primeiro raio partido

#1
Boas.
Tenho uma BH Volan 4.3 e gosto muito de fazer uns treinozitos nela.
Comprei há cerca de 4 meses e está com pouco mais de 3000km.
Hoje la fui fazer um treinozito, fiz umas subidas e lá voltei para casa, ao vir a cerca de 3 km de casa em plano ouço um barulho grande, pensei que fosse o desviador, sou um perito em partir desviadores :mad:, olhei para trás e estava ok, lá respirei de alivio hehe
Mas o barulho continuou, desmontei e vi que era um raio partido.
Nunca me tinha acontecido, que devo fazer? Com que frequência vos acontece?

EDIT: raio partido foi o da roda traseiro
 
Last edited:
#2
Um raio partido, nao é nada do outro mundo... se tiveres um pouco de tempo e disposicao basta comprares um raio igual e montar, existe um chave propria para desempenar.
É uma operacao que nao é dificil de se fazer, mas requer um pouco de paciencia.
Em ultimo caso vais a uma oficina, os valores nao devem de ser nada por alto... no meu caso como gosto de fazer!!!!
 
#3
Boas,
Como diz o Zemusica, pode acontecer e a mim também já me aconteceu.
O que acho que deves fazer para além de colocar um raio novo é, afinar a roda ou levar a uma loja para o fazer. Visto que elas são novas podem muito bem ter de ser afinadas, (há rodas) que ao fim de 1000 km precisam de ser novamente afinadas, mas experimenta mexer nos raios e se vires que alguns raios estão soltos é porque esse é o caso.

Cumprimentos,

A.da Silva
 
#5
tambem ja parti raios, como os furos acontece, no salao eurobike falei com um representante da FastForward e ele explicou-me que os raios na roda de tras partem devido a construcao da mesma, portanto nao sera nada de extraordinario partir um raio.
agora devera ter em conta a boa afinacao da mesma, pois quando um aro empena muitos tensam um pouco mais os raios opostos para forcar o aro a ir ao sitio podendo depois originar mais raios partidos.
 
#7
Boas,
Pegando uma vez mais neste topico, e lamento ter de pegar neste assunto porque este fim de semana foi mais um raio que se partiu na minha roda de trás, desde que as tenho é a segunda vez. A cerca de 10 minutos do final da prova e o sacana partiu, a velocidade na altura rondava os 50 kmh, fiz um sprint para chegar a um grupo de 10 corredores que se afastavam do resto do pessoal e logo a entrar na curva, ouço o barulho que para quem já passou por esta situação, sabe que foi o raio a partir. Desistir foi a solução, a roda em questão é a mavic cosmic carbon de 16 raios o que é muito pouco e dai o problema, já são umas rodas com uns bons anos em cima, mas com pouco uso devido ao receio de novo incidente com os raios, a solução está para terminar porque irei comprar umas novas do mesmo genero, mas de um outro fabricante e é claro, com mais raios. Aconselho a não comprarem rodas de 16 raios atrás, a não ser que o vosso peso não passe dos 70 kilos, assim já não se dá este problema.

Cumprimentos,

A.da Silva
 
#10
amigo spartan eu tambem ja parti raios em arrancadas tanto nas Fulcrum Racing 3 e na Ksyrium ES sendo de 21 e 20 raios cada, quando estive na eurobike o representante das FastFoward (ffwd) ao que parece holandesas, disse que as rodas de tras tendem a partir raios devido a sua construcäo por causa da cassete, solucao ideal dita por ele 20X24 ou 24X28 para mais pesaditos, ao procurar rodas leves e bonitas com poucos raios estamos a comprar algo fragil e que transmite mal a pedalada ao solo.
nas minhas R3 deu para regressar a casa mas com as ES a minha sorte tinha a carrinha do CCLanhas senao tinha 20 kms a pe
 
#11
Boas,
Pois é meu caro Ivan, a escolha está entre as ffwd e as edco (http://www.edcoengineering.nl).
Estas de 16 raios já vinham com a bike, e já lá vão uns anos valentes, ainda era inocente nesta matéria, hoje em dia já sou conhecedor dos materiais e as suas funções. Talvez as venda por um preço razoávelmente barato, desde que a pessoa pese uns 65 kilos, ou então vou andando com elas até me fartar.
As ffwd F6C-C de 999€ e as edco Furka Competition 1535€, estas serão uma escolha possível e o mais certo, o preço das edco pode ser mais baixo, este é preço no site do fabricante.

Abraço

A.da Silva
 

gfrmartins

Well-Known Member
#13
Chegou a minha vez!
E agora? O meu problema é saber que raio comprar.
As rodas são umas RCZ... De mil novecentos e carquejas. Já as tenho há pelo menos 5-6 anos.
Não deve ser difícil, não existem assim tantos tipos, mas o meu conselho: vai a uma loja de qualidade, pede para trocar o raio e afinar a roda.

Um trabalho mal feito é meio caminho andado para andares a partir mais raios no futuro, rodas empenadas, etc
 
#14
Não deve ser difícil, não existem assim tantos tipos, mas o meu conselho: vai a uma loja de qualidade, pede para trocar o raio e afinar a roda.

Um trabalho mal feito é meio caminho andado para andares a partir mais raios no futuro, rodas empenadas, etc
Obrigado! Pensei ser necessário um raio muito específico...
Felizmente tenho uma roda, a do rolo. Ainda ontem pensei: não vendo esta roda, não vá precisar um dia dela...

Vou ter que deixar na loja, então. Espero que não seja uma fatura grande! Cum caraças!
 

torui

Well-Known Member
#16
Em principio não deve de haver problema. Deve de dar para adquirir apenas um raio. Há marcas em que para comprares um raio tens que comprar o kit completo, o que se torna dispendioso se se partir algum.
 
#20
... eu já paguei por um raio partido... mais de 70€ ( 1 raio, portes de ida e volta e verificação integral da tensão da roda.)... e teve de ir para Espanha, para o service Center DTswiss da península Ibérica. Cá não me safei... é o que dá rodas caras, com raios xpto e etc..