Travões Dura-Ace 7700 ou Ultegra SL ?

Morg

Well-Known Member
#1
Olá,

Comprei uma bicicleta usada com Ultegra SL para substituir uma com Dura-ace 7700.

Estou a escolher os melhores componentes para vender a outra.

Os travões Dura-ace pesam +/- o mesmo que os Ultegra SL, mas são mais pequenos e gosto mais da cor.

Em termos de potência de travagem há diferenças? Qual o melhor?

Obrigado
 
#2
Potência de travagem deve ser tudo mais ou menos igual, pode haver diferenças é nos calços de travão, uns travarem melhor que outros, mas pode fazer a experiência se tem as duas. Pode ainda haver diferenças em relação aos aros, uns serem melhores na travagem do que outros, mas penso que deve ficar com os que gostar mais, é a minha opinião.
 
#3
Os melhores? Os Shimano 105. À força de serem pesados e tão maciços, são os que apresentam melhor performance/preço. Li já em várias revistas da especialidade que nem mesmo os Dura-Ace têm um desempenho tão bom, e honestamente quando os experimentei fiquei com a mesma sensação ... Os Dura-Ace têm um bocadinho mais de ataque mas parecem perder eficácia ao longo da travagem, aos passo que os 105 mantêm a "mordida" sempre.
 
#4
Eu tenho os 105 e posso confirmar que são uns travões filhos da mãe. Tenho de ter muito cuidado para não andar sempre com a traseira bloqueada. Muita potência de travagem.
 
#6
Eu continuo a achar que a força de travagem tem a ver com a qualidade dos calços,porque a força exercida nas manetes é a mesma e é a mesma que é transmitida ao travão, por isso a diferença deve estar mesmo é nos calços.
 

Morg

Well-Known Member
#9
Há muitos anos que uso os dura-ace 7700 (com quase 10 anos). Quando experimentei a nova com os ultegra SL e calces BBB techstop achei que travava pior. Parece-me que os BBB são novos e talvez precisem de "acamar".

Não estou a comparar dura-ace e ultegra actuais, mas dura-ace com 10 anos e ultegra com 3. Em termos de peso é mais ou menos o mesmo.

Na zona de Beja pode-se fazer 100km e mal tocar nos travões.

A 1ª semana que andei com os ultegra foi em castelo branco e usei mais os travões numa semana que 1 ou 2 meses em Beja :)