• Olá Guest , consideras uma subscrição anual de 16€ para manter o fórum online? Se alinhas deixa a tua mensagem neste tópico.

Pinnacle Arkose, a minha Gravel Bike, All Road, Ciclocrosse...

desmo13

New Member
Já ha bastante tempo que andava com as setas apontadas a uma Bike Polivalente com travões de disco... Quando comprei a BMC fui à loja com ideia de comprar a Grandfondo Disc, mas acabei por sair de lá com a SLR01.
A verdade é que tinha ideia de ter uma bicicleta que me permitisse deslocações para o trabalho, mas simultaneamente desse para fazer 100/200km's em quase todos os pisos e condições climatéricas!

Inicialmente comecei a pensar num quadro de Titanio (On-One Pickenflick), mas o orçamento ainda não me permitiu chegar lá!
Um dia, mais tarde, essa será a grande alteração que farei a esta montagem!

Comecei a pesquisar várias marcas e lojas, e encontrei na Evans Cycles este quadro por um preço bastante atrativo, e do ver ao comprar foi um instantinho!
Tinha começado a aventura...
De seguida foi só escolher os componentes que iriam acompanhar o quadro.
A forqueta, comprei no Ebay, mas não foi facil, ha pouca oferta deste tipo de forquetas (Carbon / Disco / e grande folga para pneus largos), e as que há, normalmente são bastante caras!
A transmissão ficou entregue a quase todo o material que estava na Pinarello (já que não a vendia, pelo menos dou uso ao material), com excepção das manetes... achava pouca piada ao estendal das Ultegra!
As rodas, tambem optei por uma solução bastante versatil, depois de alguns testes, avancei para a compra de umas Rodas de BTT 29er.
De momento só tenho como provisório o Selim, Espigão, Guiador e Pedais, tudo o resto esta para ficar!

A lista de material:
Quadro - Pinnacle Arkose 3
Forqueta - White Dorset RD-7
Cassete - Shimano 105 CS-5700 11-28
Corrente - Shimano Ultegra 6600 10 Speed
Desviador Fr. - Shimano Ultegra SL 6600
Desviador Trz. - Shimano Ultegra SL 6600 10 speed
Manipulos - Shimano 105 ST-5700
Pedais - Crank Brothers Acid 1
Pedaleiro - Most Linx CE Megan (50-34) 740+76
Avanço - KCNC Fly Ride 90
Guiador - TEC Anatomico 31.8x440
Pneus - Schwalbe CX Comp Active Cross Wired 700x35
Rodas - Notubes Ztr Crest + Cubos Novatec
Selim - Specialized Phenom SL
Travões - Avid BB7

E agora algumas fotos:
IMG_20150311_154906.jpg

IMG_20150311_154913.jpg

IMG_20150311_154920.jpg

IMG_20150311_154930.jpg

IMG_20150311_154937.jpg


Hoje dei a 1ª volta com ela, fiz um percurso conhecido, para assim poder fazer comparações com a BMC.
Aquilo que notei é que a bike, apesar de pesar mais 3kg que a BMC, rola muito bem.
Onde se nota a maior diferença é nas acelerações, por exemplo quando parava num semaforo, depois para arrancar e embalar custava um pouco!
Pela positiva temos o Paralelo (ou Calçada ou Pavê, como lhe quiserem chamar), parecia que ia na bicicleta de BTT, que maravilha!:)

Os proximos tempos, vão ser dedicados quase em exclusivo a esta bicicleta, porque estou a preparar uma grande viagem que vai ser feita com ela, mas sobre este tema darei noticias mais à frente!

Já agora, aceito sugestões para uns pedais... Não queria usar pedais de estrada, porque pretendo desmontar da bike e poder andar a pé normalmente, por isso acho que pedais de BTT são a melhor opção!
A minha maior duvida está em usar pedais com plataforma à volta do encaixe (como os que lá estão agora) ou pedais só de encaixe... não sei o que é que poderá ser mais confortável para fazer longas distancias!
 

Carolina

Well-Known Member
linda!

eu sempre usei dos que têm plataforma à volta e gosto bastante, especialmente quando me aproximo de uma zona onde já sei que ter os pés presos pode ser um problema. é só desencaixar, virar o pedal e já está.

também dá jeito quando paro e tenho de voltar a andar. não tenho o stress de ter de encaixar logo o sapato no pedal.

vê também os shimano a520. têm uma área de contacto maior, provavelmente serão mais confortáveis para longas distâncias.
 

desmo13

New Member
os pedais de que falo são de encaixe dos dois lados, mas com plataforma à volta do encaixe!
Dentro do estilo dos A520, já tenho uns Exustar... também são uma opção!!!!
Obrigado pela opinião!
 

grouk

Active Member
antes de mais parece me muito bem essa montagem, tenho na cabeça uma montagem bastante parecida mas outras coisas meteram se na frente. quanto aos pedais nunca fiz btt mas o pessoal do cyclocros usa muito os egg beaters ou os shimano xtr
 

RTC

Moderador
Staff member
Não sei se fazes btt, mas penso que uns pedais com plataforma pouco contribui para o conforto. Pode ter uma ou outra vantagem mas se já tiveres habituado a pedais de btt, a plataforma não te fará falta.

