Gravel: em busca da Aventura

#41
Pensa bem antes de comprar, pois o tipo de bicicleta depende do seu propósito (o @LuisFerreira. já resumiu as aplicações para XC ou Gravel). Por exemplo, vê que tipo de trilhos tens na tua zona.
Comprar uma única bicicleta para depois andares a mudar componentes só te vai obrigar a no fim ficares apenas com uma montagem porque uma pessoa rapidamente perde a paciência com o trabalho que isso dá.
 

pemartins

Well-Known Member
#42
Pensa bem antes de comprar, pois o tipo de bicicleta depende do seu propósito (o @LuisFerreira. já resumiu as aplicações para XC ou Gravel). Por exemplo, vê que tipo de trilhos tens na tua zona.
Comprar uma única bicicleta para depois andares a mudar componentes só te vai obrigar a no fim ficares apenas com uma montagem porque uma pessoa rapidamente perde a paciência com o trabalho que isso dá.
Aqui pela zona de Braga posso dizer que os trilhos são mais adequados a bike de XC pois tem bastante desnível. É quase um sobe e desce constante. A gravel só se adaptaria a voltas em moda de descoberta, ir sem destino e a qualquer momento entrar nesses trilhos junto da estrada que por vezes vemos, era apenas esse o propósito.
 
#43
Aqui está a minha menina, 3T Exploro:

É o quadro Team, com SRAM Force 42 x 10-46.

Os pneus são 650B WTB ByWay 47mm. Rolam que é uma maravilha, mas em piso solto, principalmente agora com tanta folha de eucalipto no chão, não são para meninos.

Estou a adorar esta bicicleta. A minha zona é só ruas em paralelo, a diferença entre esta e a minha antiga de estrada é gigante. Neste momento é a minha única bicicleta, tendo vendido a de estrada e adaptado a btt para a minha mulher. Saio com ela, faço estrada, paralelo, terra batida, caminhos de tractores, relva, passeios, tudo. Espectáculo.




 
#44
Aqui está a minha menina, 3T Exploro:

É o quadro Team, com SRAM Force 42 x 10-46.

Os pneus são 650B WTB ByWay 47mm. Rolam que é uma maravilha, mas em piso solto, principalmente agora com tanta folha de eucalipto no chão, não são para meninos.

Estou a adorar esta bicicleta. A minha zona é só ruas em paralelo, a diferença entre esta e a minha antiga de estrada é gigante. Neste momento é a minha única bicicleta, tendo vendido a de estrada e adaptado a btt para a minha mulher. Saio com ela, faço estrada, paralelo, terra batida, caminhos de tractores, relva, passeios, tudo. Espectáculo.




Espectáculo.
Esta, a Open Up e a Cervelo Aspero são as minhas favoritas neste momento :)

Cumps
 
#46
Obrigado.

Estive entre esta, a Cervélo e a 3T Exploro Max, mas quando vi esta decidi logo.
Ehehe, boa escolha. Muito polivalente a Exploro. Na estrada não envergonha ninguém com 700c e na terra é um tiro também :)
Eu ando a pensar em dar reforma à slate por uma racemax com o novo Ekar. Anda-me a dar uns calafrios que tento esconder da maria :D
 
#47
Ehehe, boa escolha. Muito polivalente a Exploro. Na estrada não envergonha ninguém com 700c e na terra é um tiro também :)
Eu ando a pensar em dar reforma à slate por uma racemax com o novo Ekar. Anda-me a dar uns calafrios que tento esconder da maria :D
Parece-me uma excelente escolha. Não andei nela, mas já a vi ao vivo. Tem muito mais espaço entre a roda de trás e o tubo vertical do que parece nas fotos na net.

O Ekar, quando vi o lançamento ontem (ou foi anteontem) fiquei logo com vontade de o ter. Aquela sequência nos anéis mais pesados em que só aumentam 1 dente é muito boa para estrada. A minha cassete tem saltos de 2 dentes que na estrada ao início me fizeram confusão. Agora já me habituei.

Mas estou bem servido com o Force. 42 à frente com 10-46 atrás para mim dá bem. Não preciso de mais pesado, a não ser em algumas descidas e para subir bem preciso do 42-46.
 
#48
Parece-me uma excelente escolha. Não andei nela, mas já a vi ao vivo. Tem muito mais espaço entre a roda de trás e o tubo vertical do que parece nas fotos na net.

O Ekar, quando vi o lançamento ontem (ou foi anteontem) fiquei logo com vontade de o ter. Aquela sequência nos anéis mais pesados em que só aumentam 1 dente é muito boa para estrada. A minha cassete tem saltos de 2 dentes que na estrada ao início me fizeram confusão. Agora já me habituei.

Mas estou bem servido com o Force. 42 à frente com 10-46 atrás para mim dá bem. Não preciso de mais pesado, a não ser em algumas descidas e para subir bem preciso do 42-46.
Sim, é mais progressivo. Para compensar estou com 44t e 11-42 para não perder muito em estrada mas em certas situações, na terra, fica agressivo. Com o Ekar ficaria perfeito :)
 

pratoni

Well-Known Member
#49
Aqui está a minha menina, 3T Exploro:

É o quadro Team, com SRAM Force 42 x 10-46.

