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A mesma relação de transmissão BTT/Estrada, o que é mais "pesado"?

harlem

Member
Nunca tive nenhuma experiência com uma bicicleta de estrada (tirando uma muito antiga em que a relação mais leve era 42/23) portanto não tenho noção da diferença que é pedalar numa bicicleta de estrada em relação a uma BTT. Na minha de BTT tenho pedaleira tripla, mas só uso o prato mais pequeno no monte, em estrada uso só o 34 ou o 42, e tenho uma cassete 13-28, ou seja, a mudança mais leve que uso é o 34/28, e nunca tive nenhum problema nas subidas que por norma faço, e a minha preparação física não é a melhor (perto dos 100kg). A minha dúvida é a seguinte, a mesma relação, um 34/28, numa bicicleta de estrada é mais pesado, mais leve, ou é a mesma coisa??
 

lgass

Well-Known Member
a relação é a mesma, mas a bike tendencialmente mais leve e os pneus com menos atrito. digamos que a pedalada será mais eficaz.

a relação mais "leve" que vejo ser usada na estrada é 50/34 e a k7 varia mas pode ser 11/28... a diferença é que na de btt vais na 34 com qualquer coisa e se fores aflito metes a avozinha que na estrada, numa pedaleira dupla, não existirá. mas consegues ir melhor, não pela relação, mas pela bike em si
 

Knox

Active Member
Dito de uma maneira mais directa, o que se nota na btt é a potência que parece que não é aproveitada, ou seja a pedalada é muito pesada e é necessário despender muito esforço. Na de estrada nota-se que cada pedalada sente-se mais eficácia, mais velocidade com menos esforço. Temos que ver que o peso é complemente o oposto de uma para outra, enquanto uma btt pesa alguns 15kgs, uma de estrada mesmo de alumínio são á volta de 9 ou 10kgs.
Depois há que contar com o atrito, a posição em cima de bicicleta, as relações de mudanças são diferentes e mesmo que se dê o caso de haver mudanças aproximadas, há que ter em conta que a btt o esforço é sempre muito maior.
Eu já experimentei as duas, e em percursos habituais notei logo uma enorme melhoria na de estrada, sentia que a pedalada era melhor aproveitada, mais eficaz e rolava a velocidades maiores e com menor esforço.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
não sei se a minha opinião adita alguma coisa que não tenha sido já escrita ... mas entendo que a relação de uma transmissão optimizada em BTT e outra para estrada para percursos de altimetria semelhante será de 1 para 2.
Quando passei do BTT para a estrada assumi pela nova experiência que as prestações de BTT têm de ter similar esforço quando são dobradas na estrada ... na distância, altimetria e velocidade.
Isto é:
o dobro da distância
o dobro da velocidade média
o dobro da velocidade de ponta.

Obviamente que nesta relação tem de se implicar atrito (largura do pneu, rugosidade dos pisos, pesos das bikes) das rodas ao piso, relações de transmissão (BTT 11-42 para 40-26) (estrada 12-28 para 50-34 )
 
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