Rolo de treino - dúvidas

#1
Boas,

comprei á uns tempos um rolo de treino Aleno Smart Elite, mas confesso que tenho usado muito pouco. Agora com esta história do isolamento social e quarentena, tenho dedicado mais tempo ao rolo.

A minha dúvida é que os valores de velocidade e distância que ele dá parecem-me bastante baixos, para o esforço que faço. Para conseguir médias de 24km/h o esforço já é algum, tendo em conta que estou no nivel de resistência 1. Não é suposto o nivel de resistência 1, não oferecer praticamente resistência?

- Tem 8 niveis de resistência, mas não passo do primeiro... (se aumentar, então é que a velocidade vem por ai abaixo)
- Vou alterando as mudanças da bike para aumentar ou diminuir a dificuldade;

É mesmo assim e tenho que treinar mais... muito mais...
Ou estou a fazer alguma coisa errada?
A configuração do rolo é que fica por defeito quando lê o QR code que lá está instalado.
 

jocarreira

Well-Known Member
#2
Não te preocupes com a velocidade num treino indoor, não há KOMs para bater :)
No treino indoor os dados que deves ter em atenção são: tempo, cadência, batimentos cardíacos (se houver), potência (se houver).
A velocidade é irrelevante.

Bons treinos!
 
#3
Não te preocupes com a velocidade num treino indoor, não há KOMs para bater :)
No treino indoor os dados que deves ter em atenção são: tempo, cadência, batimentos cardíacos (se houver), potência (se houver).
A velocidade é irrelevante.

Bons treinos!
Não é a questão dos kOMS :), mas de vez em quando deito o olho em colegas que tb fazem rolo e fico espantado com as velocidades médias dos treinos! :eek:

Sim, tenho dados de cadência e potência. Também consigo ter dados de frequencia cardicaca, mas com equipamento á parte (que o meu telemovel passasse quando ligo o sensor HR bluetooth... não sei se entra em conflito com o rolo?!?)

Quais os valores ideias de cadência? e Potência? E frequencia cardiaca?

Não sigo nenhum plano de treino... normalmente pedalo mais suave nos minutos iniciais para aquecer e depois aumento o ritmo... de vez em quando faço uns picos de um minuto e pouco mais... ao fim de uns minutos estou a correr água...:D


Alguma sugestão/plano de treino?
 

pemartins

Well-Known Member
#5
Esse rolo da Elite é aquele vendido em exclusivo pela Decathlon certo?
Esses erros na leitura dos valores sempre aconteceu? ou no início dava bem e agora é que esta mal?
Eu já tive um durante uma semana, os valores pareceram-me dentro do normal.
Recomendo que o mandes para a garantia.
 
#6
Esse rolo da Elite é aquele vendido em exclusivo pela Decathlon certo?
Esses erros na leitura dos valores sempre aconteceu? ou no início dava bem e agora é que esta mal?
Eu já tive um durante uma semana, os valores pareceram-me dentro do normal.
Recomendo que o mandes para a garantia.
é vendido na Decathlon, mas não faço ideia se é exclusivo. E já está fora da garantia. Os valores do rolo sempre foram assim, não sei se estão certos ou errados, dai perguntar a quem costuma treinar no rolo qual é o funcionamento dito "normal" e se a resitência no nivel 1 é muito leve ou nem por isso?

A questão do sensor de frequencia cardiaca bluetooh, penso que será mais um problema do meu telemóvel, só com o rolo funciona, mas quando lhe ligo o sensor de frequencia cardiaca deixo de ter valores.
 
#7
Podes estar na resistencia 1, mas em que velocidade estás na bicicleta?
Fará diferença estar em 1ª ou em 10ª, pedaleiro pequeno ou na taleiga...
 
