. A sério. Para não falar que no segundo/terceiro já nem as wafers havia. Felizmente ia bem guarnecido de casa. Acrescento que no primeiro abastecimento nos diziam que o segundo seria daí por 20km. Achei que seria em Montargil. Foi nos Foros do Arrão 40km depois. Estranhamente haveria outro logo 15km depois.

Percurso: Apesar de algumas zonas de piso pior gostei. Estradas calmíssimas excepto a do Couço-Montargil que estava pejada de malta com jetskis atrelados a ultrapassar. Gosto desta paisagem e já sabia com o que contar. Nada de impressionante, mas deu para pedalar numa zona nova. Houve algumas alterações ao que está no site do Trilho Perdido, mas já lá chego...

A minha prova: Sinceramente acabei satisfeito. 167º no MF não é nada de especial mas praticamente não treinei no mês de Agosto nem na semana que acabou. Fico principalmente satisfeito por ter corrido de forma mais inteligente, aproveitando os grupos grandes que se formaram perto de mim durante mais de metade da prova o que me permitiu aguentar um ritmo elevado durante bastante tempo. Em provas passadas só fiz asneira, muito tempo sozinho, má gestão de esforço. Claro que não haver subidas muito íngremes também me ajudou - foi o que me tramou em S. Mamede! Mesmo assim ainda andei quase 35km sozinho depois do penúltimo reabastecimento, já com fraca capacidade para acompanhar mas ainda assim só cheguei ao zero mesmo no final. Venha o próximo.

Deu para dizer olá à malta do Fórum (Malaguetas em força!!). Parabéns a todos os que participaram. :)

PS: @Carolina fiquei com a pulga atrás da orelha relativamente ao track. Depois em Montargil de facto não se fez a subida mais directa e mais (muito mais) difícil que eu tinha no meu track. Fui confirmar...Este é o track que percorremos:



No site do Trilho Perdido está esta altimetria - que assinala a tal subida complicada e bate certo com o mapa que está em cima, apesar de ser difícil distinguir, passa pelo centro de Montargil, nós passámos à volta:



Portanto, alteraram a track para somar à festa.
 

Carolina

Well-Known Member
#36
Organização:
- não forneceram track
- durante a partida o locutor falou em 3 abastecimentos para o mediofondo. Pensei que iam estar igualmente espaçados, mas pensei mal. Primeiro aos 45 kms, onde disseram que o seguinte ficava a 20-25 kms... Fui bebendo água à vontade, quando cheguei ao segundo abastecimento (45 kms depois) já ia sem água... O terceiro abastecimento foi 15 kms depois.
- só tinham água, waffers, línguas de gato, melão e melancia. As bananas foram só para os primeiros. Por acaso no último abastecimento consegui (finalmente) comer uma banana lol. Não terem sumos/Coca-Cola foi uma desilusão.
- o percurso estava mais ou menos bem marcado. Podiam ter posto mais algumas setas nalguns cruzamentos.
- Sobre as separações entre distância, discordo do Mike. A 500 metros da separação para o mini estava um cartaz grande, mas como ainda havia muita gente junta houve malta que não reparou. Mas na separação para o médio, a placa era mínima e a distância que eles indicavam para a curva estava totalmente errada. O que vale é que no abastecimento, que era pouco antes, eles estavam avisar. De qualquer forma, no pelotão principal houve malta do médio que seguiu com os do grande por engano.

Quanto à minha prova: a primeira hora correu bem, a segunda foi ok, e depois foi tudo uma desgraça LOL. Na segunda metade fui sempre a penar. Estou com muita falta de endurance e o calor também não ajudou.
 
