Porto - Fátima - Mealhada - Porto

dragom

Active Member
#21
A hora de saída depende do ritmo que vão fazer e da hora que pretendem chegar a Fátima. Nesta altura do ano é importante atender a vários factores que influenciam o ritmo, como o calor e a Nortada que vai estar. A noite é excelente para pedalar, mais fresquinha, sem trânsito e sem vento.

Ano passado tivemos de alterar planos. A intenção inicial era a de ir e voltar como haviamos feito no ano anterior, mas atendendo ao factor físico acabamos por pernoitar em Fátima e voltar no dia seguinte.

https://www.strava.com/activities/2396807746

No regresso chegamos à Figueira com vontade de continuar para Norte mas a Nortada e o relógio "obrigaram-nos" a rumar a Coimbra para apanhar o IC. A força do vento era descomunal e pedalar os 140kms em falta iam ser penosos. Portanto, atenção a isso.

https://www.strava.com/activities/2398793445

Portanto, atenção a isso.
Obrigado, essa questão do vento pode ser importante mesmo. Vamos estar atentos à previsão.
 
#22
Bem, ontem lá fizemos o Porto - Fátima - Porto, indo e vindo pela 109.

O piso está muito deteriorado em mais de 90% da extensão, muitos buracos, muitas irregularidades. Ainda não sei como fizemos para conseguir ir e vir e nem sequer ter um furo. Era cada pancada nas rodas, em algumas zonas era constante, então de noite era muito mais dificil evitar, noutras zonas não se conseguia evitar.

O calor em Fátima e Leiria, que chegou aos 38º complicou muito a situação durante as horas de calor, mas de madrugada e depois ao final da tarde/noite correu tudo muito bem.

Fica o registo do Strava: https://www.strava.com/activities/4051459571

E fotos das "duas metas", em Fátima e no retorno a casa.

Eu


O meu colega
 
#23
Antes de mais, parabéns pela conquista!
Realmente o piso da N109 tem algumas partes bastante degradadas, ali a seguir à Gala podiam ter seguido em direção aos Armazéns de Lavos e evitar aquele troço que está em obras em direção às celuloses.

Já agora, no regresso por que razão se desviaram para Leiria (tendo que fazer uns km no IC2 até ao Barracão)? Na minha opinião teria sido melhor seguir o mesmo caminho que usaram na ida.
 
#24
Antes de mais, parabéns pela conquista!
Realmente o piso da N109 tem algumas partes bastante degradadas, ali a seguir à Gala podiam ter seguido em direção aos Armazéns de Lavos e evitar aquele troço que está em obras em direção às celuloses.

Já agora, no regresso por que razão se desviaram para Leiria (tendo que fazer uns km no IC2 até ao Barracão)? Na minha opinião teria sido melhor seguir o mesmo caminho que usaram na ida.
Obrigado. Nós não conhecia-mos bem o percurso, pelo que seguimos sempre a 109, esse desvio não sabíamos. Depois viemos por Leiria, para evitar a zona do Barracão devido ao calor. Estavam 36.º e estava a afetar-nos muito. Senti-me muito mal. Como o percurso era mais a descer preferimos alguns kms a mais. Eu pessoalmente acima de 22-24 graus fico com muita dificuldade. Já ao contrário tive a vantagem de fazer as horas de noite de manga curta. :)
 
#26
Pois. :)

Na altura só tínhamos o telemóvel e pouco discernimento. E alguns conselhos de outros ciclistas que recomendaram por lá. :)

A questão nem era a altimetria, era mesmo o calor e pareceu-nos muito abafado por lá. Nem brisa havia. Na próxima vemos melhor as opções.
 
#28
Pois. :)

Na altura só tínhamos o telemóvel e pouco discernimento. E alguns conselhos de outros ciclistas que recomendaram por lá. :)

A questão nem era a altimetria, era mesmo o calor e pareceu-nos muito abafado por lá. Nem brisa havia. Na próxima vemos melhor as opções.
Uma vez que já estavam em Leiria teria sido melhor seguindo a N109, Ortigosa, Monte Redondo, Guia.
 
#30
Uma vez que já estavam em Leiria teria sido melhor seguindo a N109, Ortigosa, Monte Redondo, Guia.
Pensamos nisso e estivemos indecisos. A rota que tinha levado no gps foi a que fizemos, vindo ter à N109 antes da Guia, mas em Leiria pareceu-nos estranha e estivemos a ver as opções no mapa. Do ponto onde estavamos pareceu um pouco mais curto fazer o que fizemos do que estar a ir para o local da N109. Mas deviamos ter optado por onde indicas. O trânsito por onde viemos estava mais perigoso, muitas tangentes que assustaram um pouco. Pela N109 tivemos sempre pouco trânsito.