The billlion dollar question: Que bike comprar? :)

ricasmetx

Well-Known Member
#1
Olá a todos. Venho com uma questão clássica cuja resposta vale 1 bilião de $ :D

Que bike comprar?

Considero-me um ciclo turista, gosto acima de tudo de pedalar por estradas novas, descobrir novos caminhos, desfrutar da paisagem, parar para tirar fotografias mas também não descuro ir melhorando a minha forma física, atingir e superar novos objetivos, melhorar os meus tempos, enfim, gosto da “auto-competiçao”.

Pedalo em estrada desde 2016 e dedico-me consoante tenho disponibilidade (2018 fiz cerca de 5000kms e com muito esforço de tempo.

Tenho uma velhinha Bianchi Via Nirone C2C, de alumínio que comprei em 2ª mão. A minha fiel companheira é uma maquina e não é ela que me limita nem nunca limitou os km feitos, as pernas cedem bem antes :p

Não sou atleta, tive uma adolescência bastante sedentária (tenho 36 anos) e comecei a gostar de pedalar e agora decidi investir.

Nesta Bianchi que tenho já sofri muito, penso que em muito se deve ao mau ajuste, adaptação a mim. Ultimamente consegui um set-up interessante. Já fiz um bike fit mas de qualidade muito duvidosa que não me ajudou em muito.

Não tenho a certeza do tamanho da bike mas penso que será um 53 (tem effective top tube 53,3 e uso avanço de 75) mas eu sofro de 2 problemas: 1º falta de flexibilidade; 2º tenho os braços curtos para a minha estatura, sinto isso em toda a roupa que compro :p

Posto isto ando a procurar uma nova bicicleta mas agora quero ter a certeza daquilo que compro pois o investimento que vou fazer é significativo em relação ao meu quotidiano, leia-se salário J

Procuro uma bicicleta em carbono, com travão de disco e pelo menos Shimano 105.

Quero uma bicicleta confortável que responda às minhas exigências, ando ao fds, faço as voltas de 3h/4h raramente 5h mas este ano quero aumentar o nº de voltas de aventura (o ano passado apenas tive uma de dia inteiro).

Também procuro uma bicicleta que me encha as medidas que seja visualmente do meu agrado, não se passa de uma Bianchi para algo que não mexe connosco, certo? :D

Posto isto iniciei o meu procurement com a Canyon Endurance CF Sl Disc 7.0.
O equipamento vai de encontro às minhas necessidades e penso que o 105 chega.
E a diferneça de preço para a CF SL Disco 8.0, valerá a pena trocar o 105 pelo Ultegra e as rodas? O que Vos parece?

Ponto positivo: Preço/qualidade parece-me uma imbatível opção. E em vermelho a bike fica bem gira.

Ponto negativo: Venda remota, assistência remota…
https://www.canyon.com/pt/road/endurace/2019/endurace-cf-sl-disc-7-0.html

Desloquei-me a uma loja da minha zona sendo de um revendedor Trek para ir ver a Domane SL 5 Disc.

Fui à loja e foi uma deceção. A bike é monstruosa, pneu 32 parece de gravel, encaixe no quadro para alforges. Parece-me ser uma bike adequada àquilo que pretendo fazer daqui a 10 anos ou 15 por ser superconfortável (tem aspeto disso) e para várias aventuras de dia inteiro.

Preço: 2500€

https://www.trekbikes.com/us/en_US/...es/domane/domane-sl/domane-sl-5-disc/p/23391/

Mas mesmo ao lado estava a… Trek Emonda SL6 Disc.
Amor à primeira vista LOL

A bike é linda, divinal, com um aspeto muito bom.

Nunca procurei uma bicicleta “racing” mas debrucei-me sobre as reviews e para surpresa mostram que apesar de ser uma geometria mais agressiva (comparado com Domane) é uma all arounder, confortável em vários tipos de piso mas claro uma “escaladora” e rápida a descer (comigo não será certamente que não tenho técnica e tenho medo de descer).

Esta bike, apesar de mais cara, vir com Ultegra espigão carbono, rodas interessantes pode ainda ficar dentro do orçamento se bem que com algum esforço.

Ponto positivo: Equipamento; Aspecto

Ponto negativo: Preço (consigo melhorar e receber alguns acessórios); incerteza em relação à geometria “racing”

https://www.trekbikes.com/pt/pt_PT/bicicletas/bicicletas-de-estrada/bicicletas-de-competição/émonda/émonda-sl/émonda-sl-6-disc/p/22109/

Posto isto qual a Vossa opinião?

O que vos parece esta minha análise?

Canyon vs Emonda? Sei que não é muito racional a comparação mas as geometrias não me parecem assim tao distintas, a Domane sim é um conceito muuuito diferente de tudo o resto.

Será esta Emonda desconfortável, em carbono e com pneu 28?

Quanto aos preços das Trek consigo algum desconto e tenho também a possibilidade de entregar a minha Bianchi abatendo o preço.
A grande vantagem é mesmo o acompanhamento técnico que posso vir a ter mesmo à porta de casa.

