• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Praticam mais algum desporto para além do ciclismo?

fogueteiro

Active Member
Fogueteiro, grande aventureiro:D Neste Verão vou experimentar Geocaching e campismo selvagem mas não cá, vai ser na Alemanha e na Áustria:D

Burning, se nunca experimentaste vais ficar fã. O dormir ao relento numa montanha é uma coisa que me fascina. Ver o céu limpo e cheio de estrelas fascina-me igualmente. Desde sempre fui escuteiro e tudo que se relacciona com a natureza, técnicas de sobrevivência, campismo selvagem, orientação com bússola, carta militar e elementos naturais, me atrai.

No ano passados em Gredos, a uns escassos metros do pico Almanzor, estive acampado durante uns dias em cima de neve... outro fascinio

Se cá já é bom, imagino na Alemanha e Austria... nos alpes. Deve ser espectacular.

A única coisa que tenho receio é se estas actividades se poderão chamar "desportivas".
 
Last edited:

fogueteiro

Active Member
Natação e corrida sempre que posso.
Natação pelo bem que faz a todo o corpo e corrida pelos campos e florestas que tenho perto de casa.:p
É óptimo sentir o ar dos eucaliptos e pinheiros a entrar nos pulmões.;)


Filipe


Conheço essa zona muito bem, e bem sei do que falas. Um dia destes ainda vou morar nas Mouriscas.:D:D
 

fmm

Member
Mouriscas é aqui mesmo bem perto.
Costumo pegar na minha asfaltista e andar também nessa zona.
Mouriscas, Mação, Belver...

Filipe
 

A P

New Member
joguei andebol muitos anos, até ao escalão de seniores, sempre federado.
depois durante 3 anos treinei um club tb em andebol em infantis e iniciados.
 

RJLA

New Member
Tenho a sorte de ter um emprego que me permite e mesmo obriga a fazer desporto. Sendo assim faço alguma corrida, de vez em quando um futebol. Mas de forma mais séria e convicta é mesmo o BTT e, principalmente, o ciclismo de estrada! ;)
 

patrick pires

Well-Known Member
Este ano e com o pouco tempo e pelo belo inverno que temos tido, optei por fazer um pouco de atletismo...
Por norma tento fazer uns 6/8 treinos de 50min por mês..
 

fogueteiro

Active Member
Pois este fim de semana foi para a caminhada. Após maratona de bike a semana passada nada melhor que uma caminhada de mochila às costas e dormir ao relento.

Eu e mais um grupo de amigos fomos fazer a trilha dos túneis entre o Pocinho - barca de Alva - La Fregenda, aproveitando a linha desactivada do comboio. Deixamos os carros no Pocinho, e com as mochilas às costas começamos o nosso passeio que se iria prolongar por 47 kms, debaixo de um sol abrasador. Ânimo nos limites superiores, só sabiamos que nada sabíamos do que estava para a frente. Logo ao início fomos alertados por um sujeito que deveríamos levar muita água porque não havia nada em todo o percurso a não ser em Barca de Alva, 30 kms acima.

Logo começamos a ver que a coisa não ia ser fácil. Para alem do calor caminhar em traves de linha em mau estado ou mesmo no cascalho, torna o avanço mais lento e doloroso. Apesar de todos irmos bem equipados os pés começaram a sentir o peso do corpo + o da mochila, onde levavamos sacos-cama, colchonetes, alimentos, fogareiros, etc. Caminhar em casacalho não é fácil, porque os pés não vão estáveis e mesmo com solas grossas os bicos das pedras começam a magoar. Mas nada que incomodasse o nosso animos ou não estivessemos habituados.

As horas foram passando e o calor a exigir a ingestão de líquidos, e a nossa preocupação aumentava porque na realidade nem casas nem fontes. Berber água do rio era uma possibilidade mas desde logo descartada pelos mais "sensíveis" por esta não ser limpa. O nosso objectivio era a estação de Almendra para passarmos a 1ª noite, mas ficamo-nos pela de Castelo Melhor. Relativamente perto havia uma casa de uma das quintas do Porto Ferreira. Fomos lá procurar água e como não estava viva alma tomamos a liberdade de encher os recipientes numa torneira que lá existe. Na realidade a água era um pouco turva, mas nem nos importamos, porque ela foi como coca cola gelada num dos dos nossos passeios de bike. Dormimos ao relento nessa estação, e foi impressionante a calma, que nos rodeava. No outro dia, 6ª feira, acordamos cedo e antes de partir fomos reabastecer de água ao mesmo sitio. Só que já estava lá gente e pedimos permissão para fazermos o mesmo, ao que ela nos disse que não enchessemos lá porque a água não prestava... era água do rio;);););). Foi para bom para que alguns preconceituosos engolissem o tinham dito no dia anterior.

