• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tour de France: -A Época dos Super-Heróis do Ciclismo!

Bruno E. Santos

New Member
Resolvi colocar aqui um texto que publiquei em outro fórum, sobre como era o nível de dureza e dificuldade do Tour de France, nas suas 2-3 primeiras décadas:

Há cerca de um século atrás, o próprio ciclismo de estrada era praticamente BTT e bastante mais duro que o ciclismo actual, nas suas várias vertentes:
- Deixo aqui duas fotografias do Tour de 1910, tiradas da Wikipedia, da subida ao "Col du Tourmalet" (2115 m)! Reparem na qualidade da "estrada"!
1910OctaveLapize.jpg
Tour_de_France_1910_01_Octave_Lapize.jpg

- Nesta época, a maioria das "estradas" não eram alcatroadas, sendo estradões ou de "macadame"!
- Para além das bicicletas pesarem mais de 20 kg nesta altura, os ciclistas tinham de carregar com eles todas as ferramentas e equipamentos de reparações, câmaras e alimentos (também podiam parar pelo caminho para os obter); pois não existiam carros de apoio e eram automaticamente desclassificados se outra pessoa lhes tocasse na bicicleta para efectuar reparações!
- Nesta época um Tour tinha aproximadamente 15 etapas! Só que muitas dessas etapas tinham entre 300 a 480 km de extensão, sendo que muitas vezes o vencedor de etapa fazia entre 14-20 horas para as concluir (havia um dia de descanso entre etapas)! Um vencedor de um Tour tinha na época aproximadamente 200-230 horas de prova total, contra 80-90 horas de um vencedor da actualidade!
- A distância total de um Tour nas primeiras décadas era de 4500-5500 km, contra cerca de 3500 km na actualidade!
- O Doping, na forma de Anfetaminas, só começou a aparecer no ciclismo em meados da década de 1930! Antes eram só as pernas, os pulmões e a cabeça dos ciclistas a trabalhar!
- Os sistemas de mudanças só foram autorizados no Tour de France em 1937! Antes, as bicicletas eram na prática "Single Speed", podendo os ciclistas transportar rodas dentadas individuais nas mochilas, com mais ou menos dentes; tendo que parar para as substituir e montar na bicicleta!
- Deixo aqui um exemplo de uma etapa no Tour de 1919, com 468 km de extensão, que o vencedor percorreu em 21h04'27"! 21 horas! (Clicar no link em baixo!)
http://www.letour.fr/HISTO/fr/TDF/1919/1400/etape.html
http://www.memoire-du-cyclisme.net/
 

silvioferraz

New Member
Fantástico...

Uma época brutal para o ciclismo. Embora hoje em dia, as etapas tenham condições nunca imaginadas nesse tempo, as prestações exigidas aos atletas não deixam de ser igualmente desumanas.

São 3 semanas de esforço, hoje em dia com apenas 3 dias de descanso e com velocidades nas etapas a rodar os 40 Km/h de média. Acredita que nem tudo se deve à Ultra-Leveza das bikes, das melhores estradas e dos carros de apoio com as suas barras de energia. As pernas dos atletas contam muito e hoje em dia, tal como nessa altura, é uma prova para Super-Heróis.

Abraço e grande post
 

Bruno E. Santos

New Member
É óbvio que continua a haver muita dureza e as pernas, os pulmões e a cabeça (mentalidade, força de vontade e capacidade de sofrimento); continuam a ser fundamentais!
Deixo aqui uma parte de um texto que publiquei noutro fórum em 2008, de dureza nos "tempos modernos" do ciclismo:
Por exemplo, em 2000, houve uma etapa de montanha do Tour de France (14ª. etapa), que me ficou na memória, por ser excepcionalmente dura! Tinha 249,5 km de extensão! Fui confirmar os dados em http://www.memoire-du-cyclisme.net/, sendo que esta etapa tinha vários prémios de montanha de categoria especial e primeira categoria, em altitudes como 2361m, 2250m e 2109m!
O vencedor foi Santiago Botero (ganhou isolado, em fuga), com 7h56m13s, segundo Paolo Salvoldelli a 2m30s e terceiro Marco Pantani a 2m46s! O grosso do pelotão ("autocarro"), chegou com aproximadamente 8h30m de tempo!
Ora, oito horas a andar de bicicleta em alta montanha! Com duas semanas de etapas nas pernas e outra semana ainda para correr! Com um mísero dia de descanso pelo meio! E mais não digo! :D