Quanto à Pinnacle, já tens a bicicleta bem equipada. O quadro não é de titânio mas parece! :)
A forqueta encaixa aí muito bem. O resultado está muito bom.

Goza-a bem e vai-nos dando notícias sobre essas aventuras que se começam a planear. ;)
 

desmo13

New Member
Sim, também faço BTT e os pedais que uso são os Crank Brothers Candy, que a nivel de tamanho são parecidos com os Shimano.
A questão aqui é que, vou usar sapatos de BTT, com cleats e pedais de BTT.
Em relação aos pedais de estrada, os Cleats de estrada são maiores e acabam por dar uma maior base de apoio ao pé, o meu receio é que com pedais de BTT sem plataforma à volta haja menos apoio para o pé e com isso possa vir a sentir desconforto no pedalar.
Uma coisa é fazer 50km's, outra coisa é passar dos 150km's em que todas as imperfeiçoes se fazem sentir!

Em relação ao quadro, realmente surpreendeu-me a cor, a mim parece-me ainda mais bonito ao vivo do que nas imagens da Evans Cycles!
A(s) aventura(s) que aí vem, vão aqui ser amplamente divulgadas antes e depois de ser feita!
Mas posso já adiantar que vão ser cerca de 500km's e mais de 10.000m de acumulado de subida em 3 dias!;)
 

RTC

Moderador
Staff member
Eu entendo a tua dúvida mas é uma questão de experimentares. Fazeres uns testes primeiro.
Os pedais de btt dão ideia que poderão causar desconforto em longas distâncias mas não é necessariamente assim.

Vai dando feedback da tua gravel.
Dá para ver que já tens grandes "planos" (ou subidas :D) para ela.
Pode ser que entretanto também apareça por aí algum evento do tipo Dirty Kanza 200. Pode ser...quem sabe...:rolleyes:
 

desmo13

New Member
É isso mesmo que ando a fazer... testar, testar, testar! :)
Dirty Kanza 200... isso é que era!!!
Entretanto, na próxima epoca de Ciclocrosse, talvez me aventure numa ou outra prova! Apesar de não ser a minha praia, gostava de experimentar.
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Muito bonita a bicicleta. Parece ser muito e montada com bons componentes.

Faz muitos kms com ela. :)

Quanto aos pedais, tenho uns a520 e posso dar o meu testemunho de quando os usava em estrada.

Realmente permitem uma maior base de apoio mas depende também da sola dos sapatos. Quero dizer, se tiveres uns sapatos com uma sola bastante rigida se calhar não vais notar grande diferença, caso contrário, vais notar a diferença... E o conforto depende muito também se os tacos que existem ao lado dos cleats assentam bem na plataforma.

No meu caso a sola era bem rigida, não ao nível de uma de carbono mas não perdia muito e notava alguma diferença para os SPD sem plataforma...

Mas a grande diferença foi quando passei a usar pedais de estrada e sapatos, estes sim, com sola de carbono. Basicamente parece que a base dos pedais passou a ser a sola toda dos sapatos... Mas isto já é outro assunto... ;)
 

desmo13

New Member
Pois, é precisamente esse o problema!
Mais tarde vou comprar outros sapatos de BTT e tenho ainda outra duvida relacionada com a sola, quero que seja dura, mas que tenha os tacos com borracha aderente, para evitar que, naquelas vezes em que o cleat não encaixa logo, o pé fuja do pedal (acho que já aconteceu a todos os que fazem BTT)! Mas esse assunto não é para aqui chamado. :)
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Se a sola não for muito escorregadia consegues dar umas duas ou três pedaladas no lado errado do pedal e logo a seguir viras o pedal para o lado certo...

Agora se queres fazer ciclocross esquece, aquilo não é nada aberto nem quero imaginar esses pedais com lama... ;)
 

g1zm0

Member
Esta uma montagem com muito bom aspecto... Parabens!

Quanto ais pedais, ja pensas-te em simplesmente ter uns shimano de btt (520, 540, xt, xtr) e colocares de um lado as plataformas?
De um lado ficas com cleats para trancares os pes quando queres, e do outro lado uma plataforma para uso livre ;)
 

duchene

Well-Known Member
Parabéns Fernando, tens aí uma montagem diferente, harmoniosa e sobretudo bastante prática.

