Nenhum sistema é infalível. Ataques de ransomware que se podem resolver em 2 ou 3 dias não são grandes ataques... Quem os atacou claramente sabia o que estava a fazer e tem um nível alto de conhecimento.
Já trabalhei numa empresa que foi alvo dum ataque destes e demorou umas semanas a resolver. Não esperaria uma resolução rápida.
Em 2 ou 3 dias não são grandes ataques? 3 dias são 72 horas. Em 72 horas já era uma machadada enorme ... o que fará semana(s). Não sei em que empresa trabalhaste. Nem quanto a dimensão nem quanto à sensibilidade do negócio, mas é impensável falar-se em semanas. É digno de uma empresa que não apostou na defesa e agora tem de lidar com as consequências. Com as consequências da possível perda de dados, de credibilidade, de utilizadores, de dinheiro...é muita perda junta. É muita perda que era evitada com prevenção.
É mais do que certo e sabido que a prevenção é o melhor remédio. E para a Garmin ir às lonas durante tanto tempo não é porque o ataque é alto nível de conhecimento. Pode até nem ser. O WannaCry não era um alto nível de conhecimento e foi ridiculamente fácil de descobrir a solução. Explorava uma falha da atualização do Windows que deixava uma "porta" aberta e estava há muito identificada e além disso a solução disponibilizada. Porque aconteceu? Porque nas empresas deixaram andar... E no global foi o mais devastador de sempre. Está nas lonas durante horas porque, por exemplo, além da prevenção para ataques, tem um plano de recovery amador.