A 6ª feira foi ainda mais quente, e mais dura pela vegetação que existe no meio da linha, muitas vezes silvas e cardos, que nos arranharam todos. Finalmente Barca de Alva. Encontrar um fontanário foi a primeira preocupação e ao encontrá-lo parecíamos crianças a brincar com a água. Depois veio a escolha do local para pernoitar, ao que nos foi indicado um no cais onte encostam os barcos de turismo que ligam o Porto a esta localidade. Tinhamos os WC públicos, e as pessoas são extremamente simpáticas. Um grande elogio para as GENTES DE BARCA DE ÁLVA. Continuem assim.

Sábado, à tarde foi para mais uma tirada, desta vez a parte mais emotiva e bela do percurso do lado espanhol. Sempre a subir, teve o bálsamo dos túneis onde podíamos refrescar e descansar. As pontes, sobretudo duas delas, são medonhas para mim, que sofro de vertigens "agudas". Tive que as fazer pelo mato. Num dos túneis vimos uma colónia imensa de morcegos, e nos penhascos uma colónia de abutres. Finalmente tivemos que ultrapassar um tunel de 2 kms que parecia não ter fim.

Visitem este blog. Não é meu nem as fotos minhas, mas poderão ficar com um bichinho que vos leve lá. Recomendo vivamente....
Aos que tem vertigens, preparem-se porque vão sofrer um pouco.
 
Last edited:

Burning Dogma

New Member
Já fiz uma caminhada pela Linha do Tua e espero qualquer dia fazer esse troço do Pocinho a Barca D'Alva. Também gostava de passar para Espanha até à famosa La Fregeneda, mas não sei se seria capaz. Tenho um pouco de vertigens e aqueles viadutos com muitos metros de altura, não sei não. Além de que já ouvi dizer que o estado de conservação dos mesmos é deplorável e que é bastante perigoso atravessar os mesmos. Mas a verdade é que sempre que vejo fotos desse troço só me apetece lá ir:D

Só por curiosidade, não fervem a água que vão apanhando pelo caminho? Não é recomendável por causa das bactérias que a mesma pode ter?

A progressão em linha de comboio é, de facto, um pincel do caraças:D A Linha do Tua é de via estreita pelo que as travessas tem um espaçamento decente. Além disso, (ainda) está em bom estado. Mas a linha do Douro é de via larga e as travessas são mais juntas e é mais complicado por causa dos passos. Eu fiz a linha do tua com umas botas de 15€ da Decathlon e por acaso fiquei surpreendido com o conforto e protecção das mesmas, mas recentemente comprei umas Lowa e é outra loiça. Também me custaram os olhos da cara, portanto espero bem que sejam boas e durem muito:D
 

fogueteiro

Active Member
Amigo Gonçalo,

quanto às pontes é o seguinte: O material ferroso está em óptimas condições, e vão lá estar mais uns largos anos. A questão põe-se na madeira. Esta sim está em muito mau estado. Ora estando em mau estado torna-se perigosa. As que tinha madeira eu passei, com muito muito cuidado colocando os pés onde esta está apoiada nas vigas de ferro. Assim não via o abismo, porque sem madeira temos que caminhar em cima das vigas com os vãos totalmente desprotegidos, o que em mim cusa cá um medo, que até me envergonho. As mais perigosas são: a mais alta (60 metros) e a que faz curva (única). A primeira tens a possibilidade de ires pelo mato. Desces muito acentuadamente e depois sobes igulamente muito acentuadamente... sempre a corta mato muito denso, o que de mochila às costa custa o dobro. A ponte em curva tens a possibilidade de ir pelo mato, que é muito simples, mas a dificuldade é desceres até lá. Eu tive que fazer de homem aranha... mas não podia olhar para baixo. Preferi esta "vergonha" e passar do que ir pela viga o que na realidade está muito alem das minhas capacidades vertiginosas.

