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Garmin 520

Fonseca

New Member
Só por curiosidade... porque é que no link que partilharam se retira o IVA?

É que pelas minhas contas dá 344.99€ já com portes.
 

jppina

Well-Known Member
Isso é um mistério... mas de facto ao preço de qualquer artigo nesse site, quando comprado para entrega em Portugal, ao preço de venda é abatido o IVA. No entanto o preço final inclui IVA a 21%.
 
Obrigado, já tinha lido esse tópico. :)

sem querer implicar, só te recomendei o tópico porque todas as perguntas que colocaste tinham lá (e no do 500) a resposta, excepto a última que está no tópico das promoções.

só digo isto porque gosto de seguir o tópico do 520 e abri o teu tópico sem querer (pensei que era o original)
 

edununo

Well-Known Member
Em que ficamos então? Sem o sensor de velocidade não terei acesso à velocidade imediata / velocidade média, etc?

Tens acesso a isso tudo.
O Edge por si só trabalha bem. Os restantes sensores são complementos.
O sensor de velocidade é útil se usares a bicicleta em rolos. Dá a velocidade e distância percorrida.
 

MigC77

Well-Known Member
Paulo,

Não te vou falar de preços, nem IVA’s, nem lojas…

Vou-te começar por explicar-te diferença entre a medição de velocidade do GPS e Sensor de Velocidade. A velocidade dada através do GPS é calculada com base no tempo que demoraste a percorrer a distância entre dois registros de coordenadas. Em muitos GPS a frequência de registro de coordenadas pode ser definido. Quanto maior for essa frequência maior será a precisão da “medição de velocidade”. No caso do sensor de velocidade que se coloca na roda, a velocidade é calculada através do tempo que demora uma rotação completa da roda. Este sensor para além da velocidade também te pode dar a distância percorrida.

Prós e contras de cada um: O sensor de velocidade é mais preciso, mais rápido (não tens que esperar aquisição dos sinais dos satélites), permite a utilização indoor (no caso de treinares num turbo trainer ou em rolos), menos susceptível a falhar por falta de recepção de sinal, mas acaba por ser mais um gadget que estás a acrescentar à bike. O GPS depende sempre da recepção de sinal, é mais susceptível a falhas, não pode ser usado indoor mas é uma solução mais simples. Atenção que a diferença de precisão na apresentação da velocidade entre o sensor e o GPS é reduzida… para o comum mortal eu diria que é mesmo irrelevante!

O sensor de cadência sinceramente acho mais útil que o sensor de velocidade. Ao longo deste anos, chegou-se à conclusão que existe uma cadência “óptima” que se situa em torno às 90 rpm… Isto para quem está a começar eu diria que ajuda, entre outras coisas para ter a noção se vais na “mudança certa” ou seja dá-te uma indicação se estás a usar a tua transmissão de forma eficiente. Por outro lado se quiseres treinar um bocadinho mais a sério e não estiveres a pensar adquirir um powermeter, eu diria que é mesmo importante teres o sensor de cadência para poderes ter mais dados para analisar as tuas performances.

A fita cardíaca, acho que é de aquisição obrigatória sobretudo se não praticaste até à data regularmente desporto. Para além de evitar que apanhes um susto, ajuda-te a perceber como é que vais evoluindo em termos de capacidade cardiovascular e como é que vais reagindo a determinados tipo de esforços. Já tive inúmeras fitas da Garmin, da Polar, etc… às quais dei um uso super intensivo! Posso-te afirmar sem qualquer dúvida que a que menos problemas me deu e foi mais fiável foi este modelo: https://buy.garmin.com/pt-PT/ES/sho...de-ritmo-cardiaco/prod10996_010-10997-00.html . Em casa tenho umas quantas deste modelo que nem nunca usei, porque uma banda destas dura anos a fio… só tens que ir trocando a pilha. De inicio poderá parecer-te menos confortável que as soft bands mas com 2 ou 3 utilizações habituas-te deixas de notar que a tens… A da Decathlon nunca experimentei mas a avaliar pela quantidade de users que já queixaram com problemas não me parece ser a melhor opção sobretudo tendo em conta a diferença de preço.

