Nem tenho palavras para descrever o que senti a ver esse video...
Já somos 2
Nem tenho palavras para descrever o que senti a ver esse video...
Isso é muito comum; pessoal a andar à noite sem qualquer luz, normalmente nao sao desportistas mas pessoas que usam a bicicleta no dia, ainda ha 15 dias na zona da Marinha Grande em 30 minutos vi uns 4 ou 5. Perfeita inconsciencia!
Nao é o caso do video em que os 2 vao bem encostados à direita e durante o dia, o animal do carro devia ir a dormir ou a falar ao telefone.
o e pior vestidos de preto
Acho curioso a malta ver um vídeo em que os ciclistas vão a fazer tudo bem e acontece o que aconteceu, e os comentários seguintes vão para o clássico "ah também há muito ciclista que anda mal iluminado e é maluco.". E estamos a falar de malta que anda de bike, nem quero imaginar no forum tunning ou condutores lusos ou whatever.
Certo!, mas percebes que há as coisas que dependem de nós (ciclistas) e as coisas que não. Quando falamos de luzes, de roupa refletora, de comportamento na bicicleta... falamos no âmbito do 1.o caso.O meu ponto é simples: para o caso concreto do video é totalmente irrelevante se há ou não outros utilizadores de bicicleta que se vestem de forma desadequada.
O mesmo acontece para a esmagadora maioria de acidentes com vitimas mortais ciclistas. A maioria de mortes de ciclistas resulta de atropelamentos por trás, de dia e em recta com boa visibilidade. Por acaso o ano passado houve uma rapaz que morreu num embate de frente num carro que vinha a ultrapassar 6 ou 7 automóveis.
Isto não quer dizer que os ciclistas não devem melhorar o seu comportamento. Estou a dizer é que são coisas diferentes.
O que é eu acho é que é preciso hierarquizar e prioritizar. Acho que em vez de discutirmos primeiro o caso refletor xpto ou a luz que pisca 20x por min, em primeiro lugar para que haja menos acidentes ou pelo menos que sejam menos graves temos enquanto sociedade de nos concentrar nos temas "excesso de velocidade" "telemóvel" "álcool e afins" e "formação".
O meu ponto é simples: para o caso concreto do video é totalmente irrelevante se há ou não outros utilizadores de bicicleta que se vestem de forma desadequada.
precisamente por serem veiculos especiais (carros , motos, camioes, etc) sao necessarias habilitações especiais para os conduzir.@ruilebs obviamente que percebo. O meu único problema é que passamos muito tempo a discutir coisas importantes mas que não são essenciais na minha perspetiva. E como os meios e o tempo são recursos escassos,acho que devem ser canalizados no essencial. Por exemplo, em Lisboa o mês passado a PSP andou ocupada uns dias a fiscalizar o capacete na trotinete e na bicicleta eléctrica ou semi eléctrica ou sei la mais o quê.
@Carolina também compreendo a tua perspetiva e obviamente concordo com o que dizes. Eu só disse que achava curiosa na medida em que temos tendência (não só tu mas muitos de nós) a relativizar e colocar ao mesmo nível comportamentos errados e negligentes realizados por automobilistas ou ciclistas ou peões. E na minha perspetiva não estão ao mesmo nível, cometer um erro enquanto peão nunca pode ser igual a cometer um erro dentro de uma veiculo de 2ton ou dentro de um camião de transporte de matérias perigosas.
Mas a ocupar qual faixa contrária!!!!!!
Tem duas faixas para cada sentido, nem para verem o filme
Pelo menos no sentido do acidente haviam 2 e dá para ver no video. Agora na outra via de sentido oposto já não dá para perceber.Onde é que na notícia diz que a estrada tinha duas vias em cada sentido?! É que no vídeo não o consigo ver....se tiver, my bad