Olá Plecoptero,
Já vi que tiveste azar com a questão da tua encomenda e agora estás a ponderar outras opções… Apesar de estar saturado desta discussão de “se dizes que este é mau então e os outros???” onde se está a formar uma fila onde cada um trás um exemplo ou dois exemplos para tentar colocar em cheque a minha opinião vou-te responderes por seres tu… por seres um rapaz que considero bem formado e que penso que legitimamente colocou aqui estes exemplos, cuja compra eventualmente ponderaste, com o intuito de perceber as diferenças. Mas sinceramente depois do que vou dizer não penso continuar a alimentar esta discussão… cada um que pense aquilo que quiser e que seja feliz com as suas escolhas…
Antes de falar dos modelos que postaste, tenho que referir que não acho coerente uma coisa que disseste… então para ti na Pinarello a qualidade paga-se… até aqui tudo certo, estou de acordo! E as outras marcas???? Ou tu queres ver que na industria das bicicletas há meia dúzia de malandros que “obrigam” os compradores a pagar pela qualidade e do outro lado da barricada estão uns gajos muita porreiros que produzem com a mesma qualidade ou parecido e vendem muito mais barato!!! Espero que entendas aquilo que eu quis dizer na brincadeira… é aquilo que eu acho que muitos utilizadores deste fórum pensam. Agora se tu até tens a noção que a qualidade se paga, e sendo a industria das bicicletas um mercado bastante competitivo, achas que alguém dá alguma coisa a alguém???
Bom isto foi um pequeno aparte, quero agora tentar explicar-te porque é que eu acho que os exemplos que colocaste não estão devem ser comparados com o modelo da Canyon que referes.
Para começar vou-me referir ao post do DMA
http://www.forumciclismo.net/showth...ta-de-estrada!&p=239037&viewfull=1#post239037 onde ele aflora a questão das diferenças entre os quadros de carbono. Resumindo aquilo que ele comenta traduz-se em que nem todos os quadros de carbono são iguais. No fundo que parâmetros são considerados para comparar os quadros… normalmente (mas não só) o peso e a rigidez/resistência do mesmo. Por isso é que muitas marcas dentro do mesmo modelo apresentam versões com quadros diferentes onde normalmente o que varia é o peso e a rigidez do mesmo. A norma costuma ser quando mais leve e mais rígido mais caro é o quadro. Nos exemplos que apresentas tanto na Giant como na Merida é assim. No caso do modelo da Canyon Aeroad não é… usam supostamente o mesmo quadro em todas as versões desse modelo.
Como o índice de rigidez normalmente é um dado que as marcas não divulgam nem é fácil encontrar isso na internet, de forma a poder comparar “da maneira mais correcta” vamos orientar-nos pelo peso. Vamos também considerar que uma vez que vamos olhar para montagens com grupos similares em peso, o que mais influencia terá no peso total são as rodas e o quadro.
Se reparares o modelo da Canyon que referes tem um peso total de 7.2kg. Agora vamos olhar para os outros 2 exemplos.
Comecemos pela Giant Propel Advanced 0, não consegui encontrar o peso mas acredito que andará à volta dos 8kg (já vais perceber porque é que faço esta suposição)… No entanto se reparares no modelo Propel encontras 3 versões:
http://www.giant-bicycles.com/pt-pt/bike-finder/men/onroad/?level=performance
Para efeitos de comparação, tendo em conta aquilo que disse anteriormente, julgo que a versão que é directamente comparável com o modelo da Canyon que referes é esta:
http://www.giant-bicycles.com/pt-pt/bikes/model/propel.advanced.pro.0/25161/90849/#specifications
Como podes verificar esta versão custa cerca de 5100€, podes aplicar-lhe o desconto de 10%, continua a ser ainda assim mais cara e não traz umas rodas equiparáveis, aliás são “linha branca” da Giant, desenhadas por eles mas fabricadas salvo erro pela DT Swiss, os travões também não são Shimano e os periféricos são “linha branca” Giant também. O peso ainda assim é de cerca de 7.61kg segundo a Bike Radar
http://www.bikeradar.com/road/gear/.../review-giant-propel-advanced-pro-0-15-49728/
Depois da informação que coloquei certamente concordarás que neste caso a versão “equivalente” da Giant se a equipares ao mesmo nível é cerca de 1000€ (ou 25%) mais cara que o modelo da Canyon. Posto isto e olhando para as duas no papel, alheando-me de tudo o resto, é obvio que a Canyon atrai muito mais… vem logo de origem muitíssimo bem equipada ainda por cima é 400g mais leve e é mais barata… Agora o imponderável é o quadro… porque os componentes, rodas, etc… podemos comparar com mais facilidade mas o quadro é que são elas!!!
Passemos agora à Merida, é um caso mais simples de comparar mas mais difícil de arranjar o equivalente… No modelo Reacto a Merida disponibiliza duas versões de quadro para a mesma geometria: o Reacto CF3 que está presente em todas as versões menos na de topo (Reacto Team E) e a Reacto CF5 que vem na Reacto Team E. O peso da Reacto 7000, de origem são cerca de 8.1kg segundo
http://www.bike-discount.de/en/buy/merida-reacto-7000-247804
Se vires a versão acima a Reacto DA LTD, o preço já é mais elevado, na transmissão não é Di2 mas tem uma miscelânea de componentes incluindo ainda assim maioritariamente Dura-Ace, as rodas já são de carbono mas não se comparam com as Mavic, o peso total é de 7,82kg.
http://www.bikeradar.com/road/gear/category/bikes/road/product/review-merida-reacto-da-ltd-49270/
Se quiseres comparar os topos de gama… nem preciso dizer nada… basta leres
http://www.cyclingweekly.co.uk/reviews/road-bikes/merida-reacto-team-e
Pelo que te acabei de comentar acho que na Merida é difícil teres o equivalente do modelo da Canyon que referes porque o quadro que eles utilizam na maioria dos modelos aero é o de entrada de gama logo mais pesado. Para além disso a política de montagens deles é menos consistente em termos de componentes, as rodas também são claramente inferiores o que não torna fácil a comparação. Ainda assim o modelo que se pode “comparar” com mais facilidade é o de topo de gama, que tal como podes ler na review é bem mais caro e vem pior “equipado”.
Plecoptera espero que tenha ajudado a esclarecer algumas questões, mais que não seja que não se podem comparar modelos de diferentes marcas só porque partilham a mesma geometria e montam o mesmo grupo. Cada marca para as suas diferentes gamas tem uma panóplia de versões diferentes com escalonamentos diferentes entre versões como bem podes ver nas 3 marcas que falamos aqui. A Canyon utiliza o mesmo quadro nas Aeroad, já a Merida utiliza 2 versões e a Giant utiliza 3…
Como disse no início, estou fora desta discussão, não conheço de cor as gamas das bicicletas de todas as marcas portanto para colocar a informação que coloquei tenho na maioria das vezes que pesquisar, perco tempo com isso… e sinceramente tenho mais que fazer… não ganho nada com convencer ninguém disto ou daquilo… Portanto cada um que pense como entender e seja feliz com as suas escolhas.
Abraço