A Pinnacle tem propostas interessantes e, pelo preço, a Arkose era de facto imperdível. Aliás, quem quiser um quadro XL ainda vai a tempo de comprar!

Há uns tempos andei tentado a montar uma gravel mas ponderei bem e acabei por chegar à conclusão que não lhe iria dar tanto uso como o entusiasmo poderia supor. Por aqui não há tantos estradões como isso e para o monte a sério já tenho a Cannondale. Daí que abandonei a ideia em favor de mais uma estradista, para poupar a Lynskey nas voltas ao quarteirão. Ainda tem de ir ao maçarico do Valdemiro afinar uns pormenores, mas me breve rolará por aí.

No teu caso, tendo em conta as deslocações diárias e os projectos de longo curso, certamente que será uma preciosa aliada de pedaladas. O pneu cardado não coloca em risco a soberania da BMC na estrada mas, para tudo o resto, lá estará a Pinnacle. A Carradice fica igualmente muito bem no conjunto, acrescentando-lhe a necessária capacidade de carga.

Quanto aos pedais, se procuras versatilidade, não há nada como manteres os CB que tens. Investes depois nuns bons sapato de BTT. Os fi'zi:k M5B, por exemplo...

O que importa é que te divirtas muito com ela. E claro, depois não te esqueças de contar como correu!
 

Skyforger

Active Member
E aí está ela! Ficou com muito bom aspecto e tens aí uma máquina singular e pronta para quase tudo! Parabéns e desfruta ao máximo!
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Parabéns Fernando, tens aí uma montagem diferente, harmoniosa e sobretudo bastante prática.

A Pinnacle tem propostas interessantes e, pelo preço, a Arkose era de facto imperdível. Aliás, quem quiser um quadro XL ainda vai a tempo de comprar!

Há uns tempos andei tentado a montar uma gravel mas ponderei bem e acabei por chegar à conclusão que não lhe iria dar tanto uso como o entusiasmo poderia supor. Por aqui não há tantos estradões como isso e para o monte a sério já tenho a Cannondale. Daí que abandonei a ideia em favor de mais uma estradista, para poupar a Lynskey nas voltas ao quarteirão. Ainda tem de ir ao maçarico do Valdemiro afinar uns pormenores, mas me breve rolará por aí.

No teu caso, tendo em conta as deslocações diárias e os projectos de longo curso, certamente que será uma preciosa aliada de pedaladas. O pneu cardado não coloca em risco a soberania da BMC na estrada mas, para tudo o resto, lá estará a Pinnacle. A Carradice fica igualmente muito bem no conjunto, acrescentando-lhe a necessária capacidade de carga.

Quanto aos pedais, se procuras versatilidade, não há nada como manteres os CB que tens. Investes depois nuns bons sapato de BTT. Os fi'zi:k M5B, por exemplo...

O que importa é que te divirtas muito com ela. E claro, depois não te esqueças de contar como correu!

@duchene, vais recuperar alguma das que estão em pousio (BTWIN e BMC) ou é um quadro novo?

Fim do off-topic
 

desmo13

New Member
Obrigado a todos.
Hoje dei mais uma voltinha com algumas incursões por Paralelo e até um pouco de terra, e a verdade é que estou a bastante surpreendido com as prestações da bicicleta.
A rolar, segundo o Strava, estou a fazer tempos iguais (ou próximos) dos que faço com a BMC, mas com um extra de conforto... acho que apostei no cavalo certo! :)
 

desmo13

New Member
Ontem foi dia do 1º grande teste à Arkose (Maia - Gerês - Maia, +/- 160kms), e mais uma vez passou com distinção!
Alem de todo o conforto que confere, rola muito, mas mesmo muito bem!
Como termo de comparação, em Agosto fiz exactamente a mesma volta com a BMC, e com a Arkose com mais 3kg e ainda o peso do Saco e Suporte Carradice, só fui mais lento 1,5km/h na média!
Não há duvida que a subir é mais lenta e tenho que gerir muito bem o esforço, mas acabo por fazer tudo desde que o faça com calma!
Aqui está ela, e o dono, na hora da Sopinha e Prego em Pão no Gerês! :)
11081512_1548983988700616_80398460_n.jpg


Não me canso de ir para aqueles lados:
IMG_20150320_122801-EFFECTS.jpg
 

desmo13

New Member
E sai um Bling-Bling para a Arkose:

Selim Brooks Cambium C15
IMG_20150325_164935.jpg

IMG_20150325_165016.jpg


Reconheço que, para já, não combina muito bem, mas mais tarde vai levar fitas a condizer e (acho) que vai ficar espectacular!

Ganhei um acréscimo de 220gr na bicicleta, mas espero ganhar toneladas de conforto!
 
Top Bottom