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Mais um ciclista morto em acidente

francisco

Well-Known Member
Para isso seria necessário que as autoridades se importassem com as razias... imagino a cara de um agente se eu entrasse na esquadra a dizer que viatura com matrícula XPTO me ultrapassou sem dar 1m30 de distância. Mandava-me para a outra banda quase de certeza...
Se tiveres um vídeo em que consigas comprovar que passou a menos de 1,5m ( basta comparar a largura do carro + bicicleta à largura da via de rodagem) normalmente multam. Outra hipótese é multar pela ultrapassagem mal feita (não usar a via adjacente ou ultrapassar a linha continua).

De qualquer das formas a denúncia deve ser enviada à brigada de trânsito do distrito ou equivalente e nunca ao posto.
 

francisco

Well-Known Member
Também concordo que seja limitado. O ponto que estava a tentar sublinhar é o da coerência, sendo veículos com maior potencial de destruição seria natural que tivessem restrições mais apertadas.
Em relação à limitação de velocidade nos carros acho que havendo vontade há muito por onde evoluir, por exemplo o meu carro de 2018 vai sempre a indicar para a velocidade máxima da via onde estou a circular. Outra coisas relativamente simples seria um sistema caixa negra tipo avião onde havendo um acidente fosse possível onde andei e a que velocidade na hora anterior.

Resumindo, não acho que seja uma inevitabilidade, simplesmente a industria e um conjunto de pessoas quer que assim seja....
Uma trotineta não pode andar a mais de 25km/h mas podes andar a 50km/h de Mercedes Classe G com apenas 2,650 kg dentro de uma cidade.. :rolleyes:

Uma coisa importante era camaras nos semáforos para multar quem passa o vermelho e resolver aqueles acidentes em que depois é a palavra de um contra o outro. Ao mesmo tempo teríamos uma maior segurança nas passadeiras para evitar repetir-se o que aconteceu com a Ana em Lisboa.
 

jocarreira

Well-Known Member
Se tiveres um vídeo em que consigas comprovar que passou a menos de 1,5m ( basta comparar a largura do carro + bicicleta à largura da via de rodagem) normalmente multam. Outra hipótese é multar pela ultrapassagem mal feita (não usar a via adjacente ou ultrapassar a linha continua).

De qualquer das formas a denúncia deve ser enviada à brigada de trânsito do distrito ou equivalente e nunca ao posto.

Tenho uma dúvida desde sempre que é a validade dessas imagens. Será que podem ser mesmo usadas para multar um condutor? Tens conhecimento direto de alguma situação onde isso aconteceu?

Há uns anos lembro-me de o Vitor Gamito colocar um video nas redes sociais com um carro que lhe fez uma razia e disse que enviou o video para as autoridades, mas nunca mais ouvi o resultado disso.
 

Ricardo93

Active Member
Tenho uma dúvida desde sempre que é a validade dessas imagens. Será que podem ser mesmo usadas para multar um condutor? Tens conhecimento direto de alguma situação onde isso aconteceu?

Tenho a mesma dúvida. Ouvi dizer que as imagens de vídeo não têm validade legal, mas posso (e espero estar) desinformado.

Se for possível utilizarmos os vídeos como prova, muda muita coisa. Eu pessoalmente, não me ralo ter o trabalho de preencher papelada e reencaminhar os vídeos para a BT.
 

elchocollat

Well-Known Member
Vocês levam muitas razias?
Vêem muita incompreensão dos condutores?
Acham que no geral há muito desrespeito?

E do vosso lado?
Acham que vão muito no meio da estrada?
Respeitam a lei? (stop, vermelhos, lado a lado)

Tenho visto na net muito recentemente muitos posts nas redes sociais de piadas sobre ciclistas e a onda de ódio é enorme.
Eu não me identifico e sempre que posso, ando sozinho e respeito as regras (quem já leu os posts sabe qual o meu comportamento na estrada)
Mas acho que deve haver muito animal ciclista na estrada que não respeitam.
O que não entendo são os pelotões... Mais de 10 macacos e ocupam a estrada toda.
É que estão a pedi-las. É lado a lado e não é só reclamar com as razias...
E quando digo "pedi-las" é tudo o que vem depois: ódio, razias para com outros (cai-se na generalização e pagam todos), incompreensão...

Como é que vocês se comportam?
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Vocês levam muitas razias?
Vêem muita incompreensão dos condutores?
Acham que no geral há muito desrespeito?

