Boas,
para além de já pedalar há uns bons anos em BTT, comprei sensivelmente há um mês a minha primeira bike de estrada. Como poderão imaginar, para quem vem do BTT, com bikes com travões de disco, totalmente satisfeito, é óbvio que fiquei na duvida na hora da compra..... mas acabei por comprar com travões "antigos".
Tal como refiro acima, tenho em ambas travões de disco. Na velhinha 26, uns Magura Marta, travam de mais, e até me esqueço de trocar de calços, na 29er, tenho Avid XX World Cup, travam bem, não tanto quanto aos Magura.... mas prefiro estes. Pois não bloqueia as rodas, e trava mais do que suficiente, stress OFF. Estes "mamam" calços que nem é bom, e fazem um barulho ui (se calhar em estrada até faria jeito).
NUNCA fiquei sem travões no mato. Não sou "maluco" a descer... gosto de descer, de modo a que me divirta, mas sempre de forma a que me sinta seguro (não tenho medo de cair, tenho sim, medo, MUITO, de não me conseguir levantar).
Então pus-me a pensar com calma: bikes de estrada, não são bikes de ciclocross/BTT, em que há dias, em que andamos em locais com lama/água até aos "cubos". Esteticamente, prefiro os travões tradicionais (se calhar, por não ter já uma bike de estrada há anos), pois quem já as tem há muito, parece-me normal querer evoluir/mudar.
Não gosto de pedalar com chuva, nem com lama. Na estrada, lama não há, se houver chuva não pedalo... daí a minha escolha ter recaído no sistema tradicional.
Uma dúvida/curiosidade, uns travões de disco em bike de estrada, não travarão de mais?!?!?! Não nos fará derrapar de modo a nos mandar mais facilmente ao chão?! Tenho mais receio disso, do que os travões deixar de travar (pode ser parvo mas.... é a minha opinião).
Resumindo, acho muito normal esta evolução... não critico minimamente que as compra..... muito pelo contrario. No meu caso, estou muitíssimo satisfeito com a minha "negra" FULL ULTREGA 6800. Trava que é uma maravilha. Até à data, ainda não fiquei com dores nas mãos a travar. Vamos lá ver "amanhã".
Abraços