Para finalizar vou-te dar o meu ponto de vista em relação a comprares o aparelho sem os acessórios ou o pack. O aparelho por si só regista os dados que a maioria dos cicloturistas que usam a bicicleta para dar umas voltas precisam… basicamente tempo, distancia, velocidade actual e velocidade média. Agora se o teu objectivo for registar as tuas voltas para depois analisares esses dados e evoluíres… ou seja se te vais preocupar com a tua performance e queres definir objectivos acho que para começar deves adquirir esses sensores (sobretudo o de cadência) e quem sabe até mais tarde um powermeter se tiveres disponibilidade.

Agora com base nestes elementos e obviamente fazendo contas à vida… porque como já foi dito aqui comprar o pack sai mais barato do que comprar o dispositivo e os sensores por separado… tomas a tua decisão.

My 2cents
 

GMQ

Well-Known Member
Tenho um sensor de velocidade/cadencia da garmin. Não sei porquê sempre que o usava para ler a velocidade/distancia dobrava os kms quando chegava aos 30 e poucos. Tive que desligar essa opção no gps (bryton 310) e obter a velocidade/distancia apenas pelo sinal de gps e já não sucede esse problema...
 

pauloteixeira

New Member
Paulo,

Não te vou falar de preços, nem IVA’s, nem lojas…

Vou-te começar por explicar-te diferença entre a medição de velocidade do GPS e Sensor de Velocidade. A velocidade dada através do GPS é calculada com base no tempo que demoraste a percorrer a distância entre dois registros de coordenadas. Em muitos GPS a frequência de registro de coordenadas pode ser definido. Quanto maior for essa frequência maior será a precisão da “medição de velocidade”. No caso do sensor de velocidade que se coloca na roda, a velocidade é calculada através do tempo que demora uma rotação completa da roda. Este sensor para além da velocidade também te pode dar a distância percorrida.

Prós e contras de cada um: O sensor de velocidade é mais preciso, mais rápido (não tens que esperar aquisição dos sinais dos satélites), permite a utilização indoor (no caso de treinares num turbo trainer ou em rolos), menos susceptível a falhar por falta de recepção de sinal, mas acaba por ser mais um gadget que estás a acrescentar à bike. O GPS depende sempre da recepção de sinal, é mais susceptível a falhas, não pode ser usado indoor mas é uma solução mais simples. Atenção que a diferença de precisão na apresentação da velocidade entre o sensor e o GPS é reduzida… para o comum mortal eu diria que é mesmo irrelevante!

O sensor de cadência sinceramente acho mais útil que o sensor de velocidade. Ao longo deste anos, chegou-se à conclusão que existe uma cadência “óptima” que se situa em torno às 90 rpm… Isto para quem está a começar eu diria que ajuda, entre outras coisas para ter a noção se vais na “mudança certa” ou seja dá-te uma indicação se estás a usar a tua transmissão de forma eficiente. Por outro lado se quiseres treinar um bocadinho mais a sério e não estiveres a pensar adquirir um powermeter, eu diria que é mesmo importante teres o sensor de cadência para poderes ter mais dados para analisar as tuas performances.

A fita cardíaca, acho que é de aquisição obrigatória sobretudo se não praticaste até à data regularmente desporto. Para além de evitar que apanhes um susto, ajuda-te a perceber como é que vais evoluindo em termos de capacidade cardiovascular e como é que vais reagindo a determinados tipo de esforços. Já tive inúmeras fitas da Garmin, da Polar, etc… às quais dei um uso super intensivo! Posso-te afirmar sem qualquer dúvida que a que menos problemas me deu e foi mais fiável foi este modelo: https://buy.garmin.com/pt-PT/ES/sho...de-ritmo-cardiaco/prod10996_010-10997-00.html . Em casa tenho umas quantas deste modelo que nem nunca usei, porque uma banda destas dura anos a fio… só tens que ir trocando a pilha. De inicio poderá parecer-te menos confortável que as soft bands mas com 2 ou 3 utilizações habituas-te deixas de notar que a tens… A da Decathlon nunca experimentei mas a avaliar pela quantidade de users que já queixaram com problemas não me parece ser a melhor opção sobretudo tendo em conta a diferença de preço.