E do vosso lado?
Acham que vão muito no meio da estrada?
Respeitam a lei? (stop, vermelhos, lado a lado)

Tenho visto na net muito recentemente muitos posts nas redes sociais de piadas sobre ciclistas e a onda de ódio é enorme.
Eu não me identifico e sempre que posso, ando sozinho e respeito as regras (quem já leu os posts sabe qual o meu comportamento na estrada)
Mas acho que deve haver muito animal ciclista na estrada que não respeitam.
O que não entendo são os pelotões... Mais de 10 macacos e ocupam a estrada toda.
É que estão a pedi-las. É lado a lado e não é só reclamar com as razias...
E quando digo "pedi-las" é tudo o que vem depois: ódio, razias para com outros (cai-se na generalização e pagam todos), incompreensão...

Como é que vocês se comportam?

- Levo demasiadas razias (já para não falar ultrapassagens cheias de espaço sem respeitar os 1,50m legais), ultrapassagens com veiculo na faixa oposta, em curva, de qualquer maneira podendo muitas vezes com um pequeno compasso de espera fazer tudo em segurança;
- Acho que no geral existe demasiado desrespeito, pressa inconsequente e excesso de velocidade;
- Normalmente vou a 50cm da linha (para dentro da estrada). Quando vou encima da linha é razia atrás de razia. Por outro aldo facilito a minha visibilidade na aproximação a cruzamentos e rotundas;
- Respeito a lei. Lado a lado é permitido e facilita a ultrapassagem segura (mas quando vou com gente normalmente fazemos fila quando se aproxima um carro). Só não tenho refletores nas rodas.

- É engraçado dá para "sentir" o tipo de condutor pela forma como se aproxima a nós. Nos que são respeitosos facilito e dou indicações de ultrapassagem.

Não me parece que esse ódio que relatas tenha que ver com o nosso comportamento. Esses que odeiam querem é proibir-nos de circular porque somos o maior obstáculo ao constante excesso de velocidade sem punição. É simplesmente falta de civismo e empatia.

Claro que há muito burro em cima de uma bicicleta, mas há muito burro em qualquer veiculo.
 

cou7inho

Well-Known Member
Vocês levam muitas razias?
Vêem muita incompreensão dos condutores?
Acham que no geral há muito desrespeito?

E do vosso lado?
Acham que vão muito no meio da estrada?
Respeitam a lei? (stop, vermelhos, lado a lado)

Tenho visto na net muito recentemente muitos posts nas redes sociais de piadas sobre ciclistas e a onda de ódio é enorme.
Eu não me identifico e sempre que posso, ando sozinho e respeito as regras (quem já leu os posts sabe qual o meu comportamento na estrada)
Mas acho que deve haver muito animal ciclista na estrada que não respeitam.
O que não entendo são os pelotões... Mais de 10 macacos e ocupam a estrada toda.
É que estão a pedi-las. É lado a lado e não é só reclamar com as razias...
E quando digo "pedi-las" é tudo o que vem depois: ódio, razias para com outros (cai-se na generalização e pagam todos), incompreensão...

Como é que vocês se comportam?
As redes sociais são um poço de ódio de todas as partes.
No fundo há razão dos dois lados. O problema é quando se generaliza e parece que a maioria do pessoal gosta de meter tudo no mesmo saco.

Como é que vocês se comportam?
O meu comportamento é muito simples. Condução defensiva, respeito e bom senso.
Antes demais saio sempre de casa com luzes e roupa clara. Gosto de ser bem visto na estrada. Faz-me uma impressão enorme ir na estrada e ver um ciclista que mal se consegue perceber ao longe.
Depois na condução em si mantenho sempre uma postura defensiva. Mesmo que eu tenha prioridade nunca confio em ninguem. Também dou sempre que possível indicação de mudança de direção.
Em estradas de uma unica faixa facilito ao máximo quem vem atrás. Quase sempre acelero o ritmo para chegar a uma zona em que os carros me possam passar. Se forem veículos pesados (camiões ou autocarros) praticamente paro na berma da estrada porque não me sinto confortável em ir a ouvir um veiculo desses com a primeira engatada a 20 à hora atras de mim. Se for um veiculo de emergência nem penso duas vezes. Se só há uma faixa paro logo a bicicleta e mando o veiculo passar. Não tenho problemas nenhuns que me passem em traço continuo. Sempre que há possibilidade para tal mando o condutor passar. Em curvas sem visibilidade costumo meter me no meio da faixa para garantir que o carro não me passa naquela zona.