#37
Do meu lado tenho o seguinte :
-levantei o dorsal bem a tempo e depois fui para a linha de partida. Parti na 4a ou 5a linha da 1a box, ia caindo logo 3m à frente e tinha o bidão desapertado... Foi uma sorte a tampa não ter caído
-lá me recompus e até ao 1o abastecimento foi sempre a esgalhar... Aí tive 2 bananas, e 2 águas. Era para dar a um colega... Acabei por perder uma água e dar a outra banana
-como estou habituado a fazer gestão da água, correu bem entre os postos de abastecimento. Só parei no 1o e 2o. No último já não parei.
-andei algum tempo sozinho, tenho que gerir mais.
-terminei em 161, 19 nos elites M
Para primeira vez, sinto-me bem.

. Em relação à prova:
-lá se decidiram com a partida, estava complicado
-brindes muito fracos
-gostei do percurso e achei que estava bem sinalizado. Faltava a pessoa a indicar para onde era o mediofondo, à semelhança da separação para o minifondo
-o abastecimento pareceu-me muito muito fraco
-a chegada à meta podia ser menos atribulada... Para min ok, mas para quem vai para ganhar e chega ali a alta velocidade....
-sendo 120km e 3 abastecimentos... Dá um abastecimento a cada 40km... Erraram, e não me pareceu bem. É verão, está calor e a malta precisa de hidratar.

E o almoço malta... Ninguém diz nada? TEM QUE SE PAGAR ÁGUA!?!?! DÃO VINHO E SUMOS, MAS ÁGUA..... Achei muito mal
Além de que estava cheio de moscas e imenso calor
E o banho? Fui o único a tomar banho em água a escaldar!? :eek::eek::eek::eek::D:Do_Oo_Oo_O:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Se alguém pedalou comigo... Ia com uma jersey verde cavada e bike azul.

Fica a 1a experiência, foi porreiro! :)
Apesar de tudo, se a organização quer continuar tem que melhorar alguns aspetos, mas deu-me ideia que o pessoal se entregou e como tal merecem um reconhecimento positivo.
 
#38
NEm sei por onde começar....
Tendo Alpiarça um historico de ciclismo assinalavel... espera uma melhor organizaçao e respeito pelos ciclistas.
A Prova correu bem, 90kms feitos maioritariamente num comboio c cerca de 80 ciclistas e dps furei e fiquei sozinho...e foi 30km em contra-relogio individual e 1 valente marretada com o calor a ajudar.
Antes 1 furo que 1 queda... Ficou feito em 3h.40M

Positivos;
-Andar de bike por zonas novas
- apanhar um grupo ajudou imenso a rolar(37 de media)

negativo:
- O track ou pontos de abastecimento nao foram partilhados antes ou durante a prova, do Tipo... "vai em frente e fé em Deus..."
- Cruzamentos com Estradas nacionais (entradas e saidas) sem qualquer elemento da organizao; Situaçoes de PErigo
- estrada nacional com camioes a ultrapassar, carros a apitar
- abastecimento com aguas de 0.5 sem caixotes/bidons para mandar as garrafas vazias... ou seja..tudo a mandar para o chao
-abastecimentos com direito a Agua..ou agua... "Isotonico com este calor?nem pensar..." mais depressa arranjavam vinho....
 
#39
Acho que como as coisas correram bem comigo e como havia pouco trânsito nos momentos em que passei nos cruzamentos, nem sequer dei conta da falta de desorganização do evento... Mas sim, talvez tenham falhado aí.
Aliás, houve um cruzamento e um gajo que ia no grupo que apanhei disse "obrigado organização :D:D" e toda a gente se riu. Claramente porque não havia ninguém lá.
Não apanhei carros a apitar, mas camiões a passar e condutores impacientes apanhei (que é muito mau também)
O abastecimento é pena sim, pareceu fraco
Talvez por vezes uma sinalização em cruzamentos fosse bom. Em relação à polícia, não sei coml funciona mas só vi uma mota no percurso...
 

jpacheco

Well-Known Member
#40
Também fui a Alpiarça, passei a meta inicial já com 25m passados das 9h. Escusado seria dizer que eu e um colega, que nos atrasamos, iriamos fazer uma solo ride durante bastante tempo.