Para finalizar vou-te dar o meu ponto de vista em relação a comprares o aparelho sem os acessórios ou o pack. O aparelho por si só regista os dados que a maioria dos cicloturistas que usam a bicicleta para dar umas voltas precisam… basicamente tempo, distancia, velocidade actual e velocidade média. Agora se o teu objectivo for registar as tuas voltas para depois analisares esses dados e evoluíres… ou seja se te vais preocupar com a tua performance e queres definir objectivos acho que para começar deves adquirir esses sensores (sobretudo o de cadência) e quem sabe até mais tarde um powermeter se tiveres disponibilidade.

Agora com base nestes elementos e obviamente fazendo contas à vida… porque como já foi dito aqui comprar o pack sai mais barato do que comprar o dispositivo e os sensores por separado… tomas a tua decisão.

My 2cents

Quando fiz o meu post inicial, era a espera de uma resposta esclarecedora deste género. Muito, muito obrigado. Fiquei completamente esclarecido em relação às dúvidas que tinha. :)

Confesso que não sei o que é um PowerMeter, peço desculpa.

Em relação ao Sensor de ritmo cardíaco, julgo que a que vem no pack não é essa, mas sim esta:

https://buy.garmin.com/pt-PT/ES/sho...-cardiaco-premium-banda-macia-/prod15490.html

Correcto?
 

pauloteixeira

New Member
paulo ao preço que aparece no site da Garmin retira 20% e esse será o preço da Patocycles! :)

Pack com sensores: 389€ x 0.80 = 311€

Apenas o 520: 309€ x 0.80 = 247.20€

Mas liga para a Patocycles e eles explicam-te tudo direitinho! :)

Obrigado Fonseca, vou ver essa situação.

Outra coisa, a montagem do aparelho e dos sensores na bicicleta é algo que se faça facilmente em casa?

Tenham em consideração que eu não sou grande coisa em 'bricolage'. Ahahah :)


PS: já vi o aparelho em algumas bicicletas colocado no guiador e noutras um pouco mais a frente do guiador. Qual o suporte que vem no pack? Aconselham colocar onde?
 

Fonseca

New Member
Paulo os sensor de cadencia é super simples de colocar no crenque, é fixo com apenas uma borracha que já vem no pack. Vê na imagem abaixo...

IMG_3035_thumb.jpg


Atenção ao adquirir o sensor de cadencia! O que está na imagem é o modelo mais recente e funciona através de um acelerómetro.

O mais antigo é este:

5011-336_NOC02-ALT-DETAIL_view1_1000x1000.jpg


O mais antigo tem, como única vantagem, fazer a leitura da velocidade e da cadencia, enquanto que nos novos modelos cada sensor faz o seu trabalho de forma independente, ou seja, para a cadencia colocas o sensor no crenque e para a velocidade colocas o sensor no cubo da roda de trás.

250684_8958_XL.jpg


Em relação ao suporte de guiador, vêm os dois no pack, ou seja podes escolheres o que mais gostas, no avanço ou o que fica" mais à frente". No que fica "mais à frente" tens mais facilidade em vizualizar os dados pelo facto de não teres de olhar tanto para baixo, mas a diferença não é nada do outro mundo, eu uso no avanço, sempre são menos 35 gramas na bicicleta. :D
 

pratoni

Well-Known Member
Porque é que não juntam este tópico ao outro que já existe? Para não andarem a espalhar informação...
 

MigC77

Well-Known Member
Quando fiz o meu post inicial, era a espera de uma resposta esclarecedora deste género. Muito, muito obrigado. Fiquei completamente esclarecido em relação às dúvidas que tinha. :)

Confesso que não sei o que é um PowerMeter, peço desculpa.

Em relação ao Sensor de ritmo cardíaco, julgo que a que vem no pack não é essa, mas sim esta:

https://buy.garmin.com/pt-PT/ES/sho...-cardiaco-premium-banda-macia-/prod15490.html

Correcto?

Paulo, fico contente que tenhas ficado esclarecido. Não me custa ajudar e esclarecer na medida da minha experiência e conhecimentos, pessoas que como tu entram no fórum à procura de ajuda com uma postura humilde e sincera sem problemas em assumir a falta de conhecimento em certa áreas. Mas acima de tudo com vontade de aprender!

No pack efectivamente vem um modelo de fita diferente, mais actual. Não te preocupes, é uma boa fita… no entanto, se quisesses comprar uma fita eu recomendava-te a outra. Acima de tudo pela robustez.

