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Rodas para gravel - 700 vs 650b

jocarreira

Well-Known Member
Gostava de saber opiniões sobre as vantagens/desvantagens dos dois tamanhos de rodas usados em bicicletas de gravel - 700 ou 650b.

Ando a dar uma vista de olhos em bicicletas de gravel e para o meu tamanho há pelo menos uma marca (Canyon) em que o quadro apenas é compatível com rodas 650b.

Em termos de andamento não creio que haja por aí qualquer problema e da pesquisa que fiz, uma possível desvantagem das rodas 650b será a menor oferta existente, o que é algo que me preocupa se no futuro não conseguir comprar material deste tamanho (rodas+pneus).

Acham que esse tamanho de rodas em Gravel é algo que poderá desaparecer no futuro?
 

jcca

Well-Known Member
Boas,

Ando a dar uma vista de olhos em bicicletas de gravel e para o meu tamanho há pelo menos uma marca (Canyon) em que o quadro apenas é compatível com rodas 650b.
Tens certeza que é isso, ou o teu tamanho vem de série equipado com rodas 650B pois as escoras devem ter o mesmo tamanho, mas em termos biomecânicos a vantagem da pedalada devido ao tamanho das tuas alavancas se calhar acontece com o crank mais curto e como tal é preferível um diâmetro menor de circunferência para fazer rolar, confirma na geometria da bicicleta se as escoras têm tamanhos diferentes entre os modelos 650B e os 700.

Em termos de andamento não creio que haja por aí qualquer problema e da pesquisa que fiz, uma possível desvantagem das rodas 650b será a menor oferta existente, o que é algo que me preocupa se no futuro não conseguir comprar material deste tamanho (rodas+pneus).

Acham que esse tamanho de rodas em Gravel é algo que poderá desaparecer no futuro?

Não creio que desapareça até porque o 650B já existia na estrada e na pista muito antes de aparecer no BTT.

Vantagens e desvantagens, falo por mim tenho as duas, cada vez mais as bicicletas de gravel vão por modas como as outras e vão tendo mais espaço entre escoras para acomodar pneus de maior largura, bem como até já aí estão as suspensões........
Mas a maior vantagem de ter um 650B é teres uma largura de pneu superior (com os novos modelos de bicicletas torna-se desnecessário pois é tudo mais largo), as minhas 27,5 com pneu 42 ficam do mesmo tamanho das 700 com 32 têm a vantagem de mais largura a curvar e menos pressão.
No meu caso onde moro (Alcobaça/Porto de Mós) faço tudo desde gravilha a singles de pedra e o cuidado é diferente entre as 27,5 e as 700 (não é só por serem Zipp).
Se saio para uma volta de alguma gravilha levo as 700 se vou desbundar em trilhos as 650B.
 

jocarreira

Well-Known Member
Tens certeza que é isso, ou o teu tamanho vem de série equipado com rodas 650B pois as escoras devem ter o mesmo tamanho, mas em termos biomecânicos a vantagem da pedalada devido ao tamanho das tuas alavancas se calhar acontece com o crank mais curto e como tal é preferível um diâmetro menor de circunferência para fazer rolar, confirma na geometria da bicicleta se as escoras têm tamanhos diferentes entre os modelos 650B e os 700.
Estava a falar dos modelos Grizl da Canyon, em que os tamanhos XS e abaixo têm rodas 650B e a partir do S rodas 700. O comprimento das escoras é diferente (420mm vs 435mm a partir do S).

No meu caso onde moro (Alcobaça/Porto de Mós) faço tudo desde gravilha a singles de pedra e o cuidado é diferente entre as 27,5 e as 700 (não é só por serem Zipp).
São esses "estradões" no PNSAC que me estão a despertar o bichinho do gravel :p

A minha "preocupação" é mais com o possível obsolescência desse tipo de roda e a possível dificuldade de encontrar material pois a oferta é menor, mas se calhar é um receio infundado. Tenho que procurar mais sobre o assunto.
 

jcca

Well-Known Member
.........
A minha "preocupação" é mais com o possível obsolescência desse tipo de roda e a possível dificuldade de encontrar material pois a oferta é menor, mas se calhar é um receio infundado. Tenho que procurar mais sobre o assunto.

