• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Planear passeios

Akh608

New Member
Ora bem, a intenção é deixar aqui o que eu fiz para planear o primeiro passeio, como um "how to" para quem pretenda fazer outros.
Quem tenha algo a acrescentar ou corrigir, é precisamente essa a intenção: deixar aqui toda a informação que alguém possa precisar para organizar eventos.

1. PLANEAMENTO DO PERCURSO
Usei o http://www.gpsies.com ou outro serviço ou programa. A intenção é ter um mapa que se possa partilhar facilmente e de onde se possam determinar as subidas e descidas dos percursos.
Aqui, interessam 3 produtos:
  • Mapa para partilha
  • Mapas para envio com as autorizações
  • Horário do percurso

Os mapas para as autorizações são simplesmente um mapa global do percurso inteiro e mapas particulares com detalhe suficiente para que se perceba quais as vias que vão ser utilizadas no percurso, preferencialmente um por cada câmara municipal atravessada.
Exs:



Uploaded with ImageShack.us
O Horário... bem eu fiz de uma forma que nem de empírica pode ser considerada.
Essencialmente, calculei a inclinação média de troços do percurso e calculei para as distâncias com as seguintes velocidades:
  • <-10 40 km/h
  • -10 a -5 35 km/h
  • -5 a -3 30 km/h
  • -3 a 3 25 km/h
  • 3 a 5 20 km/h
  • 5 a 10 10 km/h
  • 10 a 20 5 km/h
  • >20 acho que não consigo subir uma coisa dessas
Finalmente, o que resulta, é isto. Se precisarem e não se derem bem com o excel, tenho a folha pronta para mandar.
horc.jpg


2. PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO
Mandei um pedido por cada câmara abrangida e outro para o Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS).
O formato utilizado foi o seguinte:

CÂMARAS MUNICIPAIS
Exmo. Sr. NOME, Presidente da Câmara Municipal de CONCELHO:


Eu, VOSSO NOME, venho por este meio pedir a necessária autorização, conforme o art.7º do Decreto Regulamentar do 2-A/2005 de 24 de Março, para um encontro de cicloturismo sem características competitivas que terá lugar no Concelho de CONCELHO em DATA, entre asHORAS.
O mesmo será organizado pela minha pessoa, tendo como participantes membros do ForumCiclismo.Net, não se esperando que o número ultrapasse os 20 participantes. O evento não terá qualquer regulamento particular, sendo que serão respeitadas todas as leis e regulamentos, como é apanágio da própria prática do ciclismo, em respeito pelos bens e pessoas.
O percurso utilizado, conforme mapas e cronograma em anexo, partirá do LOCAL E HORA DE INÍCIO, com chegada ao LOCAL E HORA FINAIS.
Concorrentemente com este pedido a sua excelência, foram enviados requerimentos semelhantes para as Câmaras Municipais de RESTANTES CONCELHOS. Em observância do disposto na alínea d) do n.2 do Decreto Regulamentar anteriormente referido foi ainda enviado o pedido do parecer para o COMETLIS/PSP, conforme indicação da Divisão de Trânsito da Polícia de Segurança Pública. Foi-nos informado que será enviado este parecer directamente para as respectivas Câmaras Municipais, completando assim os elementos de informação necessários para a instrução deste processo.
Posso ser contactado pelos seguintes:
Morada:Vossa morada
Telefone: Vosso telefone
Endereço electrónico: Vosso e-mail

Solicito, deste modo, a necessária autorização para a realização da actividade.


Pede deferimento,


COMETLIS

Exmo. Sr. Superintendente Chefe NOME, Comandante do COMETLIS:


Eu, VOSSO NOME, venho por este meio pedir a necessária autorização, conforme o art.7º do Decreto Regulamentar do 2-A/2005 de 24 de Março, para um encontro de cicloturismo sem características competitivas que terá lugar nos Concelhos deCONCELHOS ABRANGIDOS em DATA, entre as HORAS.
O mesmo será organizado pela minha pessoa, tendo como participantes membros do ForumCiclismo.Net a título particular, não se esperando que o número ultrapasse os NÚMERO ESPERADO DE PARTICIPANTES participantes.

Declaro que abdicamos do apoio prestado pela PSP, nomeadamente de escoltas ou qualquer outro tipo, sendo que no decurso do evento serão respeitadas todas as leis e regulamentos, como é apanágio da própria prática do ciclismo, em respeito pelos bens e pessoas e sem alterar, na medida do possível, o normal funcionamento da via pública. O evento não terá qualquer regulamento particular.DEVEM DECLARAR ISTO, COM O QUE ELE VAI CONCORDAR PARA GRUPOS PEQUENOS. PARA GRUPOS MAIORES, ESTE MODELO NÃO É APLICÁVEL, JÁ QUE SE DEVERÁ PEDIR O APOIO, SABER OS ENCARGOS E COMBINAR TODAS AS COORDENAÇÕES NECESSÁRIAS E QUE NÃO CONHEÇO.
O percurso utilizado, conforme mapas e cronograma em anexo, partirá do LOCAL E HORA DE PARTIDA, com chegada ao LOCAL E HORA DE CHEGADA.
Concorrentemente com este pedido a sua excelência, foram enviados requerimentos semelhantes para as Câmaras Municipais de Lisboa, Oeiras, Cascais e Sintra. Para a instrução, no entanto, é ainda necessário completar o processo com o parecer da autoridade competente, como previsto na alínea d) do n.2 do Decreto Regulamentar anteriormente referido. Por este motivo, solicito que além da resposta à minha pessoa, seja dado conhecimento do seu parecer para as referidas entidades.SE PEDIREM COM ANTECEDÊNCIA SUFICIENTE, ESTE PARÁGRAFO SERÁ DESNECESSÁRIO, JÁ QUE PODEM ENVIAR UMA CÓPIA DA AUTORIZAÇÃO COM O PEDIDO. DEMORARAM CERCA DE UMA A DUAS SEMANAS A RESPONDER
Posso ser contactado pelos seguintes:
Morada:Vossa morada
Telefone: Vosso telefone
Endereço electrónico: Vosso e-mail

Solicito, deste modo, a necessária autorização para a realização da actividade.


Pede deferimento,

3. LOGÍSTICA
Convém pensar os seguintes pontos
  • Alimentação
  • Primeiros socorros
  • Mecânica
  • Transportes
  • Paragens e actividades
Na alimentação, convém que cada um leve a sua, a menos que se combine um restaurante ou assim. Na minha experiência, estar a combinar um jantar num restaurante logo com o número definido seria o melhor, mas é fácil de dar barraca quando pode haver pessoal à última da hora a desaparecer.
Assim, convém saber à partida o valor por refeição e não dar por certo o número de comensais.

Convém levar-se sempre um carro que acompanhe ou pelo menos pare em pontos chave (para não atrapalhar o trânsito em vias estreitas) com reabastecimentos, primeiros socorros, chaves e outros que possam apoiar na mecânica, etc.

Os locais se partida e chegada convêm serem o mesmo e perto de locais de fácil acesso de vários tipos de transporte, comboio, autocarros, etc. Uma alternativa é o pessoal ir à boleia ou pedalar até lá e continuar :)
 
Last edited:
Top