Os pneus são 650B WTB ByWay 47mm. Rolam que é uma maravilha, mas em piso solto, principalmente agora com tanta folha de eucalipto no chão, não são para meninos.

Estou a adorar esta bicicleta. A minha zona é só ruas em paralelo, a diferença entre esta e a minha antiga de estrada é gigante. Neste momento é a minha única bicicleta, tendo vendido a de estrada e adaptado a btt para a minha mulher. Saio com ela, faço estrada, paralelo, terra batida, caminhos de tractores, relva, passeios, tudo. Espectáculo.




Muito gira mas ou é ilusão de óptica das fotos ou esse guiador está a apontar para a lua...
 
#50
Muito gira mas ou é ilusão de óptica das fotos ou esse guiador está a apontar para a lua...
Bem visto! Está um pouco, sim, embora a foto de frente engane um pouco.

Um pouco das duas coisas!

Ando em ajustes na minha posição.

Nas últimas semanas tenho andado a ajustar várias coisas para ficar mais confortável.

A bicicleta tem um perfil agressivo, a geometria é praticamente a mesma da minha antiga Focus Izalco. Mas eu, embora queira uma Gravel mais inclinada para estrada do que BTT, procuro uma posição mais relaxada.

Aquela marca amarela no Espigão é fita dupla e também tem uma no selim, que não se vê. São marcas para eu saber onde ajustei. Tem outra precisamente no guiador.

O guiador nessas fotos está com a inclinação do avanço, que tem 6 graus e está com ângulo positivo. Não será a posição final, está demasiado angulado. A sua posição final será intermédia, entre esta e a horizontal.

Eu sei as minhas medidas de bike fit, para estrada e btt, que foi o que sempre pratiquei mais. Parti daí e agora ando em ajustes pequenos.

O avanço que vai ficar é o de 70mm. Curto, eu sei, ela para este tamanho vem com um de 100 e de origem pedi logo para reduzir para 90mm. Mas o final será de 70mm.

Um dos upgrades que fiz logo de início, para além da cassete de 10-46, foi o guiador. O que ficou é o que vem nas Exploro RaceMax, como o topo achatado, para além de alargar nos drops. Gosto muito do perfil achatado nos tops, muito confortável no paralelo, a posição das mãos é diferente do que nos circulares.
 
#51
Bem visto! Está um pouco, sim, embora a foto de frente engane um pouco.

Um pouco das duas coisas!

Ando em ajustes na minha posição.

Nas últimas semanas tenho andado a ajustar várias coisas para ficar mais confortável.

A bicicleta tem um perfil agressivo, a geometria é praticamente a mesma da minha antiga Focus Izalco. Mas eu, embora queira uma Gravel mais inclinada para estrada do que BTT, procuro uma posição mais relaxada.

Aquela marca amarela no Espigão é fita dupla e também tem uma no selim, que não se vê. São marcas para eu saber onde ajustei. Tem outra precisamente no guiador.

O guiador nessas fotos está com a inclinação do avanço, que tem 6 graus e está com ângulo positivo. Não será a posição final, está demasiado angulado. A sua posição final será intermédia, entre esta e a horizontal.

Eu sei as minhas medidas de bike fit, para estrada e btt, que foi o que sempre pratiquei mais. Parti daí e agora ando em ajustes pequenos.

O avanço que vai ficar é o de 70mm. Curto, eu sei, ela para este tamanho vem com um de 100 e de origem pedi logo para reduzir para 90mm. Mas o final será de 70mm.

Um dos upgrades que fiz logo de início, para além da cassete de 10-46, foi o guiador. O que ficou é o que vem nas Exploro RaceMax, como o topo achatado, para além de alargar nos drops. Gosto muito do perfil achatado nos tops, muito confortável no paralelo, a posição das mãos é diferente do que nos circulares.
Que cassete é essa? Sram?
 

cou7inho

Well-Known Member
#59
Boas,

Tenho seguido este tópico com atenção desde que encomendei a minha nova bicicleta à cerca de 2 meses atrás!

Finalmente chegou!!!



É uma Trek Domane SL5 2021, está com os pneus Bontrager GR1 35mm.

Estou à espera de umas rodas em carbono para colocar pneus 28mm.

A bicicleta perfeita para aventuras on e off road. :)
Que coisa linda. Só trocava esses pneus. Ou todos pretos ou com a faixa mesmo bege. Esse castanho sujo...
Boas pedaladas
 
#60
Boas,

Tenho seguido este tópico com atenção desde que encomendei a minha nova bicicleta à cerca de 2 meses atrás!

Finalmente chegou!!!



É uma Trek Domane SL5 2021, está com os pneus Bontrager GR1 35mm.

Estou à espera de umas rodas em carbono para colocar pneus 28mm.

A bicicleta perfeita para aventuras on e off road. :)
Muito versátil a nova Domane e nessa cor fica muito porreira :)
Que rodas vais pôr? 28mm em tubeless dão para desenrascar mas não permitem grandes aventuras na terra ;)