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Triban 500 2015

ptalves

New Member
visto que não há nenhum tópico relativo a esta bicicleta, que apesar de tudo é bastante falada, gostaria de saber as demais opiniões dos seus utilizadores. para que não haja dúvidas, esta é a Triban 500 com transmissão microshift.

Eu dei o primeiro passeio mais a sério (42km) e não fiquei impressionado. O desviador da frente está a bater na corrente, mesmo depois de terem estado cerca de 1h para o afinar. Lá vou ter de ir à Decathlon para rever isso.

Sou um praticante habitual de BTT e adaptar-me a uma bicicleta de estrada tem sido um desafio tramado, no entanto para já, o que noto é que nas mudanças que esta trás ( 3x 8) sinto que a mais leve é muito pesada e a mais pesada bastante leve. Tenho receio que este grupo de transmissão seja mesmo fraquinho.

Em subidas com pouco inclinação, o desempenho em relação à de BTT é inquestionavelmente melhor, mas quando a subida começa a ser mais severa a coisa inverte-se. é certo que não estou em grande forma, mas é a primeira vez que tenho de desmontar numa subida destas em alcatrão. Atendendo ao facto de que faço com frequência a subida de Monsanto até à prisão por muito mal que esteja, mais depressa ou devagar a coisa lá vai.

Relativamente à posição das mudanças e travões, creio que vou ter de arranjar um avanço mais curto, mas os travões hidráulicos e a largura das rodas de BTT dão realmente muito mais segurança :)

O selim, de facto parece-me fraquito e para não arriscar montei o que normalmente usava. Ainda lhe vou dar uma hipótese, mas creio que vai ter mesmo de ser trocado.

como cereja em cima do bolo, ainda tive direito a um furo no pneu de trás a 3km de casa e lá tive de chamar a "assistência em viagem" para me vir buscar. vou comprar uma nova câmara de ar e ver e confirmar se não há problemas com o pneu.
 
Atenção que a Triban 500 muito falada não tem nada haver com a que compraste, a 500 de 2015 corresponde à anterior 300, a 500 antiga corresponde as novas 520/540, já com forqueta de carbono e transmissão Shimano Sora.

De qualquer forma é normal no inicio sentires alguma dificuldade nas subidas, pois é sempre uma relação mais pesada, mas pensa assim, quando subires tudo nessa, na de BTT até voas:)

Quanto as mudanças, volta lá que eles tem de deixar isso minimamente afinado, no entanto após os primeiros kms é normal haver algumas desafinações pois os cabos esticam um pouco.
 

edununo

Well-Known Member
Tens uma transmissão tripla com pedaleira 50-39-30 e cassete 12-25.
Na mais pesada que é a 50/12, tens capacidade de fazer 47kms/h a 90 pedaladas por minuto ou 52kms/h a 100 pedaladas por minuto. Só será curta em descidas.
A mais leve é a 30/25. Com essa relação dá para subir quase tudo. É leve o suficiente.
Estás provavelmente muito habituado aos andamentos de btt e agora começas a ver o que é subir numa bike de estrada. Passei pelo mesmo.

Quanto ao desviador tocar na corrente, vê se não andas a cruzar em demasia a mesma.
No prato do meio deves conseguir correr a cassete toda mas no pequeno e grande não deveras usar mais que metade da cassete.
Eu no teu caso não usaria os 3 ou 4 carretos maiores da cassete quando no prato grande e os 3 ou 4 carretos menores quando no prato menor.
 

ptalves

New Member
sim, tem havido muita confusão e do ponto de vista comercial parece-me um grande erro estratégico...mas eles lá sabem!

relativamente às mudanças, compreendo que elas tenham um período de adaptação, mas não desta maneira. Ainda no capítulo das mudanças, se a mais leve é pesada, a pesada não deveria ser ser também mais pesada? é que se estou a rolar numa descida com uma velocidade entre os 45-50km/h estou praticamente sem pedal e na de BTT isso não acontece.
 

ptalves

New Member
Tens uma transmissão tripla com pedaleira 50-39-30 e cassete 12-25.
Na mais pesada que é a 50/12, tens capacidade de fazer 47kms/h a 90 pedaladas por minuto ou 52kms/h a 100 pedaladas por minuto. Só será curta em descidas.
A mais leve é a 30/25. Com essa relação dá para subir quase tudo. É leve o suficiente.
Estás provavelmente muito habituado aos andamentos de btt e agora começas a ver o que é subir numa bike de estrada. Passei pelo mesmo.

Quanto ao desviador tocar na corrente, vê se não andas a cruzar em demasia a mesma.
No prato do meio deves conseguir correr a cassete toda mas no pequeno e grande não deveras usar mais que metade da cassete.
Eu no teu caso não usaria os 3 ou 4 carretos maiores da cassete quando no prato grande e os 3 ou 4 carretos menores quando no prato menor.

relativamente às subidas, fiz muitos km´s de alcatrão com a de BTT, não deveria ter mais facilidade nas subidas na de estrada, atendendo ao facto de ser mais leve e os pneus causarem muito menos atrito?
 

edununo

Well-Known Member
A descer tem de dar mais que 50. Basta pedalar com mais cadência.
Já agora a de btt é de que tamanho de roda e qual a transmissão que lá tens?
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
relativamente às subidas, fiz muitos km´s de alcatrão com a de BTT, não deveria ter mais facilidade nas subidas na de estrada, atendendo ao facto de ser mais leve e os pneus causarem muito menos atrito?