Mas na actualidade, paira sempre no ar aquela suspeição de que também existe uma corrida entre a Ciência ligada ao Controlo Anti-Doping e a Ciência da Dopagem! E a segunda parece estar sempre uns passos à frente da primeira!
Por outro lado lado, uma grande equipa consegue ter acesso a meios financeiros e científicos "legais", como médicos e nutricionistas de excelência, bicicletas melhores, equipamentos mais aerodinâmicos, testes aerodinâmicos em túneis de vento para optimizar a postura do ciclista na bicicleta, etc...!
E são estes dois aspectos que muitas vezes conseguem ganhar aqueles segundos ou minutos que fazem a diferença para a vitória e a glória! Continuo a gostar muito de Ciclismo! Mas fico com a sensação de que a competição desportiva entre indivíduos, é cada vez mais subvertida pela competição científica!
 

RJLA

New Member
É perante memórias como estas e mesmo quando pensamos no ciclismo da actualidade que acho cada vez mais ridiculo ver um jogo de futebol e ver aqueles tipos a rebolar no chão a agonizar de dores e a levar sprays por tudo o que é sitio quando levam um pontapé na canela que, por acaso, até está protegida com caneleira... O enorme espirito de sacrificio e capacidade de sofrimento é uma condição inerente ao ciclismo, fazendo dos seus praticantes verdadeiros heróis, sem dúvida!
 

pedrofeijo

New Member
Se bem que hoje em dia sofram que se desunham,muitos deles apenas para chegarem a Paris.E sendo o Tour, considerado um dos esforços físicos mais violentos que se pratica hoje em dia.Não é menos verdade que "antigamente " aquilo era para homens de barba rija.Partir num dia e chegar praticamente noutro e tendo uma pessoa desenrascar-se pelo caminho,com chuva,vento,neve,lama,e seja lá mais o que aparece-se no caminho,não seria decerto para qualquer um.Mas eram outros tempos....
Já agora 5*****
 
Last edited:

20fps

Member
Não consigo partilhar da opinião que antigamente é que era. Aquilo é que era duro e frases deste género. Era simplesmente diferente.

O Tourmalet em 1903 era subido quase todo a pé, hoje é a dar o máximo, explosão força e raiva. As grandes provas de 21 dias, são igualmente duras e extremas. As exigências dos dias de hoje é que nada teem a ver com as de outras épocas. Em termos físicos, qqc ciclista dos dias de hoje está muito melhor preparado do que os de 1900 e troca o passo.

Não se pode comparar o que foi e o que é. Deve simplesmente admirar e aplaudir.

Já tiravam era os rádios aos ciclistas.
Belo post.
 

paradawt

Moderador
A evolução das máquinas, dos programas de treino e da metodologia dos ciclistas, levou a uma abordagem diferente da prova.

No inicio era um feito de heroísmo e esforço no sentido de terminar a prova. O esforço era imposto pelas condições dos percursos, bicicletas e tecnologia quase inexistente.

Deveras, hoje em dia, esse esforço não deixou de existir e continua a ser quase sobre-humano.

As provas têm uma menor duração, mas também o ritmo é muito superior e se na altura os riscos passavam pelas condições ou falta delas, hoje o risco é composto pela velocidade e pelo arriscar, levando até ao limite o ciclista e a sua máquina.

Sem dúvida que é a grande prova de desporto! Digna de ser considerada a mais dura e dificil de todas.

O post está excelente. Parabéns!
 

Burning Dogma

New Member
O Tour é tal e qual como o Paris-Dakar, antigamente era aquela aventura da descoberta do Sahara, actualmente é uma prova disputadíssima ao segundo. Também não partilho da máxima "antigamente é que era duro", simplesmente era diferente. Podia ser mais duro no sentido de não haverem tantas condições de apoio como equipamentos em condições, nutrição, equipas com massagistas, médicos, etc, mas a dureza continua lá toda.
 

