Que tipo de bicicleta comprar?

rebentador

New Member
Bom dia.

Aqui há uns tempos comprei uma Riverside 500, e comecei a dar umas voltas e a tomar o gosto à bicicleta.

Fazia, faço trail, com treinos de corrida 5 a 6 vezes por semana, e quero agora passar essa intensidade para o selim.

Portanto, estou em dúvidas sobre um possível upgrade para mim e sobre a primeira bike de um amigo.

Isto porque algumas voltas ao domingo serão feitas com amigos, e a minha dúvida prende-se com isso, um deles vai comprar bicicleta, e não sei bem que tipo de bicicleta lhe aconselhar.

Os percursos que vamos fazer serão citadanos. Moramos no Porto\Gaia.

As dúvidas prendem-se com os percursos. Uma bicicleta de estrada adequa-se a dar voltas pela baixa destas duas cidades? A questão é que o piso por aqui muitas vezes não é bom, existe muito paralelo.

Uma bicicleta de estrada em paralelo não será um horror? Já vi que supostamente se a bicicleta de estrada for com quadro em carbono, o comportamento dela em paralelos vai ser melhor. Podem confirmar isto?

Também vamos fazer voltas grandes, por marginais e estradas em bom estado (os paralelos serão sempre em muito menor quantidade), mas temos receio de que uma bicicleta de estrada nos limite a esses percursos sempre em estradas impecáveis.

Que tipo de bicicleta comprar, para durar uns bons anos, para estes efeitos, percursos grandes em estrada, mas com eventuais voltas citadinas com algum paralelo à mistura?
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Se estas com medo dos paralelos (eu não gosto) sobra as de btt
Mas se tomares o gosto, vais-te arrepender de não teres comprado uma de estrada, o tomar o gosto tem a ver com os km e não com os paralelos
 
Tenho uma questão semelhante quanto ao tipo de bicicleta a comprar - BTT ou Gravel - e não estou muito por dentro do assunto. A ideia que tenho das gravel mais acessíveis (ex. decathlon entre 600 e 1000E) é que o que as diferencia verdadeiramente das de estrada é o tipo de pneu, porque me parece que ao nível da transmissão não estão preparadas para suportar a trepidação de caminhos mais irregulares, mas talvez não comprometa muito o desempenho... Para este nível acho que não existe qualquer tipo de amortecimento. Como quero dar umas voltas de estrada e usar alguns estradões estava a pensar numa de estrada mas com pneus mais largos. Estarei a ver bem ou estou completamente ao lado da questão? Obrigado
 

cou7inho

Well-Known Member
Bom dia.

Aqui há uns tempos comprei uma Riverside 500, e comecei a dar umas voltas e a tomar o gosto à bicicleta.

Fazia, faço trail, com treinos de corrida 5 a 6 vezes por semana, e quero agora passar essa intensidade para o selim.

Portanto, estou em dúvidas sobre um possível upgrade para mim e sobre a primeira bike de um amigo.

Isto porque algumas voltas ao domingo serão feitas com amigos, e a minha dúvida prende-se com isso, um deles vai comprar bicicleta, e não sei bem que tipo de bicicleta lhe aconselhar.

Os percursos que vamos fazer serão citadanos. Moramos no Porto\Gaia.

As dúvidas prendem-se com os percursos. Uma bicicleta de estrada adequa-se a dar voltas pela baixa destas duas cidades? A questão é que o piso por aqui muitas vezes não é bom, existe muito paralelo.

Uma bicicleta de estrada em paralelo não será um horror? Já vi que supostamente se a bicicleta de estrada for com quadro em carbono, o comportamento dela em paralelos vai ser melhor. Podem confirmar isto?

Também vamos fazer voltas grandes, por marginais e estradas em bom estado (os paralelos serão sempre em muito menor quantidade), mas temos receio de que uma bicicleta de estrada nos limite a esses percursos sempre em estradas impecáveis.

Que tipo de bicicleta comprar, para durar uns bons anos, para estes efeitos, percursos grandes em estrada, mas com eventuais voltas citadinas com algum paralelo à mistura?
Enquanto pessoa que conhece bem as estradas do Porto acho que uma bicicleta de estrada com pneus 30/32mm é suficiente para o que descreves. É lógico que para andar em paralelo quanto mais largos os pneus melhor. E nisso uma bicicleta de gravel pode ser vantajosa porque permite ter pneus mais largos. Mas se o objetivo passa também por andar muito em alcatrão acho que mais vale ter uma bicicleta de estrada que permite ter andamentos melhores em alcatrão do que ter uma bicicleta com pneus bem largos, mas que na verdade só vão ser vantajosos em meia dúzia de km's. A menos que o objetivo de andar no Porto seja subir e descer desde a ribeira até à trindade ou cordoaria vezes sem conta :D
Num passeio pela marginal do Porto apanhas um bocadito de paralelo a seguir ao túnel da ribeira, outro bocadito à beira do jardim do passeio alegre e pouco mais. Mesmo que vás até aos aliados, por exemplo, é pouco tempo em paralelo.
Em suma, na minha opinião, é preferível perder um pouco de conforto em "meia dúzia de km's" (se tanto) no paralelo e ganhar andamento em dezenas de km's em alcatrão. Compras uma bicicleta com uma geometria adequada a ti e siga pedalar.
 

edununo

Well-Known Member
A minha Giant Defy no paralelo é 5 estrelas. Muito superior à Trek Madone que tinha anteriormente e ambas são em carbono. Por isso lá por uma determinada bike ter quadro em carbono não significa que seja confortável.
Uso pneus 28 em tubeless e passo por bastantes troços em empedrado.
Se moram na zona do Porto / Gaia aconselho a darem umas voltas pelas Serras do Porto, senhora do Salto etc....
 

rebentador

New Member
Obrigado a todos pela ajuda.
Neste momento estou um pouco entre a Triban RC520
https://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-rc520-id_8502389.html

e a van rysel edr af 105
https://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-edr-af-preto-id_8529300.html

A triban será mais versátil, pela maior diversidade de largura de pneus que admite, e tem já travões de disco, mas a van rysel chama-me a atenção e nesta altura merece a minha preferência por ser bem mais leve (menos de 9kg contra os mais de 10 Kg da triban).

Qual a vossa? Esta diferença de peso é significativa na performance como à primeira vista (e eu n percebo nada disto, sou um autêntico noob), me parece?
 

francisco

Well-Known Member
Se quiseres fazer só estrada focado na leveza e aumento de velocidades médias: van rysel
Se quiseres fazer estrada/cicloturismo, uns caminhos de gravel basta mudar o pneu e até dá para colocar alforges: RC520
 
Top