Obrigado em 1º lugar pelo tempo que dedicaram a ler este testamento dramático e em 2º pelas vossas opiniões acerca do meu paradigma J

Boas pedaladas e em segurança!
 
#3
Eu não sou a pessoa mais indicada para te ajudar, no entanto quero dizer que tocaste em duas marcas que, pessoalmente, adoro.

A Canyon consegues ter bikes a preços muito competitivos, porém, na hora em que tiveres um problema, vais ter que andar com troca de e-mails e sempre com aquela esperança que tudo corra bem, senão tás feito.

Quanto à Trek, mais concretamente à Emonda, é o modelo que mais me atrai e penso ter excelentes reviews pela net fora. Tens as vantagens de poder ver a bike, talvez experimentar e o negócio é feito pessoalmente, que para mim é uma mais valia. Além disso podes sempre dar a tua bike à troca, o que com a Canyon é impossível.


Mas mesmo ao lado estava a… Trek Emonda SL6 Disc.
Amor à primeira vista LOL

A bike é linda, divinal, com um aspeto muito bom.
Este comentário já diz muito sobre a tua possível compra.

Mas aguarda pelos comentários dos especialistas

Boa sorte na procura da nova bike
 

ricasmetx

Well-Known Member
#5
Eu não sou a pessoa mais indicada para te ajudar, no entanto quero dizer que tocaste em duas marcas que, pessoalmente, adoro.

A Canyon consegues ter bikes a preços muito competitivos, porém, na hora em que tiveres um problema, vais ter que andar com troca de e-mails e sempre com aquela esperança que tudo corra bem, senão tás feito.

Quanto à Trek, mais concretamente à Emonda, é o modelo que mais me atrai e penso ter excelentes reviews pela net fora. Tens as vantagens de poder ver a bike, talvez experimentar e o negócio é feito pessoalmente, que para mim é uma mais valia. Além disso podes sempre dar a tua bike à troca, o que com a Canyon é impossível.




Este comentário já diz muito sobre a tua possível compra.

Mas aguarda pelos comentários dos especialistas

Boa sorte na procura da nova bike
Pois... aquele bichinho que quase torna compra impulsiva...
Por outro lado a Canyon Endurance em Red Katusha nao fica nada feia :p
E sim, o facto de fazer o negocio pessoalmente é importante, e dar a outra como retoma economicamente nao é o mais vantajoso mas financeiramente pode ser
 

Carolina

Well-Known Member
#6
A geometria da domane é mais relaxada e vai exigir menos adaptação da tua parte a nível físico.

Um ponto essencial para nos adaptarmos a uma determinada geometria é o tempo que passamos a pedalar na bicicleta. Fazer trabalho de flexibilidade fora da bicicleta não chega.

Se andas pouco e, para além disso, pretendes fazer voltas longas, a exigência física será maior.

Se realmente queres ir para a emonda, força, mas faz bikefit num sitio decente e tenta passar mais umas horitas na bike.

És de que zona, já agora?
 

ricasmetx

Well-Known Member
#7
A geometria da domane é mais relaxada e vai exigir menos adaptação da tua parte a nível físico.

Um ponto essencial para nos adaptarmos a uma determinada geometria é o tempo que passamos a pedalar na bicicleta. Fazer trabalho de flexibilidade fora da bicicleta não chega.

Se andas pouco e, para além disso, pretendes fazer voltas longas, a exigência física será maior.

Se realmente queres ir para a emonda, força, mas faz bikefit num sitio decente e tenta passar mais umas horitas na bike.
Já entendi a lógica, obrigado.

Sim, vou fazer um préfit para realmente saber que tamanho comprar, com que avanço etc e um após a compra, esse investimento está decidido e será numa empresa que me parece bastante competente (depois tambem partilho aqui esta experiencia que me parece importante divulgar a credibilidade destas instituições ou a falta dela).
 
#15
Comecei a ler e veio-me logo a cabeça uma gravel, o ter pneus 32 para quem quer andar o dia todo e muitos quilómetros por estirada, não tem nada de mau, pelo contrario
É trocar a roda da frente por uma com dínamo, de fabrica ou mandada montar e comprar as respectivas luzes frente/trás
Alforges e pedalada com ela
Um Brooks fica sempre bem e dá jeito
 

ricasmetx

Well-Known Member
#19
Comecei a ler e veio-me logo a cabeça uma gravel, o ter pneus 32 para quem quer andar o dia todo e muitos quilómetros por estirada, não tem nada de mau, pelo contrario
É trocar a roda da frente por uma com dínamo, de fabrica ou mandada montar e comprar as respectivas luzes frente/trás
Alforges e pedalada com ela
Um Brooks fica sempre bem e dá jeito
Calma, pretendo fazer aventuras, mas serão uns 5 ou 6 ou 7 por ano.
A tendencia normal sera sempre sair de casa de manha e regressar para almoço :)
As aventuras virão com o ritmo, e esse ritmo vem da rotina de fds :p