Não tanto uma review pois sinto que não tenho conhecimentos para tal, mas apenas uma opinião/comparação.
Mandei vir um destes para substituir o meu pneu de trás, um Continental GP5000 TL já nas lonas (literalmente... por isso apenas tenho estado no rolo). Não sei quantos Kms teria, nem sei quantos foram no rolo ou na estrada. Estavam montados à sensivelmente 3 anos. O GP5000 TL em 28c que estava montado só me deu alegrias. Não voltei a montar devido aos preços.
Este Schwable One TLE foi uma surpresa.
- Com a bomba de ar vertical foi simplesmente impossível!
- Com o meu compressor do carro... nada
- Nas bombas... igualmente
- Na oficina de mecânica de um conhecido quase que consegui, mas como não tinha o adaptador para a válvula, o ar saiu mais rápido do que eu a colocar a válvula
- Decathlon... Acho que não vale a pena lá ir para montar pneus tubeless... Não me parece que tenham o equipamento necessário
- Voltei a casa... lembrei-me que tinha uma ou duas recargas de CO2... Coloquei um pouco de anti-furo, atei à volta da roda um elástico forte de modo a pressionar o pneu contra o aro e pensei: "ou é agora... ou F&#& esta M#%&# toda!".. UFA!!! Estalou, ficou no sítio e não perdeu ar para o dia seguinte!
Assim que entro no alcatrão ouço o pneu (aquele chiar que os pneus fazem nos estacionamentos subterrâneos) e sigo caminho. As irregularidades que fui apanhando ao longo da volta foram sendo absorvidas de tal forma que me fez lembrar o dia em que estreei em que estreei os GP5000 TL 28c (vinha de uns Giant Gavira 25c, duros, duros...) e me pareceu que estava num sofá. N10, VFX (e paralelos), Carregado, Vila Nova da Rainha e uma estrada de campo qualquer com paralelos pelo meio não foram dificuldade para o pneu.
Falta testar no molhado. Em molhado os GP5000TL eram irrepreensíveis, em que davam uma segurança fenomenal. Estes? Vamos a ver.
Só posso dizer que apenas o tempo o dirá... mas já penso em comprar o segundo para substituir o GP5000TL da frente que apesar de ter bastante piso aparenta estar ressequido por fora (mas não perde ar).
E é isto! E a outros que usem este pneu?! O que acham? Digam de vossa justiça!
Mandei vir um destes para substituir o meu pneu de trás, um Continental GP5000 TL já nas lonas (literalmente... por isso apenas tenho estado no rolo). Não sei quantos Kms teria, nem sei quantos foram no rolo ou na estrada. Estavam montados à sensivelmente 3 anos. O GP5000 TL em 28c que estava montado só me deu alegrias. Não voltei a montar devido aos preços.
Este Schwable One TLE foi uma surpresa.
1. Primeiras impressões:
Ao retirar da caixa, o toque da borracha era muito bom. Deixa adivinhar que a aderência será muito boa, já a durabilidade... Do que me recordo, em comparação com os GP5000TL estes parecem ter as laterais mais frágeis, mas tendo em conta que não são para andar no "monte" não é algo que me preocupe.2. Montagem:
Foi extremamente fácil de colocar no aro, especialmente quando comparado com o GP5000TL! Parecia manteiga! Já a parte de conseguir que ele vedasse e encaixasse no aro foi outra história! (não tenho compressor em casa).- Com a bomba de ar vertical foi simplesmente impossível!
- Com o meu compressor do carro... nada
- Nas bombas... igualmente
- Na oficina de mecânica de um conhecido quase que consegui, mas como não tinha o adaptador para a válvula, o ar saiu mais rápido do que eu a colocar a válvula
- Decathlon... Acho que não vale a pena lá ir para montar pneus tubeless... Não me parece que tenham o equipamento necessário
- Voltei a casa... lembrei-me que tinha uma ou duas recargas de CO2... Coloquei um pouco de anti-furo, atei à volta da roda um elástico forte de modo a pressionar o pneu contra o aro e pensei: "ou é agora... ou F&#& esta M#%&# toda!".. UFA!!! Estalou, ficou no sítio e não perdeu ar para o dia seguinte!
3. Primeira experiencia na estrada
Como tinha montado os pneus na tarde/noite anterior ainda tinha os pneus com muita pressão: 5Bar, pressão máxima indicada na lateral dos pneus. Ainda assim (talvez por estar com excesso de peso - 83Kg) o pneu fez um pouco de barriga, o que me levou a acreditar que não estaria muito longe da minha pressão ideal.Assim que entro no alcatrão ouço o pneu (aquele chiar que os pneus fazem nos estacionamentos subterrâneos) e sigo caminho. As irregularidades que fui apanhando ao longo da volta foram sendo absorvidas de tal forma que me fez lembrar o dia em que estreei em que estreei os GP5000 TL 28c (vinha de uns Giant Gavira 25c, duros, duros...) e me pareceu que estava num sofá. N10, VFX (e paralelos), Carregado, Vila Nova da Rainha e uma estrada de campo qualquer com paralelos pelo meio não foram dificuldade para o pneu.
Falta testar no molhado. Em molhado os GP5000TL eram irrepreensíveis, em que davam uma segurança fenomenal. Estes? Vamos a ver.
Só posso dizer que apenas o tempo o dirá... mas já penso em comprar o segundo para substituir o GP5000TL da frente que apesar de ter bastante piso aparenta estar ressequido por fora (mas não perde ar).
E é isto! E a outros que usem este pneu?! O que acham? Digam de vossa justiça!