Bruno E. Santos

New Member
Voltei a fazer mais umas pesquisas sobre o ciclista que aparece nas duas fotografias do Tour de 1910, a subir apeado o "Tourmalet":
- Chamava-se Octave Lapize, e foi o vencedor do Tour desse ano! Ele, (tal como outros dois vencedores de edições do Tour entre 1903-1914), morreu devido a ferimentos em combate na 1ª guerra mundial, em 1917, com 29 anos, logo nunca pôde continuar a expandir o seu palmarés pessoal, que também incluía várias clássicas!
- O ano de 1910 foi o primeiro que incluiu as montanhas dos Pirinéus no Tour! Octave Lapize tornou-se famoso por durante esta subida, ter gritado para alguns membros da organização do Tour: "-Vous êtes des assassins! Oui, des assassins!" (dispensa tradução)! :D :D :D
- Esta etapa era a 10ª. (Luchon-Bayonne), com 326 km de extensão! Lapize ganhou esta etapa com o tempo de 14h10m00s!
- Sobre o facto de ele ir a subir apeado; relembro que a bicicleta era uma "Single Speed" só com uma mudança, pesava mais de 20 kg, e ele transportaria consigo algures entre 10 a 20 kg de material diverso! O caminho também era de má qualidade!
 

paradawt

Moderador
Segundo o livro do Lance - Corrida contra o cancro, Lapize gritou isso depois de descer a grande velocidade e em bicicletas sem ou com travões deficientes aquela que é uma das maiores descidas do tour, onde por norma vários ciclistas acabam por ter quedas graves.

É interessante teres encontrado isso!
 

Bruno E. Santos

New Member
Coloco aqui um texto que tinha colocado noutro fórum no passado, sobre uma grande figura do Tour de France, pouco conhecida no presente:

Um ciclista, já falecido, por quem tenho respeito, admiração e que acho que teve azar na vida, foi o italiano Gino Bartali (1914-2000); pois em circunstâncias normais poderia ter um palmarés muito superior:

- Ganhou a Volta a França em 1938 e 1948 e fez 2º. lugar em 1949! Por razões de antagonismo político entre a França e a Itália, não pode participar em 1939 e 1947! De 1940 a 1946, não houve Volta a França por causa da Segunda Guerra Mundial!

- Ganhou a Volta a Itália em 1936, 1937 e 1946! Ficou 4 vezes em segundo lugar! Não houve Giro de 1941 a 1945, pelos mesmos motivos!

- Podem consultar em http://en.wikipedia.org/wiki/Gino_Bartali o restante palmarés dele, que incluiu várias clássicas!

Em circunstâncias normais, se este atleta pudesse ter competido de forma contínua durante os seus anos de melhor forma física, poderia ter um palmarés bastante superior!

Foi um Ciclista que nunca foi acusado de tomar doping (nesta época as Anfetaminas estavam em alta), ao contrário de vários dos seus rivais da altura! O facto de ter falecido idoso, em 2000, ajuda a comprovar isso!

E sabe-se hoje que, durante a Segunda Guerra Mundial, por ser um desportista famoso, tinha direito a documentos de salvo-conduto e liberdade de circulação no território italiano, para poder treinar! Gino Bartali usou esse "privilégio" para transportar escondidos no quadro da bicicleta e seu equipamento, documentos falsos para indivíduos perseguidos pelos dois regimes totalitários da altura (sobretudo Judeus), mensagens de movimentos da resistência, etc...; entre diversas regiões italianas! Terá inclusive transportado pessoas na sua bicicleta ou escondidas num atrelado especial, que dizia às autoridades necessitar como método especial de treino! Fascistas e Nazis suspeitavam dele e chegaram a pensar em "fazer-lhe a folha", mas era tal a sua popularidade em Itália, que não quiseram arriscar isso!
 

varelapt

New Member
Obrigado por toda a informação.

Realmente eram outros tempos, a dificuldade nem se compara!
Mas é realmente impressionante a determinação desses ciclistas.
 

