Treinos nocturnos (Estrada)

#1
Boas pessoal,

Dado a alterações na minha vida profissional estou a passar muitos dias seguidos sem poder treinar na estrada. O período em que mais tempo tenho disponível é após a meia noite, hora em que saio do trabalho.

Como não posso praticar de dia derivado a outras ocupações, tenho pensado em aproveitar as noites mais agradáveis e ir pedalar à noite uma duas horitas apenas para manter o cardio até ao fim de semana.

Deram-me uma lanterna de 500 Lúmens (max 1 hora) e com vários outros modos e umas luzes trazeiras bem jeitosas com acelerómetro de travagem.

Gostaria de saber se alguém tem experiência em usar uma lanterna desta potência em estradas municipais / locais com iluminação normal. Não conto ir para zonas mais escuras nem me meter em aventuras. O modo de poupança e enduro apenas tem 100/200 lúmens. O Blast 500 caso necessite visibilidade.

Acham que é algo que sirva para ser visto ou devo comprar algo superior?

Lezyne Hecto Drive 500
 
#8
Hoje comecei commute para o trabalho e fiz isso mesmo também tenho horários pouco ortodoxos......
Mas pela primeira experiência nocturna é essencial fazer redundância nas luzes quer frontal para não ficares sem visibilidade e sem ser visto mas sobretudo na traseira é essencial!
Bem, acabei de comprar uma de 1100 lúmens para a frente. Será mais do que suficiente para ser visto e ajudar à visão nas estradas iluminadas no seu modo de poupança que é de 400 lúmens. Depois se for preciso ainda tem 800 e 1100 caso seja preciso cegar quem vem de frente ou enfiar-me em caminhos mais escuros!

https://www.blackburndesign.com/p/dayblazer-1100-front-bike-light/

A outra ficará para piscar ou em modo poupança na parte de trás juntando à luz vermelha. Assim serve tb de segurança caso a da frente falhe por qualquer motivo. Sempre terei mais uma, bem que mais fraca, para desenrascar caso seja necessário. Noutras situações também poderá passar para o capacete!

Acho que de facto um set up com 3 lâmpadas é bem mais seguro e versátil. Se há situação onde o dinheiro mereça ser gasto é mesmo em iluminação nocturna para quem planeie andar de noite!
 

torui

Well-Known Member
#9
Eu sou apologista da máxima, mais vale sobrar do que do faltar. As luzes nem precisam de ir todas ligadas, mas é sempre bom saber que se alguma falhar podemos utilizar o plano B, C etc.
Eu uso em simultâneo vários tipos de luzes, colete refletor e se for preciso tampas refletoras para as válvulas que dão um efeito muito fixe com as rodas em andamento.
 
#10
Aqui pela zona levo sempre uma a frente e uma atrás, dentro de uma bolsa vai mais uma para a frente que é só em caso de emergencia e para ser visto e mais uma para trás

Quando faço saída de noite toda, é que nem me preocupo, o gps vai sempre carregado e chega mais ou menos igual e as luzes sempre acesas e sem problemas de bateria

Sempre a gerar energia, é a melhor solução para voltas grandes
 

elchocollat

Well-Known Member
#11
Aqui pela zona levo sempre uma a frente e uma atrás, dentro de uma bolsa vai mais uma para a frente que é só em caso de emergencia e para ser visto e mais uma para trás

Quando faço saída de noite toda, é que nem me preocupo, o gps vai sempre carregado e chega mais ou menos igual e as luzes sempre acesas e sem problemas de bateria

Sempre a gerar energia, é a melhor solução para voltas grandes
Explica lá... Geras energia para carregares as coisas?
 

elchocollat

Well-Known Member
#13
Dínamo de cubo certamente.
Exato, é isso que estou à espera.
É que assim... Eliminava os stresses de luzes, gps e pedais para carregar... Metia o dínamo, e quando queria ligava lá os componentes
Não sei se é fácil e esteticamente apelativo...

Problemas de 1o mundo... Realmente, que stress é tirar as luzes, meter no bolso e carregar no usb já preparado :oops::rolleyes:o_O
 
#14
Sim, tenho cubo com dínamo, duas luzes da Busch+Muller, frente e trás
O cubo é da Shimano, comprei a um amigo a roda usada
Fiz um aparelhometro que é ligado ao dínamo e carrega o GPS ou um telemóvel


Esta tudo na minha Azulinha de Ferro e quando é tempo de inverno sem luz para treinar, acabo por a usar varias vezes

Existe outros tipos de montagem de luzes, mais fáceis de montar e desmontar, a roda é igual ás outras todas, o cubo é que é diferente, existe com ou sem discos

Existe outro sistema que safa, pelo menos para sermos vistos que é o da Reelight, para trás é bom, para a frente nunca usei, mas acredito para quem treina dentro da cidade dê na boa
 

francisco

Active Member
#15
Eu tenho uma solarstorm, acho bastante bom pelo preço (se vier do eBay) 15-20€
É uma luz um bocado grande não sei como ficará numa bicicleta de estrada.
 
#17
Eu sou apologista da máxima, mais vale sobrar do que do faltar. As luzes nem precisam de ir todas ligadas, mas é sempre bom saber que se alguma falhar podemos utilizar o plano B, C etc.
Eu uso em simultâneo vários tipos de luzes, colete refletor e se for preciso tampas refletoras para as válvulas que dão um efeito muito fixe com as rodas em andamento.
Boa ideia isso das válvulas! Nem sabia que isso existia (noob).
 

torui

Well-Known Member
#18
Boa ideia isso das válvulas! Nem sabia que isso existia (noob).
Eu comprei um conjunto há uns anos na decathlon. O único senão, é que como são colocadas tal qual tampas de válvulas presta, podem com a trepidação fazer com que a câmara de ar liberte ar e até esvaziar esta num ápice. E no meio da escuridão é uma grande chatisse o pneu esvaziar derrepente.