Dois conselhos: Leva muita água, se for no Verão, porque não existe tirando Barca d'Alva ou o rio. Se a fizeres não deixes de fazer a parte espanhola. É na verdade a melhor, apesar das pontes. Já agora outro: Vai quanto antes para que a madeira não desapareça toda e assim fazeres a maioria no tabuleiro.

Quanto à água que bebemos costumamos ser cuidadosos. Na realidade a que recolhemos na casa da quinta que falei, era um pouco amarelada, mas pensamos que era da canalização, ou do depósito, e fomos um pouco enganados porque depois de a deixar correr ela ficou mais limpa, não deixando antever que seria do rio. Ferver a água é uma boa opção e já a fizemos noutras ocasiões, mas na realidade nesta a coisa falhou. Por outro lado ferver 5 litros de água (a minha quantidade) precisava de todo o gáz que levei e não chegava e não podemos acender fogueiras. Na próxima levarei comigo umas pastilhas purificadoras de água, que tem o problema de necessitar de 2 horas para purifcar 5 litros de água, e naquela situação era tempo demais, olhando ao calor que fazia e à necessidade de beber. Não serve de exemplo, mas por vezes temos o preconceito que tudo que não seja purificado faz mal, quando na realidade não, e prova disso é que nenhum ficou doente. Não se deve abusar...
 
Last edited:

Cancellara

New Member
Regularmente, apenas ciclismo (estrada, monte e estático).
Este ano experimentei o esqui mas, para quem vive em Portugal, é complicado praticá-lo com regularidade.
 

ricardoc

New Member
Boas pessoal :)

Eu já pratiquei:
- Futebol
- Karaté
- Futsal

Agora pratico:
- Ciclismo (BTT e ciloturismo)
- Duatlo
- Triatlo
- Por vezes jogo umas futeboladas com o pessoal
- Também volei de praia e canoagem e orientação
- Adorava exprimentar OriBTT
;) I LOVE SPORT :p
 

Nolimits

Member
Boas,em criança pratiquei:
.ginástica no solo
.ginástica acrobática(trampolins)
.atletismo escolar(corta matos)
.karaté

Hoje em dia:
.btt(maratonas,ultra maratonas e raids resistencia)
.ciclismo
.corrida de montanha
.natação
.adorava experimentar uns triatlos(longos),pra um dia.......................................I HAVE A DREAM,fazer um IRONMAN,pode ser o de lanzarote que me parece ser o mais perto de Portugal e o mais "barato"dasssssssssssssssssssssssss
 

prates

New Member
eu tirando ciclismo faço uns btt mas tambem faço outros desportos como por ex.sueca matraquilhos snoquer mas como são desportos muito violentos evitos um pouco,a todos um até breve.
 

joao49

Member
ora bem eu pratico a futebolada semanal com os amigos do vinho lol...1 vez por semana 1 bom jogo de futebol para se exercitar os musculos onde o ciclismo nao chega :) e sabe sempre bem um jogo de futebol seguido de 1 banho e um jantar dequeles do aço...... :)
 

grilo

New Member
Boas

Quando era miudo pratiquei, Andebol e Râgbi no Belenensses, BMX, Karaté e Semi-Contact, dos 20 aos 30 +/- fiz TT e motocross, depois fiquei mais ecológico e iniciei-me no BTT, e há 2 anos DH....o ciclismo iniciei à 1 mês como complemento da recuperação das lesões que sofri quando era pouco ecológico...e estou a adorar!

Iniciei também à 2 meses a natação e corrida, indicada pelos Dr´s...e já ando de olho no Triatlo do Estoril em Outubro, no modo SuperSprint, que é a versão para os iniciados, mais jovens, menos jovens...e coxos como eu :))

Abraço

Grilo
 

FDias

New Member
Já fiz karate e atletismo. Actualmente faço mais estrada, BTT, algumas corridas de atletismo e pedestrianismo. Pratico também caça, pesca, ginásio e alguma canoagem, etc... Futuramente tenciono experimentar algumas provas de estrada, duatlo e ori-BTT.
 

Valente

New Member
Já foi federado em Vela (na vertente de radio-modelismo)

Actualmente sou federado em Xadrez (é discutível se é desporto ou ciência)

E para além do ciclismo de estrada pratico Futebol de 11 e Futsal
 
Top