• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

MS Excel vs VBA

fogueteiro

Active Member
Eu sou daqueles que aprendi a informática que sei, por iniciativa própria, sem explicações, nem cursos. Fui explorando, participando em fóruns e lendo tudo que me chegava à mão.

O excel é dos programas que me fascina, e por vezes penso que as suas possibilidades não tem limites. Uso muito esta ferramenta ao longo do dia, e há vários anos, pelo que me considero mais ou menos à vontade, explorando inclusive o modo mais avançado, que é o VBA (Visual Basic for Aplications).

Fascina-me ter um trabalhão enorme num trabalho e depois ver aquilo tudo a funcionar e a dar resultados.

Pergunta: Alguém utiliza esta ferramenta? Eu ainda tenho muitas dúvidas, e pode ser que as esclareça, ou mesmo ao contrário.

Boas pedaladas e cálculos;););)
 

tranquilo

Active Member
Olá Fogueteiro.
Por acaso uso e abuso todos os dias do Excel. Quanto ao VBA também o uso bastante mas uso mais a vertente do solver que o excel tem para encontrar soluções para problemas não triviais como por exemplo a optimização da relação entre peso/inércia/resistência de estruturas, ou por exemplo encontrar soluções de sistemas de equações cujas incógnitas não são isoláveis etc. Portanto a minha programação baseia-se mais nos números do que outra coisa porque um gajo sabendo matemática sabe programar, no entanto há uma coisa que me agrada bastante que são as macros e aqueles botões que podemos adicionar à folha de cálculo para seleccionar valores pré-definidos e correr linhas de código.
Por exemplo, deixo aqui uma imagem do que estava a trabalhar mesmo agora:
madeiraf.jpg


Lá estão os botões e outras merdisses que os olhos comem mas o que de facto é importante é o código que é feito no background.
Mas atenção que nunca me ensinaram a programar, portanto não serei a melhor pessoa para tirar dúvidas teóricas :D
O que costumo fazer com qualquer linguagem é saber o básico para fazer o que quero com números e matrizes pois os programas são todos muito parecidos, por exemplo também programo muito a minha calculadora (Texas v200) para fazer cálculos mais estranhos. No caso do VBA ainda é mais fácil pois podemos gravar macros e o código fica todo escrito depois é só alterar à vontade hehehe.

Quem disse que os ciclistas são como os futebolistas ;)

Abraço
 

Figueiredo

Active Member
Amigo Tranquilo,

Quando te apanhar em Sintra novamente levo a sebenta de matemática para tirar duvidas;) ando a brincar aos cursos e matemática nunca mais fica feita :( (até tenho vergonha de dizer isto a minha irmã faz programação e dá aulas...)

Abraço e boas pedaladas!!
 

tranquilo

Active Member
OK dou explicações em andamento, desde que tenha um assistente para trocar as mudanças hehehe
Comigo passou-se algo semelhante. Não me dava muito bem com a matemática pura, apenas com a aplicada e por isso ia sempre deixando a dita para trás. Mas de repente tive um "click" e passei mesmo a gostar de perceber certas coisas mais a fundo dentro das disciplinas de Física e Mecânica e, sem me aperceber, já andava a estudar a Matemática a sério! Fiquei mesmo estupefacto com o palerma que tinha sido até aí... depois já me dava outro gozo estudar pois sabia onde as coisas eram aplicadas o que torna o marranço menos desagradável.
O que é certo é que a partir daí fiz o curso com uma perna às costas pois ficamos com uma bagagem considerável para atacar problemas que pudessem aparecer!

Abraço
 

fogueteiro

Active Member
É isso mesmo Tranquilo, o que me fascina no Excel. Dá para fazer quase tudo que os outros fazem, não se limitando à folha de cálculo.

Igualmente dá-me cá um prazer imenso criar formulários, e macros, embora perceba muito pouco de programação. Hoje dou toda a razão à minha mãe quando me dizia para me aplicar na matemática, e eu ia para as aulas dormir e depois as notas eram o nivel 1:mad::mad::mad::mad::mad::eek::eek::eek::eek:.

