Sempre que vou à Decatlhon (vou sobretudo à da Amadora que há uns anos era a loja que mais faturava em Portugal) acho sempre que vou lá mais vezes do que devia e fico com conflito de sentimentos entre faturação da empresa Vs escasez de apoio a: patrocínio atletas/clubes, lobby para maior segurança nas estradas, infrastruturas para ciclistas. Se calhar é só parvo da minha parte.
Em relação à explosão da bicicleta espero que não seja só uma moda passageira e na sua maioria sejam compradas na perspetiva do uso regular como meio de transporte sempre que possível porque, se é para andar só ao sábado à tarde daqui a 2/3 meses ja estão a maior parte a acumular pó numa qualquer garagem ou arrecadação.
Há uns anos quando nas exposição de santarém (falta-me o nome) via marcas utilizarem 1/3 do espaço para bikes elétricas e ficava intrigado, estava bem longe de compreender que a bike eletrica é mesmo um game changer na mobilidade e no transporte diário ou em lazer. Espero que Portugal não passe ao lado da revolução e continuemos a maioria de nós fechados dentro de latas de 4 rodas com a conversa do TINA.
Eu sei que não é tópico para o que vou responder, mas vai na mesma
Também gostava que Portugal não passasse ao lado da "revolução", mas há demasiadas coisas básicas que pura e simplesmente vão fazer com que Portugal, mais uma vez, passe ao lado disto.
Já nem vou falar do desrespeito por quem usa a bicicleta e a falta de civismo. Adiante.
Mas uma coisa tão básica como "Onde vamos guardar a bicicleta quando chegarmos ao local de trabalho?". É que não é so comprar a bicicleta elétrica que custa 2000€. Vamos deixa-las amarradas a um poste? Pois, acho que não.
Temos uma rede de transportes públicos que cada vez que vê uma bicicleta fazem cara feia (falo pela minha experiência com a CP).
Temos ciclovias projetadas por Doutores que nem sabem andar de bicicleta.
E certamente há muitas outras coisas para adicionar a esta longa lista.
Sinceramente o o que tenho visto como uma boa solução de mobilidade urbana de curtas distancia são as trotinetes elétricas. Há cada vez mais opções "compactas" e com potencia razoável que permitem ao utilizador quase que andar com ela as costas em qualquer sitio.
Em relação a esta explosão de vendas, acredito que uma pequena parte que comprou um bicicleta agora vai-lhe dar uso. Mas sinceramente acredito que uma grande parte vai encosta-la daqui a umas semanas ou meses e pronto, daqui a uns tempos temos pechinchas na net a pontapés.