• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

zonas planas e com pouco trânsito no Centro/Sul ?

saturno

New Member
Olá Malta!

Descobri este fiorum hoje e esta é a minha primeira mensagem.

Já tentei pedir ajuda noutros foruns e venho aqui recorrer à vossa sapiência para tentar ter umas luzes sobre isto:

Ando a tentar agendar uns passeios de bicicleta com a minha filhota pelo nosso Portugal mas tenho um grave problema: odeio subidas e estradas com muitos carros!

A cena é que a minha filhota segue atrás de mim num daqueles "carrinhos/reboque" e, como tal, queria mesmo evitar estradas com carros porque tenho sempre receio da segurança.

Gosto de pedalar no meio da natureza (pode ser em estradas de alcatrão ou em terra batida) e preciso de ideias de zonas/percursos onde sejam reunidas estas condições:

- Percursos planos, sem subidas, ou com subidas não muito violentas.

- Transito automóvel escasso ou inexistente.

- Abundância de árvores ou cenário de campo.

- Distâncias acima de 40 km.

- De preferência na zona Centro/Sul do país.


A título de exemplo, gostei bastante dos passeios que fiz pela costa alentejana abaixo (apesar de numa ou outra parte apanhar algum trânsito). Mas, para além desse eixo Troia-Sagres, o que mais aconselham pelo Alentejo/Ribatejo?

A ideia é pedalar com a minha filhota e ir dormindo pelo caminho (em tenda num parque de campismo ou em hoteis baratos).

No wikiloc vi coisas como esta: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1943534
e estou tentado a experimentar.

Mas seria sempre bom ler algumas dicas vossas.

Obrigado pelo tempo que perderam a ler isto e se me puderem ajudar seria excelente!

Saudações!
 

ventura

Member
Boas

Tive a oportunidade de há 2 ou 3 semanas atrás fazer 2 vezes a Ecopista do Dão.
É um percurso que passa pelos concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. São cerca de 50 kms (100 kms ida e volta) de Ecopista na antiga linha do comboio.

Comecei sempre em Viseu, é um percurso relativamente fácil, apenas é necessário algum cuidado nas zonas em que se cruzam as estradas, embora os carros tenham a indicação de cedência de passagem aos utentes da Ecopista é bom não facilitar.

Em relação ao piso é excelente e tem sempre a indicação dos kms que se vão fazendo.

Cumps
 
Last edited:
Viva,

Atenção que a Ecopista do Dão tem uns obstáculos que pelo menos na zona entre Viseu e Figueiró a Ecopista do Dão têm uns obstáculos que julo que não permitam a passagem desse "reboque". No entanto se começares depois de Figueiró passam a ser utilizadas uma espécie de bandas de desaceleração em paralelo, e ainda te restam mais de 40 kms até ao fim da Ecopista em Santa Comba Dão.
Cumprimentos
 

osicran

New Member
Mais uma consequência grave da falta de limpeza de uma ecopista: há 15 dias um companheiro de estrada foi vítima de uma queda aparatosa provocada por um galho de eucalipto que se meteu entre a forqueta e o aro da roda e lhe provocou uma queda com "égua" que o levou a ter de ser conduzido, em muito mau estado físico, aos hospitais de Aveiro e de Coimbra. Falei hoje com ele e ainda se encontra muito combalido devido a múltiplas lesões. Foi na ecopista entre Estarreja e Ponte da Varela (Torreira), na "fronteira" dos concelhos de Murtosa/Estarreja. Um sinal vermelho muito vigoroso para o estado de sujidade lamentável em que se encontra aquela ecopista em grande parte do seu percurso, nomeadamente nos locais onde ladeia o arvoredo e uma censura ainda maior para as autarquias que, tendo tido o mérito de construir as estruturas, as deixam depois entregues ao mais completo abandono.
 
Top