Percurso muito bonito e muito duro, mas cheguei ao fim e quase quase dentro do horário previsto. Disse à namorada que provavelmente chegava por volta das 15h, cheguei às 15h03
Não consegui fazer a preparação ideal para uma prova deste tipo mas pronto, enfrentei o desafio e consegui concluir, ainda que as cãibras tenham aparecido logo a meio do percurso (eu só pensava "estou fdd, ainda falta metade ai ai ai")
Fazendo um apanhado da organização e da prova (fiz o Granfondo), aqui vai:
Quando levantei o dorsal deram-me um saco com uns "brindes": panfletos, uma caneta e uma braçadeira/porta-chaves. Na inscrição dizia "Oferta de um brinde especial (oferta limitada aos primeiros 1000 inscritos)", se calhar esse brinde especial era a dor de pernas. Por 35€ de inscrição estava à espera de mais, basta olhar para os brindes oferecidos nos eventos Bikeservice.
O arranque da prova foi feito logo a abrir, nem sei se existiram os 4km de andamento controlado.
Percurso muito bonito e também muito duro mas já ia mentalizado que ia ser assim, só não esperava era que a primeira cãibra fosse a meio portanto se já ia a gerir na primeira parte, na segunda parte ainda tive que gerir mais (ou seja, abrandar).
Do ponto de vista dos abastecimentos, acho que só falhou um ponto de água anunciado ao km 57 (Alto de Fajão) mas afinal estava um par de km mais à frente. Inclusive tinha uma placa a anunciar abastecimento líquido a 500m mas chegando lá nem vê-lo. De qualquer maneira não ia a fazer conta de parar mas vi pessoal a queixar-se disso.
Grande parte do percurso fiz a solo (a partir da separação dos percursos) o que tornou a prova ainda mais desafiante, mas eu até gosto de andar a solo. Quando me deu a primeira cãibra (subida para o Miradouro do Orvalho acho eu) passou por mim um senhor do Grupetto D'Arrábida que ao ver-me a diminuir a velocidade e a esticar as pernas avisou-me logo: "Cãibras? Tens que beber água!!" e lá foi ele. Segui ao meu ritmo controlado e no início da subida seguinte passei por ele, estava parado a encher os bidons de água junto da organização. (Aqui deixo um ponto positivo em relação à organização que tinha alguns abastecimentos de água que não estavam assinalados, não parei em nenhum mas sabe bem encontrá-los). Ao passar por ele, diz-me assim: "Ai estás a rir? Mete água, olha as cãibras!!!" e como eu ia num ritmo mais baixo logo à frente apanhou-me, trocámos algumas palavras e convidou-me a seguir na roda dele: "Vai na roda, não é ao lado, é na roda!". Foi das poucas vezes em que consegui aproveitar uma roda e seguimos juntos até quase ao último abastecimento em Bogas de Cima. Depois parei nesse abastecimento, ele também parou menos tempo e nunca mais o vi.
Mais uma vez, as duas últimas subidas (Açor e Alcongosta) foram feitas sempre a gerir e a enxotar as cãibras quando elas começavam a dar sinal de voltar. No dia anterior tinha ido fazer a última subida numa espécie de mexer as pernas e reconhecer o final (apesar de já ter passado lá várias vezes de carro). Nesse dia depois da volta disse à minha namorada "Amanhã vou ver pessoal a pé na subida de Alcongosta." Dito e feito, na prova quando começo a fazer a primeira rampa já lá iam alguns a empurrar a bicicleta, tinha lá partes bem duras ao fim de 140km (para os do granfondo).
Nos últimos 3km até à meta já tinha cãibras nas duas pernas, já só conseguia pedalar em pé e foi sempre a cerrar os dentes até à meta, afinal de contas queria cumprir a hora que tinha dito, 15h.
Sobre o almoço e duches não posso dar a minha opinião, já tinha almoço noutro lado à minha espera.
Sobre o percurso, estava bem assinalado e não tenho nada a apontar.
Quanto à organização no geral, é mais fraca do que a da Bikeservice (fiz o mediofondo do Douro à 2 anos). O preço da inscrição é igual mas não há brindes, as fotos são pagas (mas as minhas até estão bem fixes, se calhar ainda compro o que faz com que a inscrição acabe por ficar ainda mais cara) e o diploma digital não faço ideia onde se faz o download (no Douro aquilo era automático no site da cronometragem).
Fica aqui uma foto (gratuita, yeeeeeee) com o amarelinho na frente