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manutenção - caixa de direcção

Jpontes

New Member
Boas, quando viro o guiador da minha bike aquilo faz uma barulho esquesito, tipo estalos, dá a entender que é a caixa que já tá gasta. Já tentei desmontar o guiador e a forquilha, mas só consigo tirar o guiador. Como tiro a forquilha?:confused:
 

duchene

Well-Known Member
Depois de tirares tudo o que está acima da coluna de direcção (tampa da cx. direcção, avanço e espaçadores), de desligares o cabo do travão da frente e possíveis conta km com fio, remove a roda.

Segura no quadro levantando a forqueta a um par de cm do chão, colocando um pano ou tapete macio por baixo e com um maço de borracha ou algo similar (uma ripa de madeira de pinho por exemplo) dá umas pequenas pancadas no sentido vertical, no topo do tubo da forqueta. Isso irá soltar a forqueta que normalmente fica presa pelos vários componentes da caixa de direcção e por algum lixo.

Podes depois remover a forqueta e proceder à revisão da caixa de direcção, trocando os rolamentos, as esferas ou em casos extremos procedendo à substituição de todo o conjunto.

Boas mecânicas!
 

Jpontes

New Member
Obrigado pela ajuda, eu tinha pensado nisso, mas como a bike é de carbono tinha algum receio, mas o maço de borracha é boa ideia. então e qd tirar a forqueta, deve de cair esferas para o chão, não?
 

Burning Dogma

New Member
Cuidado com as pancadas, são uns toques só para soltar, nada de brutidades:D
Quanto às esferas, não devem cair, pelo menos na minha nunca caíram, sempre que tirei a forqueta.

Só por curiosidade, já andei com a caixa demasiado apertada e reparei que ficava impossível pedalar sem as mãos no guiador, a bike guinava logo para o lado. Com a caixa com o aperto correcto, a direcção fica direito sem qualquer problema. Alguém sabe porque é que isto acontece?
 

Marko_Pinho

New Member
->Jpontes ao retirares os varios componentes como disse o duchene e levantares o quadro a forqueta deve logo descolar......e se cair esferas para o chão é sinal de rolamento partido.....quanto mais andares assim pior é pois podes danificar a forqueta como o proprio quadro na zona dos rolamentos :(

->Dogma acontece porque como disseste a caixa demasiado apertada os rolamentos/esferas ficam com muita pressão logo custa a virar a mesma é a mesma coisa de por exemplo de meteres a palma da mão em cima de uma mesa e sem pressão rodares a mão, se fizeres pressão na mão sobre a mesa veras que custas a rodar a mão, é exactamente a mesma coisa ;)
 

Burning Dogma

New Member
Certo, e a verdade é que a caixa andava bem apertada e eu bem que estranhava não conseguir andar sem mãos no guiador:D Mas já está resolvido.
 

Jpontes

New Member
eu, no próprio dia depois de ter colocado aqui a minha duvida, desmonte-a, (até aproveitei para pesar uns componentes), limpei a sujidade, limpei os rolamentos com gasolina, depois pus massa nos rolamentos e no sitio onde eles trabalhavam. Quando a montei, ficou impecável, nenhum barulho, o guiador a virar estava bem melhor.
só que agora parece que oiço uns estalinhos muito pequenos na pedaleira, quase que nem se ouvem, tenho de a desmontar. lol
 

duchene

Well-Known Member
A gasolina é para limpar peças de camião!

Nos rolamentos o lixo é apenas exterior e por isso um pano e um pouco de motorex desengordurante devem fazer o serviço.

No restante das peças, deixas de molho com o Motorex e depois com uma escovinha sai o lodo todo.

A gasolina além de secar as mãos, empestar o ar com o cheiro e poluir quando é descartada, ataca seriamente as borrachas. A consequência pode ser a entrada de água (nas lavagens por exemplo) para dentro dos rolamentos, o que lhes reduz drasticamente a vida.

Pessoalmente não ponho quase massa nenhuma na caixa de direcção. O movimento é todo feito dentro do rolamento. As restantes peças apenas estão lá a fazer pressão (parede exterior do rolamento com o copo do quadro e parede interior do rolamento com o anel da forqueta) e não existe movimento entre elas daí só necessitarem de lubrificação para não rangerem e pouco mais.

Da próxima já sabes, nada de gasolina :)


O pedaleiro tenta apertar os parafusos dos pratos, os pedais e o eixo pedaleiro (ou o braço do lado esquerdo se for de eixo oco). No entanto já vi casos em que o culpado era o aperto da roda traseira, e o barulho parecia vir do pedaleiro. Vá se lá perceber...

Boas pedaladas!
 

pratoni

Well-Known Member
Venho aqui desenterrar este tópico porque, pelo titulo parece ser o mais próximo da minha dúvida...

Alguém sabe se há problema em usar a massa abaixo na caixa de direcção ou se há alguma mais própria?:

motorex-bike-2000-grease_22813175.jpeg


Estou a perguntar por esta porque é a que tenho lá por casa...
 

Rui_

Active Member
Alguém sabe se há problema em usar a massa abaixo na caixa de direcção ou se há alguma mais própria?:

Acho que serve, ou antes acho que é mesmo a apropriada
Estes usam exactamente a mesma
[video=youtube;f3oYkwP1TsQ]https://www.youtube.com/watch?v=f3oYkwP1TsQ[/video]
 
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