Eu acho que estás a pensar errado, mais uma vez estas rodas não aparecerem com as bicicletas de btt 27,5, a medida 650B já existia e vai continuar a existir e se não existirem o que te posso dizer é que podes fazer montagens de cubos e aros.

Sobre os 420mm de escora é o que tem a minha e ela leva pneus 27,5 até 2.10 (cardados de BTT corresponde a 53 mm+ ou -) sem preocupação nenhuma, nas 700 tenho 38mm, mas sem preocupação podia meter 42, mais que isso não, e para mim o gravel é mesmo isso gravilha rolar rápido, apanhar pisos menos bons e seguir com poucas preocupações de furar, se quero adrenalina a descer uso as de BTT, por isso o compromisso nas medidas dos pneus.
 

mussulo

Well-Known Member
Na nordest anterior tinha montado 650b (umas mavic crossroc 27.5 de btt), com uns wtb horizon 47c.
Extremamente confortável, absorvia tudo o que era pedrinhas, aliando a largura do pneu a uma pressão baixa por usar tubeless eram um "combo" muito bom.
Atualmente uso 700c * 40c, sinto a bike mais rápida, mas também sinto mais as irregularidades do terreno.
Acho que essa escolha de pneus / rodas irá mais por aquilo que esperas da bike, se queres ir sempre a dar gás, e o que importa é andar rápido, ou se preferes mais conforto e ir numa de curtir as vistas.
Atenção que isto é aquilo que me faz sentido depois de ter usado os dois tamanhos de roda, a passar nos mesmos sitios.
 

jcca

Well-Known Member
Estava a falar dos modelos Grizl da Canyon, em que os tamanhos XS e abaixo têm rodas 650B e a partir do S rodas 700. O comprimento das escoras é diferente (420mm vs 435mm a partir do S).
Então @jocarreira, sempre veio com as 650b? Que pneus lá colocaste? Tubless ou não? Medidas etc e tal. Conta aí à maltas as sensações.
 
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jocarreira

Well-Known Member
Então @jocarreira, sempre veio com as 650b? Que pneus lá colocaste? Tubless ou não? Medidas etc e tal. Conta aí à maltas as sensações.
Bem lembrado, faltou-me vir aqui dar seguimento à coisa. Então cá vai:

A dúvida que tinha era entre os tamanhos XS e S. Depois de muitas comparações e noites sem dormir :p cheguei à conclusão que o tamanho que eu precisava era um S, logo a questão das rodas 650b ficou arrumada e por isso esqueci-me de concluir este tópico.

Modelo e tamanho escolhido, já estava mentalizado que a compra só se iria efetuar em 2022 tendo em conta a informação da disponibilidade no site. Ainda assim, de vez em quando (tipo, todos os dias) ia dando uma vista de olhos no site da Canyon e certo dia apareceu o meu tamanho disponível, com entrega na semana seguinte.

Portanto agora tenho este brinquedo:
canyon-grizl.jpg


Às vezes calha levá-lo para maus caminhos porque ainda não conheço muitos trilhos/estradões na zona (e o Strava Route com o Heatmap engana porque podem ser trilhos mais virados para o BTT). Mas estou muito satisfeito mesmo :)

Quanto às rodas, são umas DT Swiss C1850 Spline (700c). Acho que são boas, sem razão de queixa até agora. Até fiquei surpreendido com os raios serem achatados (aero gains ftw :p)

Os pneus são uns Schwalbe G-One Bite 45mm que vinham com câmara de ar mas já os meti em modo tubeless e estou a gostar. Já andaram em cima de muita pedra (ver imagem acima) e parecem novos na mesma.

Não consigo fazer um review em condições sobre nenhum dos componentes porque isto do Gravel/Off-road é tudo novidade para mim, não tenho termo de comparação. A única coisa que sei é que já devia ter comprado uma bicicleta de Gravel há mais tempo! :D
 
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