Sim, é isso que deve acontecer mas só se as mudanças forem equivalentes (a mudança mais leve em BTT pode ser menos pesada que a mais leve na de estrada).
 
Possivelmente na de btt a mais pequena é de 22 e atrás tens 32 ou 34 como é lógico é muito mais leve e em inclinações maiores vais sentir a diferença, podes optar por meter cassete da de Btt na bike de estrada para testares e pelo menos ajuda nesta adaptação inicial.

Agora a velocidade de ponta não tem sentido o que dizes mesmo com 12 atrás duvido que a btt seja mais rápida, normalmente as btt tem 44/42 dentes no prato maior, na de estrada deves ter 50, logo ambas esgotadas a de estrada leva vantagem.
 

ptalves

New Member
Possivelmente na de btt a mais pequena é de 22 e atrás tens 32 ou 34 como é lógico é muito mais leve e em inclinações maiores vais sentir a diferença, podes optar por meter cassete da de Btt na bike de estrada para testares e pelo menos ajuda nesta adaptação inicial.

Agora a velocidade de ponta não tem sentido o que dizes mesmo com 12 atrás duvido que a btt seja mais rápida, normalmente as btt tem 44/42 dentes no prato maior, na de estrada deves ter 50, logo ambas esgotadas a de estrada leva vantagem.

como disse, foi uma impressão inicial. assim que tenha a questão do pneu resolvido e transmissão afinada dou mais uma volta de teste e fico com uma ideia mais precisa. A meio da viagem já me começava a sentir melhor com a posição, mas para isso fui tendo de afinal a posição do selim ao longo do percurso. No entanto, creio que a troca por um avanço mais curto é fundamental.
 

prats

New Member
Eu adquiri uma fininha igual a essa e não notei problema nenhum na transmissão. A mim tb me custou apanhar o andamento, que vinha de btt tb, e agora estou a notar o que é preciso puxar para andar em estrada. Até a descer dá para puxar pela bicicleta.

O ponto menos positivo é de facto o selim, que é muito rígido e provoca algumas dores ali na zona do perineo e, por isso, merece ser trocado!

De resto a bicicleta anda normalmente. Haja é pernas para a fazer andar ;)
 

edununo

Well-Known Member
roda 26 com 3x9 shimano SLX

O normal em 3x9 é 44-32-22 com cassete 11-32 ou 11-34.
Tens obviamente andamentos muito mais leves que na de estrada.
Em termos de velocidade máxima a de estrada têm de andar mais.

44/11= 4. 50/12 = 4.17 o que juntamente ao diâmetro ligeiramente superior da roda de estrada faz com que atinjas mais velocidade.
 

ptalves

New Member
O normal em 3x9 é 44-32-22 com cassete 11-32 ou 11-34.
Tens obviamente andamentos muito mais leves que na de estrada.
Em termos de velocidade máxima a de estrada têm de andar mais.

44/11= 4. 50/12 = 4.17 o que juntamente ao diâmetro ligeiramente superior da roda de estrada faz com que atinjas mais velocidade.

a minha roda de estrada é 650X23 devido ao tamanho ser o S, creio que isso influencia ou não?
 

ptalves

New Member
http://www.bikeradar.com/forums/viewtopic.php?f=40020&t=12913476

Pelo que li ali parece que a Decathlon equipou quadros small com rodas 650c.

A ser verdade é chato e explica a tal perda de andamento. Por outro lado com rodas pequenas e com 30/25 como relação mais leve, tens de con seguir subir paredes.

subir paredes não me parece....acredito que me permita subir inclinações médias por mais tempo e menos esforço, mas não é fácil acertar com a relação certa.

Ontem foi dia para mais um passeio na marginal de Lisboa (50km) e quase sempre na pedaleira grande. Creio que já tenho a afinação do selim finalizada e por isso o desgaste foi menor. O desviador de trás até se porta bem, mas o da frente é uma desgraça...quase sempre que é chamado a trabalhar dá asneira. espero que seja apenas falta de afinação, mas antevejo problemas com isto.

Quanto a velocidades de deslocação...permite-me rolar com alguma facilidade em torno dos 30km/h e conforme referi, limpa muito bem subidas de baixa/média inclinação, quanto a velocidades máximas ainda não passou dos 50km/h. Espero que dentro de dias já consiga começar a entrar na zona de Sintra, subindo desde a zona do Guincho e aí já fico com mais certezas.
 

ptalves

New Member
Sempre se confirma ser 650c?

30/25 e ainda por cima a ser 650c, é bastante leve para estrada.

o tamanho da roda é confirmadíssimo....e não creio que tivesse muita folga no tamanho visto que com calçado normal não fico com muita folga entre pernas. no tamanho seguinte já era roda 700.

Se tudo correr bem, dentro de dias vou testar uma subida a sério e logo conto a aventura, mas o comportamento do desviador da frente não me dá muita margem e antevejo os problemas do costume, mesmo que já tenha uma melhor posição na bicicleta.
 

dimark1978

Active Member
Boas,

Comprei recentemente uma igual e posso dizer que por este preço fiquei muito impressionado. Já fiz alguns treinos entre 30km a 50km e rola muito bem. No ultimo ano quase não andei de bicicleta mas tenho me sentido muito confortável. Pena o disco maior da pedaleira não ser de 52 dentes, pois em descidas e embalado nalgumas rectas pedia mais andamento.
 
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