Há realmente muitos pontos em que a organização pode melhorar, e quase todos já foram enumerados, uns mais graves que outros.

Planeamento. Alguém que faça uns tracks para o pessoal meter no GPS?! É que quando não sinalizam a primeira cortada á direita ao km 4 logo no inicio o restante foi uma bela aventura para nós. Mas sem stress não estavamos minimamente preocupados e fomos seguindo... apanhamos o "ultimo abastecimento" e começamos a cruzar com o pessoal do mini: bem vamos seguir em sentido contrário ao pessoal do mini que haveremos de encontrar o trajecto certo. Siga.

Na rotunda da separação do mini já não havia nada... mas já nos tinham avisado que seria á esquerda nessa rotunda, e tinhamos noção que com aquele atraso e com mais 14km nas pernas iriamos demorar algum tempo apanhar o carro vassoura.

Apanhamos um abastecimento que estavam a bazar, e espero que tenham ido limpar as garrafas que ficaram por lá no chão. Claramente andaram a dar garrafas no descida que se fazia a alta velocidade. Não sei em que cabeça cabe essa decisão??! Sempre numa subida ou final de uma subida.

A entrada na nacional e os carros e jetskis e camiões... mais do mesmo. Estrada até aqui esta seria a segunda parte do percurso com uma estrada meio fracota por causa do transito e pequenos buracos mas transitável. Na viragem á esquerda em Montargil aquilo melhorou mas o calor começava apertar... Entretanto, entre couço e montargil avistamos a ambulância e o ultimo concorrente. Já ia em pedalada sofrida, por ventura o mini poderia-se adequar melhor, espero que tenha chegado bem. A partir desse momento foi cumprimentar a malta que já ia em passeio e outros em sofrimento. Faz parte dos objectivos pessoais de cada um.

2 abastecimento ao km102 (para nós). Barrigada de Melância, duas bolachas bidoes abastecidos e siga para o médio. Aquele troço estava muito degradado nos kms iniciais. Alerta de um ciclista local ao qual agradeço, ia claramente a ajudar outra ciclista a cumprir o seu objectivo.

O restante foi seguir as setas... impressionou-me ainda o senhor que estava ajudar no cruzamento de quem vinha do medio e entrava na estrada que quem vinha do grande. 33, 34 graus com o colete na cabeça num cruzamento árido, sem água sem sobra :( um chapeu de sol e uma água era o mínimo que os colaboradores poderiam ter. A quantidade de horas que o senhor deve ter passado ali á chapa do sol :mad:o_O

O restante percurso coincidia com o que já tinhamos feito inicialmente devido ao engano. Pequenos topos, calor...

A chegada é perigosa. Não para nós que chegamos tranquilos. Mas imaginando-me num grupo da frente a querer colocar-me para sprintar aquelas curvas, direita, esquerda, esquerda e recta chegada curtissima beneficiava a colocação e quem arrisca-se havia grandes possibilidades de queda. A nossa luta depois de terminar foi tentar arranjar uma loirinha fresquinha... a máquina só tirava espuma :cool:

Para 25 euros? Garrafa de vinho, caneta, tshirt, técnica e uma gola. Já fui a outra eventos mais caros e sem metada dos brindes. É aproveitarem as sugestões e têm tudo para melhorar o evento.

Motas da GNR só as vi no inicio com os atletas do minifondo... vi umas 3 ou 4 naquele curto espaço.

Outra coisa que me ia esquecendo, na nave de exposições o lá como se chama na primeira barraca da entrada á esquerda aqueles senhoras fazem umas bifanas divinais :D

E antes disso no banho não sei se já referiram mas água a escaldar? ahaha. Com aquele calor era de água fria mesmo!! Era o pessoal a tomar banho Checo nos lavatórios!! o_O