Dores nos joelhos

#22
Boa tarde,

Rescaldo da situação, volta de 45 km com 600 de acumulado ao fim de tentar regular melhor a bicicleta e os cleats, volta correu bem ao chegar ao fim da volta e já em estrada começou um pouco de desconforto mais um pouco já só no joelho do lado direito na parte do meio do joelho para o lado de dentro da perna mas em geral acho que ficou mais confortável será que o joelho ainda não está a 100% e tenho de repousar talvez mais uma semana? Durante a semana é que senti uns toques no nervo ciatico dessa perna.

É o desconforto do joelho ainda sinto um pouco se estiver muito tempo sentado.
 
#23
Boa tarde pessoal,

Vou aproveitar este tópico já aberto para também falar sobre um problema que me vem a "chatear".

Ultimamente ao andar de bicicleta, sinto dores nas patelas dos joelhos, quando estou sentado no selim a pedalar mesmo numa subida mais íngreme que possamos imaginar se tiver sentado não sinto qualquer dor, mas se me levantar do selim, e pedalar de pé sinto essa dor.

Depois da volta, durante o dia, se me baixar volto a sentir a dor nos dois joelhos, e também se tentar correr.

Até já me aconteceu por exemplo ir a caminhar em um dia que nem andei de bicicleta e por exemplo o meu pé bater numa pedra ou o que seja, e sentir essa dor.

Alguém já passou por algo semelhante/terá ideia do que será?
 

elchocollat

Well-Known Member
#25
Como é a tua cadência? Alta? Baixa?
Os cleats estão bem ajustados?
E exercícios para as pernas? Eu houve uma altura que até a carregar na embraiagem me doía o joelho. Percebi que estava torto no antigo rolo onde treinava
 

newb

Well-Known Member
#28
Também tenho no direito, nunca tive mesma posição há 5500klm, primeira vez há três dias. Não é bem dor, é umas picadas no direito na parte da frente.
Vou ficar quieto uns tempos. Andei também muito a pé no porto (por ex. gaia - matosinhos a pé, etc, corri tudo). Espero é não ficar com problemas por causa da bike...
 
#30
Alongamentos estáticos só fazem sentido depois do treino.

Isso há de ser má posição ou fazeres demasiado esforço sem estar preparado.
Má posição poderá ser, esforço sem estar preparado não é de todo, porque até em voltas pequenas de 15, 20 km é o mesmo.

Em finais de Junho, inícios de Julho vou fazer um bikefit e tentar por de lado qualquer problema que possa ser com má posição.
 

bullspot

Active Member
#31
Não descartar desequilíbrios musculo-esqueléticos cujas causas podem nem ter nada a ver com a bicicleta.
Há uns anos andei com dores na rótula que se pensava ser uma tendinite patelar causada pela (pouca) corrida que fazia e ao fim de contas veio a perceber-se que era um desequilíbrio muscular na perna que me puxava a rótula para um dos lados.
Má postura, muito tempo sentado, pernas cruzadas, diferença de comprimento nos membros, mazelas antigas, etc, etc, são tudo factores que podem levar a patologias que acabam por só se manifestar durante uma prática desportiva mais intensa que puxe pelo físico.
 

joseruivo

Well-Known Member
#32
Não descartar desequilíbrios musculo-esqueléticos cujas causas podem nem ter nada a ver com a bicicleta.
Há uns anos andei com dores na rótula que se pensava ser uma tendinite patelar causada pela (pouca) corrida que fazia e ao fim de contas veio a perceber-se que era um desequilíbrio muscular na perna que me puxava a rótula para um dos lados.
Má postura, muito tempo sentado, pernas cruzadas, diferença de comprimento nos membros, mazelas antigas, etc, etc, são tudo factores que podem levar a patologias que acabam por só se manifestar durante uma prática desportiva mais intensa que puxe pelo físico.
Como conseguiste chegar ao diagnóstico correcto? É como conseguiste resolver?
 

bullspot

Active Member
#33
Como conseguiste chegar ao diagnóstico correcto? É como conseguiste resolver?
Tentativa e erro basicamente :rolleyes: O problema foi sempre diagnosticado e tratado pelo fisioterapeuta (não confio em médicos nestes temas), inicialmente os sintomas apontavam todos para tendinite patelar só que a terapeutica aplicada não estava a surtir os resultados esperados. Por exclusão de partes, perceberam rapidamente que só podia ser um desequilíbrio muscular.
Alongamentos, massagens daquelas dolorosas para "desbloquear" o músculo e reforço muscular foram suficientes para resolver o problema.
 

elchocollat

Well-Known Member
#34
E como contactas um fisioterapeuta? Diretamente?

Eu tenho a ideia que para irmos a um fisioterapeuta, só com uma "receita médica" de fisioterapia.
 

Velhadas

Well-Known Member
#37
Boa tarde pessoal,

Vou aproveitar este tópico já aberto para também falar sobre um problema que me vem a "chatear".

Ultimamente ao andar de bicicleta, sinto dores nas patelas dos joelhos, quando estou sentado no selim a pedalar mesmo numa subida mais íngreme que possamos imaginar se tiver sentado não sinto qualquer dor, mas se me levantar do selim, e pedalar de pé sinto essa dor.

Depois da volta, durante o dia, se me baixar volto a sentir a dor nos dois joelhos, e também se tentar correr.

Até já me aconteceu por exemplo ir a caminhar em um dia que nem andei de bicicleta e por exemplo o meu pé bater numa pedra ou o que seja, e sentir essa dor.

Alguém já passou por algo semelhante/terá ideia do que será?
tinha isso, resolvi ao mudar para speedplay
 

joseruivo

Well-Known Member
#38
tinha isso, resolvi ao mudar para speedplay
Tinha esperança que os novos Whaoo/speedplay resolvessem o problema da acumulação de lixo no cleat, mas com aquele design do pedal acho que vai ficar pior… A versão pavé ficar assim tão mais cara de produzir??
 

Velhadas

Well-Known Member
#39
Tinha esperança que os novos Whaoo/speedplay resolvessem o problema da acumulação de lixo no cleat, mas com aquele design do pedal acho que vai ficar pior… A versão pavé ficar assim tão mais cara de produzir??
para falar verdade nunca sofri muito com isso no lixo no cleat. mas eu nao costumo fazer muitas paragens. o lixo que acumulo é pouco e como de 15 em 15 dias desmonto-os limpo-os e monto-os de novo fica tudo fino. De qq maneira tinha de os apertar de novo se nao os limpasse
 

joseruivo

Well-Known Member
#40
para falar verdade nunca sofri muito com isso no lixo no cleat. mas eu nao costumo fazer muitas paragens. o lixo que acumulo é pouco e como de 15 em 15 dias desmonto-os limpo-os e monto-os de novo fica tudo fino. De qq maneira tinha de os apertar de novo se nao os limpasse
Eh pá, parece-me necessidade de limpeza a mais...Isso não vai lá sem desmontar? Com uma escova ou um arame? Cola de rosca não resolve a necessidade de reapertar?