Treino caseiro de Spinning

ricasmetx

Well-Known Member
#1
Boas a todos
Estou a ponderar adquirir uma bike de spinning, em vez de um rolo, pra ganhar forma principalmente nos meses de inverno

Neste momento estou a analisar o mercados destas bikes, pretendo dar no máximo 300€, e ja aprendi que o fundamental e ter uma roda de inércia superior a 20kg.

No entanto, nesta escolha (spinning vs rolos) também tenho de pensar e estudar a praticabilidade e a eficiência dos treinos, dai a razão deste tópico.

Pretendia a vossa opinião e experiência sobre:

Qual a melhor forma de treinar? "Aulas"/vídeos no youtube? (Que vídeos seguir?)
Planos de treino? O que recomendam?
Que indicadores se devem utilizar? Sensor cardíaco relacionado com o "nível da mudança" da bike? Sensor de cadência? Velocidade?

Aguardo o vosso feedback.

cumprimentos,
Ricardo Santos
 
#2
Eu treino spinning durante a semana, especialmente no inverno e comecei sem qualquer monitorização,

Actualmente tenho um sensor cardíaco e já não consigo treinar/andar sem ele, tanto na estrada como em casa,

Acho que no mínimo deveras ter um para ter noção dos teus limites e para especificar zonas de treino.

Se a ideia é apenas "por te em forma" é desnecessário.

Quanto ao sensor de velocidade e de cadencia acho pouco relevante para spinning (pelos menos da minha experiência)

porque para atingir um determinado batimento necessitas de jogar com a resistência e a cadencia..

dificilmente consegues atingir um batimento elevado (80-85%) c/ muita cadencia numa de spinning.

Treinos? define tu os teus treinos, define um tempo, define um tempo para series, vai aumentado o tempo, vai aumentado as zonas de treino.

e vais ver as bikes a rolar com facilidade ;-)

NM
 

ricasmetx

Well-Known Member
#3
Obrigado pelo feedback.
Eu e precisamente isso que pretendo, treinar em casa no inverno.
Quanto a bike, qual o feedback que pode dar da sua?
Vi num outro tópico que comprou uma na redcoon...

Obrigado e bons treinos
 
#4
Eu treino spinning durante a semana, especialmente no inverno e comecei sem qualquer monitorização,

Actualmente tenho um sensor cardíaco e já não consigo treinar/andar sem ele, tanto na estrada como em casa,

Acho que no mínimo deveras ter um para ter noção dos teus limites e para especificar zonas de treino.

Se a ideia é apenas "por te em forma" é desnecessário.

Quanto ao sensor de velocidade e de cadencia acho pouco relevante para spinning (pelos menos da minha experiência)

porque para atingir um determinado batimento necessitas de jogar com a resistência e a cadencia..

dificilmente consegues atingir um batimento elevado (80-85%) c/ muita cadencia numa de spinning.

Treinos? define tu os teus treinos, define um tempo, define um tempo para series, vai aumentado o tempo, vai aumentado as zonas de treino.

e vais ver as bikes a rolar com facilidade ;-)

NM
Mendezpt, eu nas aulas de spinning facilmente atinjo os 90% da FC, basta trabalhar para tal, acontece que é um pouco mais dificil mas chega-se lá, se for treino para queimar gorduras o limite deverá ser os tais 85% da FC max. daí para a frente estamos a trabalhar noutras coisas.

Ricasmetx, se tens bike de estrada porque não o rolo, eu tenho o meu rolo (Tacx Satori Pro) regulado com um aperto na roda traseira com mais rigidez face ao normal, exatacmente para obrigar-me a puxar mais, além dos 10 modos de resistência que o rolo trás.
 
#5
Boas a todos
Estou a ponderar adquirir uma bike de spinning, em vez de um rolo, pra ganhar forma principalmente nos meses de inverno

Neste momento estou a analisar o mercados destas bikes, pretendo dar no máximo 300€, e ja aprendi que o fundamental e ter uma roda de inércia superior a 20kg.

No entanto, nesta escolha (spinning vs rolos) também tenho de pensar e estudar a praticabilidade e a eficiência dos treinos, dai a razão deste tópico.

Pretendia a vossa opinião e experiência sobre:

Qual a melhor forma de treinar? "Aulas"/vídeos no youtube? (Que vídeos seguir?)
Planos de treino? O que recomendam?
Que indicadores se devem utilizar? Sensor cardíaco relacionado com o "nível da mudança" da bike? Sensor de cadência? Velocidade?

Aguardo o vosso feedback.

cumprimentos,
Ricardo Santos
Ricasmetx, procura aqui no fórum o via simples porque existe, um plano de treino bastante completo.
 
#6
Diogo112,

Não estou a dizer que não chegas, simplesmente estou a dizer que não consegues atingir a mesma c/ uma elevada cadencia e manter-la durante muito tempo.

Pelo menos eu não consigo.

Quanto a bike nos rolos, têm pelos menos duas desvantagens, barulho e desgaste do Quadro para alem de estabilidade.
 

ricasmetx

Well-Known Member
#7
Obrigado pelos posts.
Não uso rolo por causa do barulho e pq não me e prático, tenho um espaço mto reduzido.
Qto a tipologia de treino recomendam então do controlar os batimentos cardíacos com a "mudança" aplicada na bike certo?
 
#8
Não é com mudanças, mas sim o travão. Numa bike de spinning normal/básica, para teres uma cadência mais pesada o que vais fazer é aplicar um travão à roda de inércia. Quanto mais apertares esse travão, mais ele vai travar a roda, e como tal, mais esforço tens que fazer na pedalada...