Lamento não lhe ter dado ouvidos, porque agora seria mais fácil entrar na programação.

Já agora, existe uma ferramenta no Excel, a qual eu nunca consegui meter na cabeças, nem nunca percebi o seu funcionamento. Refiro-me às tabelas Dinâmicas. Já dei "pulos de cão" mas ainda não percebi a lógica.
 

tranquilo

Active Member
Oi.
É pá só usei esse tipo de tabelas duas ou três vezes para um trabalho de faculdade qualquer. Se bem me lembro este tipo de tabelas e gráficos (principalmente) dá jeito se quiseres analisar um conjunto de dados rapidamente pois permite alterar muito facilmente o gráfico com os dados que realmente queres em qualquer altura em vez de teres de andar a criar gráficos e tabelas novas com os dados que queres. Imagino que dê jeito, por exemplo, numa situação em que tens umas tabelas com os gastos de uma empresa (luz, água, telefone, pessoal etc.) discriminado por mês, ano etc, e queres ver rapidamente a evolução do consumo da luz + água durante o ano inteiro, ou então luz mais telefone em Setembro e Novembro para comparar os dois etc, este tipo de tabelas pode fazer isto alterando automaticamente a própria tabela ou gráfico directamente através de filtros rápidos o que evita que se tenha de estar sempre a fazer novas tabelas e gráficos com os dados pretendidos. Desculpa não te poder ajudar mais mas como nunca uso essa função (já lá vão uns 7 ou 8 anos) não me lembro de mais nada!

Abraço
 

RJLA

New Member
Há coisa de três anos trabalhei num projecto onde usei e abusei de tabelas dinâmicas. Deu-me um jeitaço para o apuramento de inquéritos e para relacionar variáveis. Há algum tempo que não mexo nisso e neste momento teria de perder algum tempo de volta desses ficheiros para se fazer luz novamente na minha cabeça, mas sei que as tabelas dinâmicas são simples e dão jeito para cruzar variáveis, ponderar o peso de umas variáveis sobre outras, elaborar gráficos, etc... E atenção, para eu estar a dizer que as tabelas dinâmicas são simples de trabalhar e perceber é porque são mesmo simples...é que sou um nabo a matemática...quanto mais a programação. Por acaso uso bastante o Excel, mas nada de funções muito avançadas ou qualquer tipo de programação. Infelizmente não tenho muita paciência para explorar questões informáticas...decididamente não sou um homem das tecnologias nem muito menos das matemáticas. Obviamente já me senti um verdadeiro básico por não perceber nem querer perceber de números, mas por mais que me tenha empenhado nesse aspecto cheguei à conclusão que não dá mesmo...Não questiono a importância da matemática, mas acho que por vezes exerce-se demasiada pressão sobre o facto de toda a gente ter de ser barra a matemática. Lá me fui conformando que poderei ser um nabo com números, mas poderei ser bom noutras matérias, é preciso é cada um procurar aquilo em que realmente se sente à vontade e motivado para trabalhar. Por acaso a minha formação académica acaba por ser algo transversal e acabo por lidar com números e algum software avançado, mas nada de muito complexo.
 

fogueteiro

Active Member
Ainda hoje estive a olhar para aquilo, porque tive algum tempo para isso, e não cheguei à conclusão. O problema é que eu ainda não vi nenhum trabalho a funcionar para chegar a uma conclusão e ver para que serve, mas o certo é que com quem falo e trabalha com as TD dizem que fazem um jeitaço.

Foi como aconteceu com o próprio excel. Inicialmente não percebia a lógica, mas depois de a perceber fui inventando e progredindo. Já entrei em formúlas mais complexas e mesmo nas macros, e mesmo ir mexer um pouco nos códigos. Agora como ainda não percebi a lógica das TD vou indo às apalpadelas.

Eu também não posso dizer que seja um homem dos números, mas não posso deixar de apreciar o excel, pelo que permite fazer. Pessoalmente já fiz alguns trabalhos com ele que me deram muito prazer, e bastante complexos, embora com a ajuda de mais entendidos no assunto.
 
Top