É tudo uma questão de bom senso e respeito. Faz-me imensa impressão ver ciclistas a empatar o transito de forma desnecessária. Refiro-me àqueles que vão literalmente na conversa no meio da faixa e estão nem aí para quem vem atrás.
Aqui no Porto gosto de ver aqueles ciclistas todos nervosos que passam pelo meio dos carros mas depois não despacham nada. Se vão assim com tanta pressa metam ritmo. Se não vão com pressa escusam de passar os caros todos e ir a empatar a vida de meio mundo.
Já para não falar nos que passam os vermelhos. Fico com uns nervos a essa gente. Desculpem -me, mas por muito que haja semáforos estupidos eles são para ser respeitados. Estraga a média? Fo**-se se querem fazer médias vão para sítios sem semáforos.
 

Ricardo93

Active Member
Tenho visto na net muito recentemente muitos posts nas redes sociais de piadas sobre ciclistas e a onda de ódio é enorme.

Também tenho assistido e é de lamentar, uma vez que só contribui para o clima de crispação.

Como é que vocês se comportam?

Da minha parte tenho a consciência tranquila: Respeito toda a sinalização facilito a passagem dos carros sempre que possível, mas mesmo assim para muitos condutores sou só mais um empecilho que está a atrasar o trânsito.

Compreendo que nós ciclistas temos o dever (legal, moral e cívico) de respeitarmos as regras. Sabemos que isso não acontece sempre, mas nada que um ciclista faça, por muito irresponsável que possa ser, justifica ver a sua vida posta em risco por um automobilista.


Agora um paradoxo que todos nós iremos perceber, mas que a maioria dos condutores não consegue perceber. Pela lógica, quanto mais à direita da via andamos, mais facilitamos o trânsito (o que é algo positivo para todos). No entanto, se andarmos completamente encostados à direita acontecem duas coisas:
  1. Muitos condutores tendo a via praticamente toda desobstruída não mudam a trajectória, o que origina muitas razias a alta velocidade;
  2. Estando já encostados à direita, ficamos sem escapatória face às razias.
 

cou7inho

Well-Known Member
Agora um paradoxo que todos nós iremos perceber, mas que a maioria dos condutores não consegue perceber. Pela lógica, quanto mais à direita da via andamos, mais facilitamos o trânsito (o que é algo positivo para todos). No entanto, se andarmos completamente encostados à direita acontecem duas coisas:
  1. Muitos condutores tendo a via praticamente toda desobstruída não mudam a trajectória, o que origina muitas razias a alta velocidade;
  2. Estando já encostados à direita, ficamos sem escapatória face às razias.
Essa é daquelas coisas que só quem anda em cima de uma bicicleta percebe. Esses condutores que mandam essas postas de pescada se fizessem 1 km numa estrada com trânsito mudavam logo de ideias.
 

elchocollat

Well-Known Member
@cou7inho
Tu és eu!!! :D

@Jorge Salgueiro
Bem, eu por acaso não me identifico a 100% com o que dizes.
Vejo muita gente a respeitar e ate agradecem quando deixo passar.
Atenção: não estou livre do perigo e não digo que não me tenha acontecido! Ainda no outro dia um gajo ultrapassou do outro lado, e eu ia na minha. Claro que tremi por todos os lados durante um bom bocado de tempo.

O que eu penso é:
-há os ciclistas da cidade (que podem muito bem andar na ciclovia) e que por vezes empatam e vão no meio da estrada
-há os putos a fazer cavalinhos
-nós (que temos "fato de licra e andamos sem selim")

mas para a generalidade dos condutores:
ciclista - aquele que anda numa bicicleta.
E pumba ficamos por aqui. Estamos todos no mesmo saco, e o ódio fica geral.
Obviamente há muito mais burros ao volante que na bicicleta, porque há mais condutores. Há muito burro, de facto. Mas não entendo como é possível não haver bom senso.
E sim, também acredito que aos olhos de um condutor nós só empatamos (mas empatamos porque eles é que não respeitam a velocidade a que deveriam ir).

A malta das motas deve sofre o mesmo problema que nós (ódio) mas por outras razões.
Outra coisa:
ir o mais à direita possível por vezes é pior - sarjetas, valetas, areias, vidros e irmos lá, é ainda pior para quem vai na estrada (nós + automobilistas) porque a segurança compromete todos.
 

francisco

Well-Known Member
Tenho uma dúvida desde sempre que é a validade dessas imagens. Será que podem ser mesmo usadas para multar um condutor? Tens conhecimento direto de alguma situação onde isso aconteceu?

