Tenho outra questão/curiosidade se é que é possível darem-me uma estimativa.
Hoje por exemplo na minha volta, atingi estas velocidades na da BTT com pneus de btt em estrada. Que melhoria a nível de velocidades máxima e média acham que conseguiria obter com uma bike de estrada como as que temos falado neste topico (Triban RC 520 por exemplo)
Pergunto isto dado que nunca andei em bicicleta de estrada e espero que as melhorias sejam bastante visíveis.
Não liguem à velocidade média, hoje tive de fazer 2 paragens e não pus em pausa

normalmente a velocidade média que costumo atingir é cerca de 16-17 km/hr.
A velocidade máxima foi numa descida, normalmente quando faço sprints sem inclinação chego aos 40 km/h
A bicicleta de estrada será sempre mais Aerodinâmica que a de BTT a tua postura na de estrada será sempre mais Aerodinâmica que na de BTT e eu digo em tom de brincadeira aos meus colegas que andam mt mais que eu que a diferença numa de estrada das mãos em cima para os drops são 2km/h e dos drops para posição a Aero de cotovelos no guiados são mais 3, por isso sim será sempre mais na de estrada que na de BTT.
ESQUECE ISSO DAS MÉDIAS, podes ter uma bela média e a volta valer pouco ao nível da exigência/dureza e ter uma média da treta e a volta vale mt ao nível da exigência/dureza, ou estás num tipo de treino específico e a média não vale nada pois em determinados momentos é para recuperar MESMO, devagar, devagar, devagar e no momento do trabalho estás num sítio que a inclinação te provoca uma velocidade média de 12/13 km/h ou menos.
Exemplo prático de uma volta com alguma exigência devido ao global média global nada por aí alem.
28,9km/h,
Mas foi em 205Km, com 2100m de acumulado e 7h (cima da bicicleta), se calhar até é uma boa média afinal.
Mesma volta atenção ao numero das lap e cada lap tem cerca de 60 min:
Agora se reparares na hora 2 e 4 têm uma média da treta comparando com a 1 e a 7, mas:
o desnível de subida na 2 e 4 é muito superior ao ao de descida e na volta 1 e 7 são muito semelhantes, analisando então a 1ª hora vale pouco comparando a 2ª e a 4ª, a 7ª tem valor pelo acumulado de tempo/desgaste e acumulado do resto da volta.
Ou então 2h média de 21,5 (é bom para btt), mas foi estrada que treta.
Calma em 43km subiu 1000m sem nunca ir ao anaeróbio (ou para os mais modernos) ir ao valor de FTP, ui afinal se calhar até foi um treino com objectivos (uma bela volta para quem passeia em vez de treinar).
Para já que vais iniciar esquece as médias e pensa só em desfrutar e divertires-te em cima da bicicleta seja de estrada ou de BTT, dp se gostares mesmo logo investes em algo melhor: material e ou treino.