osicran

New Member
Não sou um saudosista, mas sou um verdadeiro apaixonado pela história do ciclismo e pelas velhas estórias dos ciclistas. Tenho a sorte de ser amigo de uns poucos antigos ciclistas e sempre que tenho a oportunidade de lhes ouvir relembrar episódios das corridas do passado, não há quem me arranque do sítio...
Nem de propósito, nem eu acredito em dotes de adivinhação, mas, há dias, numa das poucas abertas que o Inverno nos deu em Fevereiro, rolava eu pacatamente numa estrada tranquila nas margens do Vouga junto à pateira de Frossos quando, inesperadamente, fui mandado parar por um motociclista que se cruzava comigo. Apresentou-se, perguntou-me se podia ficar ali dois minutos a falar com ele, disse-me que me tinha mandado parar porque tinha sido em tempos idos ciclista do Sangalhos e que, apesar de já não andar de bicicleta há muitos anos, continuava a gostar de bicicletas e de conversar com os ciclistas. É aqui que encontra justificação a minha referência à adivinhação e eu retorqui-lhe que tinha encontrado o ouvinte ideal... Fez-me um interrogatório cerrado, sobre a minha vertente ciclista, sobre os ciclistas, sobre as bicicletas e sobre as corridas e aqueles projectados dois minutos de conversa pararam no tempo, de interrogado passei a ouvinte, passou meia hora, passou mais outra meia hora e nós os dois parados na beira da estrada ao pé de coisa nenhuma, ele a contar peripécias de há trinta e tal anos, da etapa em que ele caiu pela encosta abaixo a descer o Caramulo, ficou todo torcido e o director desportivo lhe disse que ele era um manhoso, que montasse na bicicleta e que continuasse...o que ele teve de fazer porque o carro de apoio arrancou e deixou-o sózinho, do ano em que o camisola amarela subiu a Serra da Estrela levado serra acima pelos empurrões de toda a equipa e venceu a volta, das chegadas à pensão nas vilas perdidas de Portugal onde não havia água quente para tomar banho, das fontes de água onde nas etapas dos dias de grande calor não podiam encher o cantil no reservatório porque os fugitivos, se os houvesse, já tinham inquinado a água...enfim, foi quase uma hora e meia a ouvir, deliciado, estórias incríveis do nosso ciclismo de outros tempos. Espero encontrá-lo qualquer dia de novo com o tempo, porque a disposição dele parece-me garantida, para ouvir mais uns bocados dessa saga apaixonante do ciclismo português. E já agora, se também vocês gostarem de conhecer estes nacos do passado do nosso desporto e se conhecerem antigos ciclistas, puxem-lhes pela língua, desafiem-nos a recordar as peripécias do passado. Às vezes é preciso insistir, uns gostam, outros não lhe dão grande importância, mas quando eles começam a desfiar o rosário, vão ver que vale a pena...
 

a4ndr3c

New Member
A historia do tour é incrivelmente fascinate. E eu como voçes, amante desta gloriosa modalidade, tento encontrar de tudo e mais alguma coisa sobre o assunto. Nao so sobre o tour mas ciclismo em geral. Mas como aqui falamos do tour, encontrei ha uns meses atras um documentario que desculpem nao poder dizer de onde arranjei mas digamos que foi a internet minha amiga do coraçao que me a forneceu. :p
Continuando, é um documentario de 2h30 que fala da historia do tour desde 1903 a 2003, passando por Bartali, Eddy Mercx, Indurain, Le mond, "o professor", Pantani e claro, Armstrong entre obviamente outros. Aqui ve-s mesmo muitas filmagens raras e que contam historias do inicio desta grande prova.

"Le tour de france - the official history 1903-2003"

Se conseguirem arranjar maneira de comprar este documentario ca em portugal gostaria que me mandassem PM porque definitivamente é um documentario a comprar.
 

Corrosivo

New Member
A historia do tour é incrivelmente fascinate. E eu como voçes, amante desta gloriosa modalidade, tento encontrar de tudo e mais alguma coisa sobre o assunto. Nao so sobre o tour mas ciclismo em geral. Mas como aqui falamos do tour, encontrei ha uns meses atras um documentario que desculpem nao poder dizer de onde arranjei mas digamos que foi a internet minha amiga do coraçao que me a forneceu. :p
Continuando, é um documentario de 2h30 que fala da historia do tour desde 1903 a 2003, passando por Bartali, Eddy Mercx, Indurain, Le mond, "o professor", Pantani e claro, Armstrong entre obviamente outros. Aqui ve-s mesmo muitas filmagens raras e que contam historias do inicio desta grande prova.

"Le tour de france - the official history 1903-2003"

Se conseguirem arranjar maneira de comprar este documentario ca em portugal gostaria que me mandassem PM porque definitivamente é um documentario a comprar.

eu comprei na Amazon
 
Top