Ora bem, fiz uma compra na Wiggle e está a ser "engraçado" sem ter piada nenhuma.
Começando pelo início: A Wiggle diz no site que o comprador não incorre em custos extra (preço de compra = preço final), portanto fiz uma compra com entrega pela DHL Express.
Fiz a compra num dia à noite, foi enviado no dia seguinte e no outro dia deu entrada na alfândega em PT. Até aqui tudo certo e fiquei surpreendido com a rapidez do processo.
O problema vem a seguir: na morada de entrega meti a morada da empresa onde trabalho e o meu nome, algo que faço regularmente pois nunca estou em casa para receber as encomendas. Ora, a DHL vê a morada da empresa e toca a mandar um email para o departamento comercial da empresa com uma fatura com custos de processamento/desalfandegamento/whatever...
O departamento comercial da minha empresa contacta-me sobre uma encomenda que está na alfândega, e enviam-me os documentos que a DHL lhes enviou. Para mim a parte "engraçada" está nestes documentos, é que na fatura diz "
Terms of Trade: Delivery Duty Paid (DDP)" e até tem uma "
DTP Account", que por uma pesquisa no Google percebi que é uma conta onde devem ser imputados os custos que decorram da importação da mercadoria. Ou seja, o destinatário não deve incorrer em quaisquer custos mas a DHL deve estar a tentar mandar o "barro à parede" e manda uma fatura para pagar.
Parece-me que a missa ainda vai a meio, pois percebi que pelo meio existe ainda uma outra empresa que trata do desalfandegamento. O tracking da DHL dá a mercadoria como entregue ("A encomenda será desalfandegada e entregue por despachante"), no entanto enviaram a tal fatura para a empresa onde trabalho, apesar de ser uma entrega com Terms of Trade = DDP. A tal empresa de desalfandegamento pediu o meu contacto, já respondi e até agora nada.
Parece-me uma tentativa de "burla" da DHL a nível empresarial: estão a tentar cobrar à empresa onde trabalho quando deveriam cobrar era à Wiggle.
Não percam o próximo episódio porque nós também não