Não te preocupes por não saber nesta fase o que é um powermeter e muito menos peças desculpa ;) Deixo-te aqui este link como introdução: https://en.wikipedia.org/wiki/Cycling_power_meter

A montagem tanto do aparelho como dos sensores é muito fácil não te preocupes que não preciso tirar um curso! ;)

O GPS montas onde quiseres. Traz sempre os 2 tipos de suporte. Podes montar o encaixe que se fixa com elásticos no guiador ou no avanço, ou então montas o braço no guiador ficando com o dispositivo “mais à frente do guiador”. A decisão pode ter em conta questões estéticas mas acima de tudo deve ter a ver com a monitorização que tu vais fazer dos valores apresentados no ecrã. Ou seja se fores olhar com muita frequência para o ecrã do dispositivo o mais recomendável será que montes o braço porque assim terás o dispositivo numa posição mais optimizada. Se fores, como eu, que das vezes que levo o GPS vou olhando de vez em quanto ou nem olho de todo enquanto estou a pedalar, podes colocar por exemplo no avanço.

Foi aquilo que te referi, tudo vai depender da tua filosofia e daquilo que procuras quando pedalas.

Abraço
 

Mr. T

Active Member
Sou iniciado nas andanças, tenho pouco mais de 3000km feitos nos ultimos dois anos e mesmo assim decidi comprar o 510 na altura em que o 520 saiu. Nao preciso da interaccoes com strava em outras coisas mais que o 520 tem, pelo que decidi ir para o 510 + sensor de velocidade no cubo (mais eficaz) e a cinta HRM que vem no pack...

Tal como disse o MigC77, tem os seus pros e os seus contras. Eu decidi ter o sensor de velocidade ao cubo, porque o modelo antigo que se prende por bracadeiras ao quadro pareceu-me muito sensivel e sujeito a partir caso toque com a bota sem querer.

Aproveitei e comprei tambem a capa de silicone.O tempo aqui e' super inconstante, e quando menos esperas, esta a chover.

Uma vez que estas a inverstir num aparelho consideravelmente dispendioso, pensa naquilo que realmente pretendes obter com a ultilizacao do mesmo. E claro, em caso de duvida, a malta esta' aqui para ajudar:)

Força nesses pedais.
 

pauloteixeira

New Member
Antes de mais, quero agradecer a todos que se disponibilizaram a ajudar-me. Neste momento encontro-me completamente elucidado em relação às dúvidas que tinha aquando da abertura do tópico.

Agora vêm as perguntas de futuro, das quais já fui lendo algumas coisas mas confesso que ainda não compreendi muito bem.

Neste momento encontro-me a fazer 20km diários, com descanso ao sábado. Eu sei que é pouquinho, mas tenham em consideração que comecei muito recentemente.

Comecei por fazer 5km (volta ao quarteirão) e fui aumentando gradualmente... neste momento vou nos 20km. Devagar se vai ao longe.

Relativamente à banda que mede a frequência cardíaca, depois de a ter devo fazer os treinos num certo ritmo cardíaco?

Claro que por vezes tenho de parar em semáforos e cruzamentos... mas já li que para se tirar um bom rendimento, devemos manter o ritmo cardíaco constante.

Se me puderem elucidar relativamente a isso.

Antecipadamente grato. :)
 

Fonseca

New Member
Paulo, como PT e instrutor de Indoor Cycle, poderia dizer-te montes de coisas em relação à tua pergunta acerca da frequência cardiaca, mas prefiro não te complicar as ideias e ir pelo mais básico, visto que és novo nisto.

O mais importante, antes de se entrar em "treinos" com frequências cardíacas e etc's é fazer os devidos exames médicos, ou seja, prova de esforço, Ecocardiograma e Electrocardiograma, só depois disso deves aprofundar mais o assunto da frequência cardíaca. Ok?

Como não sei se fizeste os exames acima mencionados deixo-te um conselho, mantém-te na maioria dos treinos entre os 60/70% e não ultrapasses muito os 75/80% da tua FCM (Frequencia Cardiaca Máxima).

Para calculares a tua FCM aproximada deves subtrair a tua idade a 220 e o valor que obtiveres serão os teus 100% de FC.
 
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