#8
Podes estar na resistencia 1, mas em que velocidade estás na bicicleta?
Fará diferença estar em 1ª ou em 10ª, pedaleiro pequeno ou na taleiga...
Por exemplo rolo na resistência 1, pedaleira grande á frente e atrás na 3ª/4ª... marca 24km/h com uma cadencia a rondar os 70rpm aproximadamente... se lhe meter uma mudança mais pesada atrás é preciso fazer uma força do caraças para manter a velocidade
 

jocarreira

Well-Known Member
#9
Não é a questão dos kOMS :), mas de vez em quando deito o olho em colegas que tb fazem rolo e fico espantado com as velocidades médias dos treinos! :eek:
Eu referi os KOMs na brincadeira precisamente por essa razão de comparares velocidades com os outros, esquece isso em indoor.

Sim, tenho dados de cadência e potência.
Tens valores de potência, óptimo. Procura por aí um protocolo de teste de FTP (pode ser teste de rampa, 20 minutos, 2x 8 minutos, há muitos...) e depois de saberes o teu FTP nesse turbo trainer (a sublinhado e a negrito de propósito para chamar atenção) consegues definir as tuas zonas de treino.

A partir daí é procurar treinos/workouts consoante o teu objetivo.
 

pemartins

Well-Known Member
#10
Por exemplo rolo na resistência 1, pedaleira grande á frente e atrás na 3ª/4ª... marca 24km/h com uma cadencia a rondar os 70rpm aproximadamente... se lhe meter uma mudança mais pesada atrás é preciso fazer uma força do caraças para manter a velocidade
tens aqui as velocidades que deverias atingir aproximadamente para esses parâmetros

 

jocarreira

Well-Known Member
#11
tens aqui as velocidades que deverias atingir aproximadamente para esses parâmetros
Não podes afirmar isso porque não sabes o que é aquela "resistência 1" :)
Podemos supor que é plano (0%), mas também pode ser 1% ou 2% de inclinação. Daí que o ideal é olhar para os valores de potência (depois de um teste FTP, claro, para fazerem sentido).
 

jcca

Well-Known Member
#12
......
Ou estou a fazer alguma coisa errada?
A configuração do rolo é que fica por defeito quando lê o QR code que lá está instalado.
Na configuração por defeito vai lá e mexe no diâmetro da roda (antes com os pneus 23 era na casa do 2100), medes o diâmetro da tua roda retiras (+ ou-) 5mm, tem em atenção que no rolo apertas o pneu com força contra o rolo para derrapar o menos possível pode até ser menos 10mm

Não é a questão dos kOMS :), mas de vez em quando deito o olho em colegas que tb fazem rolo e fico espantado com as velocidades médias dos treinos! :eek:.....
Esquece a velocidade dos outros existem mts gajos que a velocidade é só para mostrar aos outros e têm o tamanho da roda mt exagerado por engano ou intencional basta teres lá um pneu 23 e colocares nas configurações um 25 , 28 ou mesmo 32.
Mas existe muita gente neste mundo que faz as coisas só para mostrar (se fores para o zwift alteram o peso para a relação de watts por kg, etc e tal).

Por isso como já te disseram acima esquece as médias dos outros. treina, sofre e diverte-te, vais ver que dp notas na estrada.

.......Alguma sugestão/plano de treino?
Depende do material e paciência que tenhas existem por aí alguns treads de malta que usa o TrainigPeaks, parece-me uma App facil de usar, dp se tens um GPS ou Cárdio Frequêncimetro que dê para trabalho intervalado, é uma questão de importares os treinos de lá feitos por ti/aproveitando os que foram disponibilizados pelo Tiago Aragão (está o link noutro tread)/ou mesmo comprando de algum treinador que te agrade.
Ou fazes à antiga escreves num papel colocas ao lado e vais fazendo à medida que o tempo vai passando.

Boas Pedaladas, compra uma ventoinha (faz mta falta).
 

jppina

Well-Known Member
#13
A velocidade está marada porque os rolos elite funcionam de uma forma muito particular no que a esse aspeto diz respeito.

Que dispositivo estás a utilizar para te ligares ao rolo? Nesse dispositivo tens de introduzir o valor de 94mm na circunferência da roda.

Contrariamente ao que dizem para não ligares à velocidade, eu percebo perfeitamente que é muito desmotivante saber que se está a andar a uma determinada velocidade muito superior ao que o dispositivo nos está a dar... por isso corrige isso para teres os valores corretos.