Há uns anos lembro-me de o Vitor Gamito colocar um video nas redes sociais com um carro que lhe fez uma razia e disse que enviou o video para as autoridades, mas nunca mais ouvi o resultado disso.
sim tenho conhecimento de multas com base em vídeos.
O vídeo deve ter como foco a estrada e o espaço público e não o condutor, ou seja, se levarem a camara a filmar a frente e depois tiram para começar a gravar a cara do condutor arriscam-se a que seja nulo.
E também já me aconteceu rebocarem um carro à porta de casa depois de anos de inação quando enviei uma denuncia direitinha para o posto com fotos e o resto da "palha toda".
 

cconst

Well-Known Member
Vocês levam muitas razias?
Algumas. Mais do que as desejaria.

Vêem muita incompreensão dos condutores?
Nem por isso. A maior parte da incompreensão é por parte de condutores mais idosos.

Acham que no geral há muito desrespeito?
Está melhor. Muito melhor. Ainda me acontecem alguns casos, em especial em ambiente urbano, mas cada vez me parece melhor.

Acham que vão muito no meio da estrada?
Vou sensivelmente na linha de 1/3 da via de transito que ocupo. É o suficiente para ocupar, para me desviar das sargetas, ter espaço para me desviar de razias - quando dou conta, claro - e dá espaço para situações em que sinto que estou a "empatar" alguém me chegar o mais à direita possível e facilitar a passagem - mesmo que sem ser ultrapassagem - da viatura em causa.

Respeitam a lei? (stop, vermelhos, lado a lado)
Faço da minha condução da bicicleta na estrada o mesmo que faria no automóvel ou na moto. Paro nos sinais luminosos, dou a prioridade e todas as demais regras de transito (até paro nas passadeiras!). Quanto ao lado a lado... por regra pedalo sozinho. E mesmo quando vou apenas com a minha filha, adopto uma posição de defesa dela: vou atrás, a ocupar mais a via para que ela não seja sujeita a razias desnecessárias.

Mas acho que deve haver muito animal ciclista na estrada que não respeitam.
Já o relatei neste forum, mas relato-o de novo. Na Nacional 10 já me aconteceu mais que uma vez virem companheiros do pedal na minha roda (e eu que não ando nada de especial) a pararem nos semáforos sempre que eu paro. Basta sairem da minha roda (p.e. quando eu paro para virar à esquerda) para deixarem de parar... Porquê?!

- É engraçado dá para "sentir" o tipo de condutor pela forma como se aproxima a nós. Nos que são respeitosos facilito e dou indicações de ultrapassagem.
Totalmente. Eu - parvo ou não - agradeço a todos os que se comportam com respeito perante uma bicicleta. Seja com um aceno de mão ou mesmo verbalmente - em contexto urbano p.e..

  • Muitos condutores tendo a via praticamente toda desobstruída não mudam a trajectória, o que origina muitas razias a alta velocidade;
  • Estando já encostados à direita, ficamos sem escapatória face às razias.
Isto é muito importante. Há que facilitar... Mas temos que nos manter em segurança e mostrar que estamos na estrada, com todos os direitos e deveres que isso acarreta.


Um caso curioso que apanho algumas vezes na minha deslocação urbana nos comboios de bicicletas com os miúdos a caminho da escola: uma das estradas que fazemos de dois sentidos, tem muitos carros estacionados na faixa oposta à que circulamos, sendo impossível o cruzamento de 2 automóveis, pelo que quem vem de frente para e deixa os outros passarem.
Como vamos em comboio com os miúdos, alguns monitores vão lado-a-lado com os miudos para os proteger ocupando o mesmo espaço que um autómovel. Sempre que nessa estrada vem um carro de frente, nunca param. Mais fazem cara feia porque as bicicletas vão a ocupar a via de transito que lhes compete. Eles - que têm automóveis estacionados a dificultar-lhes a marcha e têm que parar é que se acham no direito de passar!
 

Negoci8er

Well-Known Member
Eu até já levei uma razia de um carro da GNR...
Iam com as sirenes ligadas a perseguir um condutor.
Mesmo assim, não podem colocar os utilizadores da via em perigo!:oops:
Mais à frente estavam parados a autuar o condutor. Estive mesmo para parar e perguntar-lhes pelo 1,5 m?
Mas... ignorei.
Já disse aqui, isto só lá vai quando sociedade estiver mais evoluída... Em 1990 fiquei admirado na Dinamarca como respeitavam as bicicletas e os peões. Pela tugalândia, país do melhor jogador do mundo, tudo que seja inferior ao carro não merece respeito na estrada.
Vejam os anos de atraso que Portugal tem dos países mais desenvolvidos... na mesma União Europeia! ;)
 

fernandes_85

Well-Known Member
Vocês levam muitas razias?
Vêem muita incompreensão dos condutores?
Acham que no geral há muito desrespeito?

