Ou seja, eu conheço uma loja em Lisboa que vende Trek e Scott, e eles tal como todas as outras lojas (acredito eu) recebem as bicicletas em caixas e depois montam.
Ou seja, a fraca qualidade de montagem é culpa da loja e não da marca.
Quem sabe se a marca não manda tudo direito e a loja fica com certas peças que utilizarão mais tarde a custo 0?
Bem, normalmente a loja tem pouco que montar da bicicleta que vem na caixa. Os problemas que o Kostaviks refere não são responsabilidade de montagem na loja... Já em relação à loja ficar com certas peças, quando comprei a minha segunda Emonda, a versão disc de 2019, quando a fui levantar à loja perguntei se não trazia uma chave de torque da Bontrager (a primeira que tinha comprado, online, veio com uma...). O dono da loja pediu ao mecânico para me dar uma, foi buscar uma caixa rasa mas bastante larga e comprida onde estavam mais de 20 chaves dessas! Pensei logo que ficaram montes de clientes sem elas...
Os problemas de montagem que encontro, são mesmo problemas de concepção da bicicleta e/ou contenção de custos!
A questão é que são coisas que parecendo insignificantes, podem tornar a experiência do cliente, uma má experiência!
O uso de borrachas nas passagens de cabos e espirais, mangas anti-ruido, stichers de proteção em pontos de contacto entre componentes e o quadro, etc... tudo isto é da responsabilidade de que projeta e decide como a bike vai ser entregue ao cliente.
Eu trabalho na área e uma das marcas com que trabalho é a Canyon. Em todos estes pormenores, está a anos luz destas Trek que compramos. O nível de exigência e a preocupação pela obtenção de uma boa experiência e consequente feedback positivo por parte do cliente, são notórios.
Para além disso, tudo é pensado ao mm! Todas as configurações das bikes, medidas de cockpits, etc...
O problema que referes da falta de borrachas na passagem de cabos e espirais é onde? É que a Émonda agora vem com os cabos praticamente integrados, entram por baixo do avanço, pelo que não estou a ver onde faltam, mas a faltarem, tens de reclamar!! A manga protetora de ruído no interior, normalmente isso vem, mas confesso que na minha Emonda 2019 não me lembro se trazia (desmontei-a logo para meter Di2...). Já os stickers de proteção, a minha primeira Émonda trazia um conjunto de proteções da Trek para se colocar no quadro, incluindo uns par pôr por baixo das grades. Já a segunda, nada, mas pode ter sido o mesmo problema da chave...