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porque será que quando desco a uma certa velocidade a minha bike fica instável?

Burning Dogma

New Member
Re: porque será?

Uma roda mal equilibrada dinamicamente causa muita trepidação a alta velocidade. Por exemplo, o íman do conta-km é o bastante para desequilibrar a roda.
 
Re: porque será?

bem, vou tentar melhorar a tecnica a descer, poque afinal penso que seja esse o meu problema, que aliás é um sério sarilho e não sou capaz de acompanhar os meus colegas.
 

patrick pires

Well-Known Member
boas, porque será que quando desco a uma certa velocidade e só a descer a minha bike fica instável, a ponto de eu ter medo de descer.
será das rodas?
agradecia as vossas opiniões.

O teu problema ao descer podera ter a ver com o "Efeito Shimming"..
Deixo te aqui a explicação em Espanhol retirdo de outro forum..

"El shimming suele ser provocado por un desequilibrio dinàmico que entra en resonancia con el conjunto cuadro-ruedas-ciclista. En pràctica se producen pequenas vibraciones por desajuste de componentes (holguras ...), desequilibrio de masas (consumo no uniforme de las ruedas, el mismo peso de la vàlvula...) o aerodinamica (el viento lateral, un radio plano ligeramente desviado..) que a determinadas velocidades alcanzan la frecuencia de resonancia exacta de la bici y por esto se amplifican hasta producir autènticas sacudidas.
Ya que es muy dificil encontrar y eliminar todas las vibraciones de una bici lanzada a 80km/h el factor màs importante para contrarrestar el fenòmeno es cortar la frecuencia de resonancia de la bici. Para hacer esto la medida màs inmediata es apretar el tubo superior con las rodillas, de manera que se interrumpan las vibraciones en ese punto y desaparezcan las sacudidas en el acto. "

Relativamente a resolução do teu problema so tens 2 soluçoes, ou tens mais cuidado a descer, ou compras um quadro novo... isto porque esse problema não vais conseguir resolver..
 

jmv

Member
Cá vai uma opinião minha...Talvez falta de rigidez na zona da coluna de direcção que causa as vibrações e instabilidade. Podes comprovar se é ou não fazendo o seguinte teste: Conduzindo em terreno ligeiramente a descer retira as mãos do guiador e das-lhe um toque na parte de fora com a palma da mão. A direcção vai dançar, se voltar por ela própria à posição de condução normal e consegues conduzir sem por logo as mãos no guiador não é esse o problema, se a direcção continuar a dançar e tens que por logo as mãos no guiador para não cair poderá ser isso. Outro indício do que falei, quando escolhes uma trajectória e a bicicleta quer ir por outra ou tens a sensação que nem sempre passa por onde queres..... é só uma opinião, como complemento das que aqui foram dadas se as mesmas não resultarem.
 
Last edited:

jmv

Member
Malta, nunca mais ninguém disse nadam aqui, não me digam que andam todos ocupados a fazer o teste de rigidez?
 

jmv

Member
Penso que deverás tentar não numa bicicleta nova, mas num outro quadro, montando exactamente todos os componentes que tens nessa incluindo o garfo.
 
pois é, mas o meu quadro é um scoot sr1 pro e a esse nivel penso que estou bem servido, tal como todos os componetes que já não são de origem mas sim de grande qualidade (e muito caros),tenho é que ter paçiencia a descer
 

jmv

Member
Nada comprova o que disse em cima. Verás que com o tempo descobres as causas e vai ser algo bem simples.
 

ivan

New Member
eu continuo a pensar que seja algum pequeno problema mecânico algo mal apertado pois já me aconteceu algo assim
 
bem, a volta hoje foi dura, com muita subida e tambem com muita descida e a verdade é que não fazendo vento as descidas são mais rápidas e bem mais agraváveis,por isso é o medo senhores é o medo!!!! já cheguei a essa conclusão, é nitidamente falta de confiança porque cada vez andamos mais e mais rápido.
 
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