Acho que as coisas têm melhorado, talvez porque há mais pessoas a pedalar e portanto maior empatia (no geral) com o ciclista. Mas continuam a haver demasiadas razias.
Uma questão que me preocupa bastante é os "justiceiros do asfalto", muito provavelmente alimentados pelas redes sociais fazem razias ou outras manobras de forma propositada. Uma pessoa vê um velhote fazer uma asneira respeita fundo e já passou, este tipo de comportamento que pretende intimidar preocupa-me.

E do vosso lado?
Acham que vão muito no meio da estrada?
Respeitam a lei? (stop, vermelhos, lado a lado)

Tento respeitar como se fosse de carro, portanto stops, passadeiras, sinais é para parar.
Em relação ao posicionamento sempre que possível o mais à direita. Quanto maior a velocidade a que vou e se vierem carros de frente ou não houver visibilidade chego-me mais ao meio de forma a evitar a razia e obrigar a que aguardem para que haja condições para ultrapassar. Quando vejo que já podem passar faço sinal com o braço 1º a dizer que podem passar e depois a agradecer e chego-me à direita obviamente.

Quando está fila passo no meio dos carros tipo mota até ao sinal luminoso ou ponto em que o trânsito está parado. Quando arranca chego-me bem à direita, obviamente. Lamento mas não vou ficar na fila como se fosse um carro a mamar com os gases (todos acima das emissões permitidas) e depois no arranque mais gases e ainda levar com as tangentes dos carros que ficam atrás de mim na fila.

Quanto a andar em grupo, quando o faço tento sensibilizar para ir 2a2. Há montes de imagens na net que explicam bem que é muito mais seguro para todos do que ir em fila, sobretudo se forem + do que 5/6 pessoas.

Por último uma coisa que me tira especialmente do sério: ultrapassagens de frente!
 

francisco

Well-Known Member
Há uns anos fui à Dinamarca e precisamente neste cruzamento vi uma coisa que fiquei a olhar uns 5 minutos.
Ficou verde tanto para os carros como para as bicicletas que podem virar à direita ou seguir em frente. Os carros e camiões que queriam virar à direita esperaram que passassem todas as bicicletas tanto que num verde só passara 3 carros.
Foi aqui que percebi o avanço da mentalidade em Compenhaga :p acho que mesmo na cidade mais amiga das bicicletas alguém iria apitar ou meter-se à frente depois de um semáforo inteiro em que passaram 3 carros (para a direita), mas lá foi só mais um dia!

[url=https://ibb.co/VDVyMXj] [/URL]
 

elchocollat

Well-Known Member
@francisco
Mostra isso ao Gonçalo Moreira!
Ele está sempre a falar da Dinamarca :D

Isso é muito bom!
Por acaso mostro muitas vezes à minha namorada que aa ciclovias aqui são fracas e mal construídas.

Penso que no fundo temos que nos incentivar a nós próprios a respeitar e andar com roupas coloridas e luzes. Penso que seria importante um seguro também.

Luz à frente e atrás, muito muito importante. E não andem de preto. Calção preto, ok.
Mas jerseys não. Levem algo colorido. Ao menos ficamos visíveis. E as luzes ajudam também nisso.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Normalmente também agradeço quando o condutor é fixe.

Tenho uns preconceitos que não sei se são reais (mais pá brincadeira):

Condutor idiota se:
BMW (com alguns anos a fingir que é desportivo)
Carrinha de mercadorias pequena
VAG com fumo preto

Condutor fixe se:
Camião
Mulher
Ciclista
 

elchocollat

Well-Known Member
Normalmente também agradeço quando o condutor é fixe.

Tenho uns preconceitos que não sei se são reais (mais pá brincadeira):

Condutor idiota se:
BMW (com alguns anos a fingir que é desportivo)
Carrinha de mercadorias pequena
VAG com fumo preto

Condutor fixe se:
Camião
Mulher
Ciclista
Falta aí a malta das transportadoras :D
Esses é sempre prego a fundo.
 

Aslume

Well-Known Member
Pessoalmente penso que começa a haver uma maior tolerância da parte dos condutores, e em alguns casos até algum receio de um eventual contato. Agora nós também temos que fazer a nossa parte, até porque somos a parte mais frágil. Considero exemplar é os condutores de autocarros da Carris, nas ultrapassagens que fazem; grande margem de segurança.
 
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