Mais informação aqui:

https://elitesrl.zendesk.com/hc/en-...figuration-with-MyETraining-and-Not-Elite-app
 

{the_crow}

Well-Known Member
#14
A velocidade está marada porque os rolos elite funcionam de uma forma muito particular no que a esse aspeto diz respeito.

Que dispositivo estás a utilizar para te ligares ao rolo? Nesse dispositivo tens de introduzir o valor de 94mm na circunferência da roda.

Contrariamente ao que dizem para não ligares à velocidade, eu percebo perfeitamente que é muito desmotivante saber que se está a andar a uma determinada velocidade muito superior ao que o dispositivo nos está a dar... por isso corrige isso para teres os valores corretos.

Mais informação aqui:

https://elitesrl.zendesk.com/hc/en-...figuration-with-MyETraining-and-Not-Elite-app
Eu tenho o elite turbo muin... e desde que fiz uma comparaçao de potencia rolo vs potencia powermeter tenho perfeita noçao que todos os valores relaçao potencia/velocidade sao bem marados...

aqui esta a relaçao potencia velocidad do trubo muin


para fazer 30km/h tenho de ir a mais de 500watts de potencia...
O que eu fiz foi ajustar o aperto da correia (resistencia ) para minimamente estar mais proximo dos valores que me deram os potenciometros..

ahhh e treino basicamente sempre no 39 a frente ( tenho uma roda pedaleira 54 39 ) para manter essa relaçao de potencia mais precisa ( o que é mais ou menos 10 % a mais que a potencia real ) e nao ligo pevide a velocidade na aplicaçao da elite que era a que usava... agora como começei com o zwift ate acredito que a velocidade seja mais "real" ... mas nao ligo a isso .. :)
 

jppina

Well-Known Member
#15
O Turbo Muin é um caso ainda mais específico, há 3 modelos diferentes e cada um deles tem uma forma diferente de medir a velocidade... cada um deles tem um circunferência de roda diferente que deve ser introduzida (para a mesma circunferência de roda, claro). Dependo da versão que tens, tens de introduzir o valor correto para teres a velocidade correta.

Vê no link do meu post anterior, estão lá as fórmulas para o cálculo e o nº de serie de equipamento a que corresponde cada fórmula.
 

pemartins

Well-Known Member
#16
Não podes afirmar isso porque não sabes o que é aquela "resistência 1" :)
Podemos supor que é plano (0%), mas também pode ser 1% ou 2% de inclinação. Daí que o ideal é olhar para os valores de potência (depois de um teste FTP, claro, para fazerem sentido).
por isso é que disse aproximadamente
tem em atenção que no rolo apertas o pneu com força contra o rolo para derrapar o menos possível pode até ser menos 10mm
este elite o contacto do pneu com o rolo não é feito por aperto, a pressão é feita pelo peso do ciclista mais bicicleta contra o rolo, por vezes quando vais a pedalar em pé vais notar que poderá derrapar
Que dispositivo estás a utilizar para te ligares ao rolo? Nesse dispositivo tens de introduzir o valor de 94mm na circunferência da roda.
por acaso lembro-me agora deste pormenor, quando usei esse rolo, não era possível definir esse valor no meu garmin
 

{the_crow}

Well-Known Member
#17
O Turbo Muin é um caso ainda mais específico, há 3 modelos diferentes e cada um deles tem uma forma diferente de medir a velocidade... cada um deles tem um circunferência de roda diferente que deve ser introduzida (para a mesma circunferência de roda, claro). Dependo da versão que tens, tens de introduzir o valor correto para teres a velocidade correta.

Vê no link do meu post anterior, estão lá as fórmulas para o cálculo e o nº de serie de equipamento a que corresponde cada fórmula.
sim.. eu conheço o link.. eu ja exprimentei varios setups...a diferença é mto grande.. mesmo variando tamanho da roda... o que me importa foi o teste que fiz e a diferença que sei que tenho em termos de potencia para o real... um dia destes ( qdo passar a pandemia.. ) logo faço um novo teste para ver se os valores se matem iguais aos que tirei ha quase um ano...